7 dicas para relaxar diante de uma crise de ansiedade
A crise de ansiedade é um estado difícil de tratar, afinal, são situações inesperadas nas quais a pessoa perde o controle sobre seu corpo, com sintomas como taquicardia, tremores, sudorese, perda temporária da visão ou audição, etc.
Neste artigo oferecemos sete dicas para aprender a relaxar diante dos primeiros sintomas de uma crise de ansiedade de maneira natural.
O que é uma crise de ansiedade?
A crise de ansiedade, também conhecida como ataque de pânico, é baseada em reações muito intensas de nosso organismo nas quais existe uma perda do controle, acompanhada de outros sintomas:
- Taquicardia
- Sudorese e calafrios
- Sensação de falta de ar
- Pressão no peito
- Enjoos, náuseas ou mal-estar estomacal
- Medo ou pânico
As crises de ansiedade, que podem ter diferentes graus de gravidade, são desencadeadas por pensamentos catastrofistas.
Elas costumam se desenvolver com bastante rapidez, por isso devemos conhecer estes conselhos para colocá-los em prática o antes possível.
1. A fórmula Resgate
Um dos remédios mais eficazes, como seu nome indica, é o Resgate.
Trata-se de uma fórmula que combina várias essências florais para nos socorrer diante de qualquer tipo de situação de emergência, crise nervosa ou estado de choque.
O remédio Resgate é uma mistura de 5 florais de Bach:
- Cherry Plum
- Clematis
- Impatiens
- Rock Rose
- Star of Bethlehem
Eles podem ser comprados em lojas de ervas e algumas farmácias.
Este remédio é apto para todas as pessoas, já que não tem nenhuma contraindicação, por isso podemos mantê-lo sempre conosco.
Assim que notarmos os primeiros sintomas da crise de ansiedade, colocaremos quatro gotas em um copo de água e iremos bebendo em pequenos goles.
Você também pode gostar:
10 mudanças que acontecem ao tomar banho com água fria diariamente
2. Controle da respiração
A respiração é fundamental em qualquer estado de crise, já que pode agravar os sintomas com muita rapidez.
Por isso é imprescindível nos concentrarmos nela desde o primeiro momento em que sentirmos que está se acelerando.
Primeiramente, iremos nos sentar e tentar respirar de maneira tranquila e profunda, para enchemos o abdômen e depois o peito.
Podemos colocar as mãos sobre o tronco para que seja mais fácil sentir e seguir o movimento.
3. Movimentos oculares
Os movimentos oculares podem nos ajudar a controlar a ansiedade, a tristeza e a depressão. Quando nos sentimos mal nossos olhos costumam olhar para baixo, portanto, para combater e prevenir a ansiedade, deveríamos nos obrigar a olhar para cima.
Estes movimentos devem ser feitos com os olhos, e não com a cabeça. Como resultado, em poucos instantes podemos notar como a sensação negativa vai desaparecendo.
4. Óleos essenciais
Afinal, os óleos essenciais têm propriedades terapêuticas que nos permitem prevenir e tratar problemas de saúde.
Para enfrentar a crise de ansiedade devemos escolher entre os óleos com propriedades relaxantes. No entanto, também podemos nos guiar por nossas preferências pessoais de aromas.
Os óleos essenciais mais recomendados são os seguintes:
- Lavanda
- Manjericão
- Bergamota
- Cipreste
- Cedro
- Orégano
- Laranja
- Camomila
- Angélica
Podemos usar os óleos essenciais como um perfume ou por meio de difusores elétricos.
5. Água fria sobre as pálpebras
Um truque simples para evitar uma crise de ansiedade consiste em aplicar um pouco de água gelada sobre os olhos fechados. Se quisermos, também podemos aplicá-la no restante do rosto.
A hidroterapia é uma maneira bastante simples e natural de relaxar o corpo e prevenir crises.
Você também pode gostar:
6. Banho de magnésio
O magnésio é um mineral que causa um efeito de equilíbrio sobre o sistema nervoso.Assim sendo, a maneira mais comum de consumi-lo é em forma de suplemento.
No entanto, se queremos um efeito mais rápido podemos preparar um banho com sais de sulfato de magnésio.
Dessa forma, iremos acrescentar meia xícara de sais (100g) a uma banheira normal, com a água bastante quente, e permaneceremos dentro da mesma durante pelo menos 20 minutos.
Este banho irá nos relaxar e revitalizar sem a necessidade de tomar suplementos.
7. Homeopatia personalizada
A homeopatia é um tipo de medicina natural que nos permite tratar os problemas de saúde sem nenhuma contraindicação ou efeito colateral. Portanto, o ideal é que um profissional homeopata avalie nosso caso para nos receitar o medicamento homeopático personalizado.
Dessa forma, podemos tê-lo sempre à mão para tomá-lo a modo de prevenção e também diante dos primeiros sintomas da crise de ansiedade.
Existem muitos remédios para a ansiedade. No entanto, devemos levar em conta nossa personalidade e outros problemas de saúde para escolher o mais adequado para o nosso caso específico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kessler, R. C., Chiu, W. T., Jin, R., Ruscio, A. M., Shear, K., & Walters, E. E. (2006). The epidemiology of panic attacks, panic disorder, and agoraphobia in the National Comorbidity Survey Replication. Archives of general psychiatry, 63(4), 415-424. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1958997/
- Orozco, W. N., & Baldares, M. J. V. (2012). Trastornos de ansiedad: revisión dirigida para atención primaria. Revista médica de costa rica y Centroamérica, 69(604), 497-507. https://www.medigraphic.com/pdfs/revmedcoscen/rmc-2012/rmc125k.pdf
- Miró, M. T., Perestelo-Pérez, L., Pérez Ramos, J., Rivero, A., González, M., & Serrano, P. (2011). Eficacia de los tratamientos psicológicos basados en mindfulness para los trastornos de ansiedad y depresión: una revisión sistemática= Effectiveness of mindfulness based treatments for anxiety and depressive disorders: a systematic review. http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:Psicopat-2011-16-1-1000/Documento.pdf
- Caballo, V., & Mateos, P. (2000). El tratamiento de los trastornos de ansiedad a las puertas del siglo XXI. Psicología Conductual, 8(2), 173-215. https://eoepsabi.educa.aragon.es/descargas/H_Recursos/h_6_Psicol_Clinica/h.6.1.Materiales_divulgacion/2.14.Tratam_ansiedad_siglo_21.pdf
- Gnatta, J. R., Dornellas, E. V., & Silva, M. J. P. D. (2011). El uso de la aromaterapia en el alivo de la ansiedad. Acta Paulista de Enfermagem, 24(2), 257-263. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200016
- Vilà, J. L. L. (2008). Evidencia científica de la hidroterapia, balneoterapia, termoterapia, crioterapia y talasoterapia. Medicina naturista, 2(2), 29-41. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2574514