7 ervas que ajudam a tratar a diabetes tipo 2
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
A diabetes tipo 2 é a mais comum dos tipos de diabetes.
Esta doença leva a um aumento dos níveis de glicose no sangue quando o organismo não produz insulina o suficiente ou quando ela é mal utilizada pelo corpo.
Assim, faz com que a glicose permaneça no sangue em vez de ser queimada como energia.
Para a prevenção deste tipo de diabetes, recomenda-se realizar exercício físico e levar uma dieta saudável. Entretanto, se você quiser ir mais além, deve saber que há algumas ervas que ajudam a tratar a diabetes tipo 2.
Apenas tenha claro que nenhuma destas ervas deve substituir o tratamento médico. Sempre se trata de dar uma ajuda ao seu organismo, não de passar substituir a consulta médica.
7 ervas que ajudam a tratar a diabetes tipo 2
1. Cúrcuma
A primeira das ervas que ajudam a tratar a diabetes tipo 2 é a cúrcuma. Na medicina ayurveda, é conhecia por seus benefícios para a saúde.
Por sua propriedade anti-inflamatória, é recomendada em casos de artrite, doenças cardíacas e vasculares.
Graças ao seu composto ativo, a curcumina ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Basta consumir uma pequena quantidade de cúrcuma por dia para reduzir os níveis de glicose e ajudar a deter o avanço da diabetes.
Veja também: 8 benefícios interessantes que você obtém tomando suco de cúrcuma
2. Gengibre
Outra das ervas que ajuda a tratar a diabetes tipo 2 é o gengibre. Entre seus benefícios, contribui para aliviar vários problemas simples, desde um resfriado a problemas digestivos.
Ao longo dos anos, também foram realizados estudos para conhecer mais a fundo as propriedades desta raiz. Em vários deles foi comprovado que favorece o tratamento da diabetes tipo 2.
Uma boa alternativa para aproveitar estas propriedades é consumir diariamente, durante 8 semanas, 1/2 colher de chá (2 g) de gengibre em pó em jejum.
Por ser uma erva anti-inflamatória, também ajuda a diminuir o processo inflamatório do organismo que pode derivar em problemas visuais nos diabéticos.
3. Canela
A canela pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue porque reduz a absorção de glicose depois das refeições.
Também melhora os valores de glicose no sangue em jejum, assim como reduz o colesterol.
- Dentre os dois tipos principais de canela que existem, a Cassia é mais efetiva para reduzir a glicose.
- Entretanto, você deve ter muito cuidado porque tomar esta variedade em longo prazo pode causar danos no fígado.
- Para evitar os efeitos negativos, é melhor consumir diariamente a canela do Ceilão.
- Do contrário, você pode provar a Cassia uma ou duas vezes por semana.
4. Curry negro
O curry negro é outra das ervas que favorece o tratamento da diabetes tipo 2.
Esta semente ajuda a:
- Reduzir os lipídios no sangue.
- Combater a inflamação e bactérias.
- Proteger o coração e o fígado.
Quando se consome curry negro, os níveis de açúcar no sangue podem reduzir em até 50% (em função dos valores dos mesmos).
5. Babosa
Os benefícios associados a esta planta são múltiplos. Desde aliviar uma queimadura solar, cicatrização de feridas ou proteger o cabelo dos raios solares até perder peso e tratar a diabetes tipo 2.
- A babosa reduz os valores de açúcar em jejum.
- Para tirar vantagem de suas propriedades, é recomendável consumir um pouco de suco de babosa todos os dias.
- Você pode incluí-lo em suas vitaminas ou como ingrediente de sua água saborizada com pepino e limão.
6. Berberina
A berberina é um extrato de planta pouco conhecido, mas com resultados assombrosos sobre a diabetes, como a diminuição de lipídios e açúcar no sangue. Além disso, reduz a inflamação.
Contudo, é preciso ter muito cuidado. Isso porque em excesso pode causar efeitos secundários. Os dois efeitos mais graves são a dor de estômago e as flatulências.
Se você quer consumir esta erva, recomendamos prová-la primeiro uma semana para avaliar como seu organismo tolera os possíveis efeitos adversos.
Leia também: Está com dor de estômago? Descubra o que comer para se sentir melhor
7. Folhas de mirtilo
Já falamos antes sobre como o consumo de bagas pode prevenir a diabetes tipo 2. No entanto, outra boa opção é consumir suas folhas em chá ou infusão.
Dessa forma, você pode obter excelentes resultados, como a redução de açúcar no sangue depois de comer e a diminuição dos perigosos picos de glicose.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 10 folhas de mirtilo;
Preparo
- Coloque o litro de água para ferver.
- Quando entrar em ebulição, adicione as folhas de mirtilo.
- Deixe em infusão durante 10 minutos antes de tirar do fogo.
- Depois disso, pode consumir como chá, como água do dia ou como base para fazer seus sucos e vitaminas.
- O ideal é evitar adicionar qualquer tipo de adoçante.
Imagem principal oferecida por © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dey, L., Attele, A. S., & Yuan, C. S. (2002). Alternative therapies for type 2 diabetes. Alternative Medicine Review.
- Chuengsamarn, S., Rattanamongkolgul, S., Luechapudiporn, R., Phisalaphong, C., & Jirawatnotai, S. (2012). Curcumin extract for prevention of type 2 diabetes. Diabetes Care. https://doi.org/10.2337/dc12-0116
- Li, Y., Tran, V. H., Duke, C. C., & Roufogalis, B. D. (2012). Preventive and protective properties of zingiber officinale (Ginger) in diabetes mellitus, diabetic complications, and associated lipid and other metabolic disorders: A brief review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2012/516870
- Khan, A., Safdar, M., Ali Khan, M. M., Khattak, K. N., & Anderson, R. A. (2003). Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People with Type 2 Diabetes. Diabetes Care. https://doi.org/10.2337/diacare.26.12.3215
- Leach, M. J., & Kumar, S. (2012). Cinnamon for diabetes mellitus. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD007170.pub2
- Tanaka, M., Misawa, E., Ito, Y., Habara, N., Nomaguchi, K., Yamada, M., … Higuchi, R. (2006). Identification of Five Phytosterols from Aloe Vera Gel as Anti-diabetic Compounds. Biological & Pharmaceutical Bulletin. https://doi.org/10.1248/bpb.29.1418
- Ferlemi, A.-V., & Lamari, F. (2016). Berry Leaves: An Alternative Source of Bioactive Natural Products of Nutritional and Medicinal Value. Antioxidants. https://doi.org/10.3390/antiox5020017
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.