Alimentos ideais para aliviar a dor de estômago

· 7 de abril de 2017
Para tratar e aliviar a dor de estômago sempre será melhor recorrer a soluções naturais, já que alguns medicamentos podem agravar a situação ou nos causar reações indesejadas.

A dor de estômago é um sintoma muito comum. Pode se desenvolver por alguma dificuldade digestiva ou como resultado de alguns hábitos ruins.

Em menos casos, ocorre por problemas crônicos inflamatórios ou por alterações no sistema nervoso que derivam do estresse e da ansiedade.

Caracteriza-se por uma sensação de tensão e inflamação na região abdominal.

Além disso,quase sempre é acompanhada por gases, acidez e sintomas próprios da indigestão.

Visto que pode ocorrer devido a uma intolerância alimentar, pode vir acompanhada por prisão de ventre ou diarreia.

Sem dúvida, o consumo de alimentos pouco saudáveis ou muito pesados aumenta sua recorrência e intensidade.

Contudo, também há certos alimentos que, por suas propriedadesfavorecem o controle desse problema e de seus sintomas associados.

Neste artigo, queremos compartilhar em detalhes os melhores alimentos para que você não deixe de consumi-los sempre que essa dor surgir. Confira!

Alimentos ideias para aliviar a dor de estômago

Banana

a dor de estômago

A banana contém fibras naturais e compostos anti-inflamatórios que contribuem para diminuir a dor de estômago associada às dificuldades digestivas.

Seu consumo reduz o excesso de acidez no trato gastrointestinal e, de quebra, promove o crescimento de bactérias saudáveis no intestino.

Ademais, contém altos níveis de potássio, necessário para regular os eletrólitos do corpo após vômitos ou diarreias.

Além disso, também são ricas em açúcares naturais que, em vez de afetar a glicose, aumentam os níveis de energia e a sensação de saciedade.

Leia também: Quer melhorar sua saúde? Comece pelos intestinos

Arroz

O arroz é rico em amido e fibras naturais que protegem o revestimento do estômago diante da produção excessiva de sucos gástricos.

Isto facilita os processos digestivos e tem um interessante efeito calmante sobre a dor e a inflamação abdominal.

Sua vantagem é que não demora muito para ser digerido e também não estimula o refluxo ácido ou os desequilíbrios no pH estomacal.

Purê de maçã

a dor de estômago

É uma solução rápida para aliviar a dor de estômago causada pela gastrite, seja devido a indigestão ou diarreia.

Este alimento é rico em fibras dietéticas, antioxidantes e nutrientes essenciais que promovem a digestão. Por isso, consegue uma eliminação correta dos rejeitos.

Sua alta concentração de pectina, uma fibra natural, diminui a inflamação no intestino e promove sua mobilidade para aliviar a prisão de ventre.

Além disso, também oferece minerais essenciais que ajudam a controlar os desequilíbrios dos eletrólitos quando se sofre desidratação por vômitos ou diarreia.

Sopa de legumes

A sopa de legumes é uma excelente opção alimentar quando se tem problemas digestivos que causam dor ou desidratação.

Tanto o líquido quanto o sal e os nutrientes dos vegetais ajudam a manter a hidratação do corpo. Assim, minimizam a irritação no estômago.

Visto que não contém altos níveis de gordura, essa sopa é muito fácil de digerir e não gera reações indesejadas.

Chá de ervas

a dor de estômago

Um chá de ervas livre de cafeína, como, por exemplo, o chá de menta ou o de camomila, reduz a inflamação estomacal e promove a eliminação dos resíduos retidos no intestino.

Pobres em calorias e ricos em antioxidantes, esses chás são úteis para regular os ácidos no estômago e evitar sua passagem para a parte superior do corpo.

Também têm propriedades antiespasmódicas e analgésicas. Dessa forma, ajudam a reduzir a dor estomacal causada tanto pelo estresse como pela digestão.

Água de coco

A água de coco orgânica é uma grande solução para aliviar os incômodos digestivos e a dor.

Esse alimento concentra muitos nutrientes essenciais como a vitamina C e o potássio, necessários para minimizar os efeitos da desidratação.

Ademais, oferece poucas calorias e é rica em fibras naturais que melhoram o movimento intestinal para evitar a inflamação e a prisão de ventre.

É um bom remédio para a diarreia, já que seus eletrólitos naturais evitam os desequilíbrios de sais minerais.

Gengibre

a dor de estômago

Conhecido em todo o mundo por suas propriedades digestivas e anti-inflamatórias, o gengibre é uma excelente solução contra esse tipo de dor.

Seu composto ativo, o gingerol, não só confere seu sabor picante particular, como também a capacidade de proteger o estômago para controlar suas principais doenças.

Incluí-lo em vitaminas, sopas e outras receitas é uma boa forma de aproveitar suas qualidades para aprimorar a saúde estomacal.

Lei também: O que acontece no seu corpo quando você toma água de gengibre em jejum

Iogurte natural

Comer iogurte natural, que é rico em probióticos, é uma boa forma de combater e prevenir a dor no estômago.

Esse alimento promove o crescimento de bactérias saudáveis no intestino e diminui os descontroles no pH estomacal.

Também fortalece o sistema imunológico, além de ajudar a combater bactérias e parasitas prejudiciais que causam doenças graves.

Tenha em mente todos esses alimentos quando sentir dor de estômago e consuma-os para facilitar o controle dos sintomas.

Se a doença for persistente, consulte o médico para receber um diagnóstico e tratamento adequados.