7 remédios caseiros para fortalecer os vasos sanguíneos

Para garantir que a nossa circulação funcione de forma ideal, além de cuidar da nossa alimentação é importante praticar atividades física pelo menos duas vezes por semana para purificar o organismo.
7 remédios caseiros para fortalecer os vasos sanguíneos

Última atualização: 14 dezembro, 2021

O sistema circulatório deve estar limpo e forte para evitar certas doenças, desde colesterol alto a coágulos sanguíneos ou infartos.

Os vasos sanguíneos são uma parte muito importante do nosso organismo, por isso vale a pena cuidar deles. Neste artigo, mostraremos quais são os melhores remédios caseiros para fortalecê-los.

Não perca!

O que são vasos sanguíneos e para que eles servem?

Os vasos sanguíneos são estruturas tubulares e ocas que transportam o sangue do coração e o mobilizam por todo o corpo. Eles se dividirem em três grandes grupos:

Artérias

As artérias levam o sangue do coração para os órgãos e transportam oxigênio e nutrientes. Elas são grossas e elásticas porque precisam suportar a forte pressão do sangue oxigenado.

Os músculos das paredes se contraem e dilatam para controlar a pressão arterial e a quantidade de sangue que chega a cada órgão.

Capilares

Esses vasos possuem paredes muito finas, e é responsável por comunicar as artérias e as veias. Eles trocam substâncias entre os tecidos e o sangue.

Veias

As veias são responsáveis por transportar o sangue pelo caminho inverso das artérias, ou seja, dos órgãos para o coração e depois até os pulmões para trocar o dióxido de carbono por oxigênio.

Elas possuem válvulas unilaterais que impedem o refluxo do sangue.

Então, em resumo, o “caminho” que o sangue faz é: coração, artérias, capilares, veias e novamente coração.

Alimentos que fortalecem os vasos sanguíneos

A dieta é essencial para que o nosso corpo esteja em excelentes condições. Isso também se aplica aos vasos sanguíneos. Se você deseja mantê-los fortes e saudáveis e evitar o desenvolvimento de doenças, é recomendável consumir os seguintes alimentos:

Brócolis

Rico em vitamina E, o brócolis pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos e reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Além disso, esse vegetal pertencente ao grupo das crucíferas contém luteína, substância que evita a deterioração prematura dos tecidos moles dos olhos. Assim, ele evita o desenvolvimento de cataratas.

Romã

Os antioxidantes presentes na romã servem para eliminar tudo o que faz mal ao organismo. Tomar meia xícara do suco dessa fruta evita o acúmulo de substâncias nocivas nos vasos sanguíneos.

Ela é recomendada para pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes. O ideal é preparar o suco pouco antes de consumi-lo, pois com o passar das horas os nutrientes vão sendo perdidos.

Estudos recentes demostram que o extrato de romã ajuda a reduzir o colesterol plasmático e hepático, aumentando a síntese de ácidos biliares. Além disso, o mesmo estudo publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry destacou que os efeitos podem ser aumentados se ele for administrado com insulina.

Cebola

Cebola.

A cebola oferece um grande número de propriedades. Seus compostos sulfúricos são anticoagulantes perfeitos que também aumentam o nível de colesterol saudável.

Além disso ela é anti-inflamatória e ajuda a prevenir a formação da placa que causa a arteriosclerose. Comer cebola em quantidade suficiente ajudará os seus vasos sanguíneos a se manterem saudáveis e elásticos.

E se isso não bastasse, elas são recomendadas para pacientes diabéticos. As propriedades são maiores se ela for consumida crua.

Tomate

Eles são uma excelente fonte de nutrientes, que protegem as veias e artérias e também neutralizam a ação dos radicais livres. Isso se deve à grande quantidade de licopeno em sua composição, que reduz o risco de desenvolver bloqueios no sistema circulatório.

O tomate reduz os níveis de colesterol oxidado e atua como um anti-inflamatório não esteroide. Ele pode ser consumido cru, cozido ou salteado, pois o cozimento não diminui os seus benefícios.

Beterraba

Beterraba.

