7 remédios caseiros para ter um cabelo saudável
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
Manter o cabelo saudável é uma das prioridades de toda mulher no que diz respeito à beleza. Portanto, hoje é possível encontrar uma grande variedade de tratamentos e produtos cosméticos que ajudam a manter os fios fortes e com brilho. Além disso, existem alguns preparos caseiros que ajudam a embelezá-los, principalmente quando ficam com um aspecto seco.
Embora seja verdade que os remédios de origem natural não substituem os produtos testados dermatologicamente, podem ser um complemento para exibir fios hidratados e sem agressões. Você quer descobrir algumas opções? A seguir, vamos revelar 7 receitas.
Remédios caseiros para ter um cabelo saudável
Os problemas capilares podem ter sua origem em muitos fatores externos e internos. Portanto, quando há ressecamento excessivo, sinais de alopecia ou outro sinal de doença, o ideal é consultar o dermatologista para receber um diagnóstico e um tratamento oportunos.
No entanto, entre as causas mais frequentes de danos capilares, encontramos o uso de produtos químicos e ferramentas térmicas, conforme sugerido em uma revisão publicada na revista Current Problems in Dermatology. Segundo essa fonte, tais fatores enfraquecem os fios e levam à sua queda excessiva.
Felizmente, além dos tratamentos convencionais, existem alguns preparos caseiros que ajudam a restaurar a saúde capilar. Embora as evidências sobre sua eficácia sejam limitadas, dados anedóticos sugerem que eles são benéficos para deixar o cabelo macio e brilhante. Vá em frente e experimente!
1. Banana para um cabelo saudável
Há quem use banana para ter cabelos saudáveis, porque sua polpa é hidratante e age como condicionador. Além disso, como destacado em uma publicação em Food Chemistry, contêm compostos bioativos, como fenólicos e carotenoides, que atuam como antioxidantes.
Os antioxidantes, segundo uma publicação no Journal of photochemistry and photobiology. B, Biology, são bons para o cabelo porque minimizam o impacto negativo dos radicais livres e dos raios solares.
O que você deve fazer?
- Com a ajuda de um garfo, amasse a banana até obter um purê.
- Em seguida, aplique essa mistura da raiz do cabelo até as pontas.
- Deixe esse tratamento por aproximadamente 15 minutos.
- Em seguida, lave o cabelo com xampu. Essa solução ajudará a tratar os fios secos e danificados.
Veja também: Quatro óleos para reparar o cabelo danificado
2. Tratamento com gema de ovo
Não há evidências sobre os efeitos da gema de ovo no cabelo. Apesar disso, na literatura popular dizem que ela ajuda a diminuir o ressecamento e a quebra dos fios. Isso pode ser explicado pelo seu conteúdo de proteínas e gorduras saudáveis que ajudariam a nutrir o cabelo.
O que fazer?
- Você só precisa massagear o couro cabeludo com a gema de um ovo e deixar agir por cerca de 10 minutos.
- Posteriormente, enxágue com água e lave com o xampu de sempre.
- Repita esse tratamento de 1 a 2 vezes por semana para obter os melhores resultados.
3. Tratamento com cerveja para um cabelo saudável
Segundo informações publicadas em North American Journal of Medical Sciences, a cerveja é uma bebida que contém polifenóis. Essas substâncias atuam como antioxidantes e, portanto, auxiliam no cuidado dos cabelos. Como já mencionamos, os antioxidantes ajudam a mitigar as agressões causadas pelos raios ultravioleta do sol e pelos agentes ambientais.
No entanto, é importante comentar que não há evidências sobre a eficácia dos efeitos da cerveja nos fios. Simplesmente, dados anedóticos sugerem que ela seja uma aliada para proporcionar maciez e brilho.
O que fazer?
- Você só tem que colocar um pouco de cerveja em uma garrafa de spray.
- Lave o cabelo com xampu e depois seque levemente com uma toalha.
- Pulverize a cerveja levemente no cabelo e deixe agir durante meia hora.