Seu principal composto, a betaína, serve para neutralizar a homocisteína, um aminoácido relacionado às doenças cerebrovasculares e cardíacas. Outro nutriente da beterraba é o ácido fólico, que também tem a mesma função.

O suco deste vegetal estimula a limpeza das células e melhora a atividade das enzimas hepáticas. Além disso, graças ao seu alto teor de fibras, ela ajuda a reduzir a constipação e a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Outros alimentos

Morango.

Além dos alimentos já mencionados, você também pode consumir as seguintes opções:

  • Laranja.
  • Cereja.
  • Levedura de cerveja.
  • Melancia.
  • Morangos.

Um excelente remédio para limpar os vasos sanguíneos

Se seus níveis de colesterol estão muito altos, você tem diabetes ou a sua família tem histórico de problemas cardíacos, este remédio é perfeito para você. Ele também é útil se você estiver interessado em viver uma vida saudável e manter a vitalidade dos seus vasos sanguíneos.

Uma rotina com maus hábitos diários, como falta de exercícios e uma dieta rica em gorduras e açúcares, bem como um estilo de vida sedentário, levam a doenças cardíacas.

Além de manter uma alimentação saudável, deixando de lado o sedentarismo começando a prática de esportes pelo menos duas vezes por semana, você pode aproveitar os benefícios desse remédio caseiro:

Ingredientes

  • 8 cabeças de alho.
  • 8 limões.
  • 6 litros de água.

Preparação

Preparação.
  • Separe os dentes de alho, descasque e limpe cada um.
  • Coloque a água para ferver em uma panela.
  • Corte os limões em rodelas.
  • Quando a água começar a ferver, acrescente os limões.
  • Pique o alho o mais pequeno possível (você pode usar um processador de alimentos).
  • Adicione à água e cozinhe por alguns minutos.
  • Retire do fogo, deixe esfriar até a temperatura ambiente e em seguida guarde-o em uma jarra de vidro na geladeira.

Quer saber mais? Leia: 9 maneiras diferentes de usar limão

Modo de consumo

  • Com um conta-gotas , retire 50 ml da mistura (apenas a água será consumida). Você pode começar com uma dose menor nos primeiros dias e ir aumentando gradativamente.
  • Consuma antes do café da manhã e não se esqueça de nenhuma ingestão.
  • Faça o tratamento por 40 dias seguidos.

Bons hábitos que ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos

Os alimentos e remédios mencionados acima ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e a circulação. No entanto, existem certas recomendações gerais que as pessoas podem aplicar para melhorar a saúde cardiovascular.

Além de praticar exercícios regularmente e manter uma dieta balanceada, as pessoas precisam parar de fumar. Os cigarros contêm substâncias nocivas que afetam vários órgãos, incluindo os vasos sanguíneos.

Atividades como corrida, yoga ou o aumento no consumo de peixe também ajudam a reduzir o colesterol no sangue. Desta forma o seu sangue ficará mais limpo e você reduzirá a gordura acumulada. A sua qualidade de vida melhorará em todos os sentidos.

This might interest you...
Como purificar o sangue com bebidas naturais
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como purificar o sangue com bebidas naturais

Uma das alternativas propostas atualmente para manter um estilo de vida mais saudável é purificar o sangue com bebidas naturais. Saiba mais!



  • Giele, H., & Barton, R. (2015). Blood vessels. In Disorders of the Hand: Volume 1: Hand Injuries(pp. 1–21). Springer-Verlag London Ltd. https://doi.org/10.1007/978-1-4471-6554-5_1
  • Latté, K. P., Appel, K. E., & Lampen, A. (2011, December). Health benefits and possible risks of broccoli – An overview. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2011.08.019
  • Jurenka, J. (2008, June). Therapeutic applications of pomegranate (Punica granatum L.): A review. Alternative Medicine Review.
  • Slimestad, R., Fossen, T., & Vågen, I. M. (2007, December 12). Onions: A source of unique dietary flavonoids. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf0712503
  • Yahia, E. M., & Brecht, J. K. (2012). Tomatoes. In Crop Post-Harvest: Science and Technology: Perishables (pp. 5–23). Wiley-Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781444354652.ch2