4. Condicionador com maionese
Os compostos oleosos da maionese ajudam a hidratar o cabelo em caso de problemas de ressecamento. Porém, devido a essas mesmas características, deve ser evitado no caso de cabelos oleosos ou mistos.
O que fazer?
- Aplique um pouco de maionese no cabelo molhado. Deixe esse tratamento em seu cabelo por aproximadamente 60 minutos.
- Posteriormente, enxágue o cabelo com muita água fria e depois lave com xampu.
5. Tratamento de azeite
A aplicação de óleos vegetais no cabelo é um método caseiro muito antigo para reduzir o ressecamento e a descamação no couro cabeludo. Dentre as opções, o azeite de oliva é um dos favoritos, pois também é antioxidante.
O que fazer?
- Massageie o azeite no couro cabeludo e nos fios e deixe por cerca de 30 minutos. Em seguida, enxágue bem.
- Se desejar, você pode deixar o azeite no cabelo durante a noite para obter melhores resultados, bem como para uma hidratação adicional.
- Use uma touca para evitar manchar o travesseiro.
6. Morangos para um cabelo saudável
De acordo com uma publicação em Critical Reviews in Food Science and Nutrition, os morangos contêm fitoquímicos, como ácido elágico, antocianinas, quercetina e catequina. Graças a isso, não são apenas bons para a saúde, mas também para questões estéticas. Se você quiser aproveitar seus efeitos antioxidantes para proteger o cabelo, não deixe de experimentar essa preparação caseira.
O que fazer?
- Amasse 6 ou 8 morangos (dependendo do comprimento do seu cabelo) e faça uma massagem com a mistura.
- Cubra com uma touca de banho e, em seguida, coloque uma toalha morna por cima. Deixe a máscara por 20 minutos.
- Para terminar, lave bem com uma combinação de xampu e condicionador.
Recomendamos que você leia: 8 truques de beleza para mulheres de pele clara
7. Mel
O mel tem aplicações dermatológicas interessantes, conforme detalhado em um estudo publicado em Journal of Cosmetic Dermatology. Por isso, não é estranho que possamos usá-lo em benefício dos cabelos. Se você quer ter fios mais macios e hidratados, prefira essa opção.
O que fazer?
- Simplesmente, adicione 2 ou 3 gotas de mel no seu condicionador ou xampu e use-o para lavar o cabelo como sempre.
O que mais você pode fazer para ter um cabelo saudável?
Além de aplicar os remédios mencionados, para ter cabelos saudáveis é importante implementar outros cuidados básicos. Abaixo comentamos em detalhes os pontos mais destacados:
- Use um condicionador de ação profunda uma vez por semana.
- Evite lavar todos os dias. Lavar o cabelo diariamente pode causar ressecamento porque remove seus óleos naturais e a umidade.
- Use a temperatura correta da água. Banhos muito quentes podem ressecar o couro cabeludo e o cabelo.
- Seque o cabelo adequadamente após a lavagem. A maneira como você seca o cabelo também pode afetar a saúde dos fios. Faça isso naturalmente, certificando-se de não esfregar com a toalha.
- Procure alimentos eficazes para dar ao seu cabelo a umidade e os nutrientes necessários para que fiquem brilhantes e macios.
E então? Você gostou desses remédios para o cabelo? Escolha o que você achar melhor e repita sua aplicação para manter seus fios saudáveis e bonitos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dias MFRG. (2015). Hair cosmetics: An overview. DOI: doi.org/10.4103/0974-7753.153450
- Horev, L. (2007). Environmental and cosmetic factors in hair loss and destruction. Current Problems in Dermatology, 35, 103–117. https://doi.org/10.1159/0000106418
- Robbins, C. (2010). Chemical and physical behavior of human hair. New York: Springer.
- Singh, B., Singh, J. P., Kaur, A., & Singh, N. (2016, September 1). Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review. Food Chemistry. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.03.033
- Basu, A., Nguyen, A., Betts, N. M., & Lyons, T. J. (2014). Strawberry As a Functional Food: An Evidence-Based Review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 54(6), 790–806. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.608174
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.