7 coisas que afetam a saúde da sua tireoide sem você perceber

· 25 de novembro de 2017
Sabia que tanto o estresse quanto o sedentarismo podem influenciar negativamente na saúde da sua tireoide? É fundamental evitá-los para que esta glândula não se descontrole, pois afeta o resto do organismo.

A tireoide é uma pequena glândula que intervém nas funções de vários sistemas importantes de nosso corpo.

Trata-se de um órgão endócrino que, ao produzir hormônios, participa no metabolismo, no ritmo cardíaco, no estado de ânimo e outros processos vitais que mantêm a saúde.

Localiza-se logo acima da clavícula, na parte frontal do pescoço e, em geral, sua atividade diária influi na qualidade de vida de todos os órgãos.

Por isso, quando apresenta dificuldades, a pessoa começa a sofrer com uma ampla variedade de sintomas e doenças que tendem a apresentar complicações quando não são controladas a tempo.

Por tal motivo, é fundamental conhecer quais fatores podem alterar suas funções e, depois de identificá-los, fazer todo o possível para minimizar seus efeitos.

Neste artigo, queremos revelar 7 coisas que, sem que você se dê conta, podem deteriorar a saúde da sua tireoide.

1. Estilo de vida sedentário pode afetar a saúde da sua tireoide

O sedentarismo e a má alimentação podem afetar a saúde da tireoide

Manter um estilo de vida sedentário é um dos possíveis desencadeantes de doenças da tireoide, como o hipotireoidismo.

A falta de atividade física impacta de forma negativa a saúde física e emocional, gerando uma redução na produção dos hormônios secretados por essa glândula.

Como consequência, o metabolismo se torna mais lento e, por sua vez, aumenta a tendência de sofrer com sobrepeso, obesidade e diabetes.

Entre outras coisas, esse mau hábito influi em sintomas como:

  • Sensação de fadiga
  • Dores musculares e articulares
  • Queda de cabelo e unhas fracas
  • Colesterol alto
  • Pressão alta

Leia também: Como combater o sobrepeso com limão

2. Alimentação com baixo teor de iodo

A pouca absorção de iodo através da alimentação pode influir na pouca produção de hormônios da tireoide, ou seja, no hipotireoidismo.

Nosso corpo requer esse nutriente para regular a atividade da glândula tireoide e, por isso, é fundamental garantir seu consumo em quantidades adequadas.

Alguns dos alimentos que o contém naturalmente são:

  • Sal marinho
  • Sal do Himalaia
  • Mirtilos
  • Rabanete
  • Feijão
  • Algas
  • Chocolate
  • Iogurte natural
  • Ervilha

3. Fumo

O tabaco pode afetar a saúde da sua tireoide

O vício em cigarro tem efeitos nocivos não apenas sobre a saúde pulmonar.

As toxinas que o cigarro contém conseguem viajar através da corrente sanguínea e, além de causar danos nos tecidos e nas células, interfere na saúde da glândula tireoide.

  • O fumo diminui os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH9), gerando dificuldades metabólicas, problemas visuais e riscos cardiovasculares.

4. Dieta rica em glúten

O glúten é uma proteína que pode causar graves complicações digestivas nas pessoas que sofrem com a doença celíaca ou intolerância.

  • Essa substância está relacionada aos problemas no funcionamento da tireoide, já que causa reações inflamatórias e metabólicas ao ser detectada pelo sistema imune do corpo.

Uma alimentação livre de fontes de glúten, inclusive nas pessoas que não são intolerantes, garantirá um melhor funcionamento da glândula e menos risco de problemas associados.

5. Consumo excessivo de soja e derivados

Grãos de soja podem afetar a saúde da sua tireoide

Ainda que, em várias oportunidades, já tenhamos falado dos vários benefícios da soja, é fundamental saber que seu consumo excessivo pode causar complicações na atividade da tireoide.

Isso porque seus compostos inibem a absorção do hormônio dessa glândula, sobretudo em pacientes que tenham início da doença ou risco.

Por segurança, as pessoas diagnosticadas com esse tipo de problema devem eliminar a soja e seus derivados da dieta.

6. Consumo de bebidas alcoólicas

Quem costuma consumir bebidas alcoólicas em excesso tem grandes chances de sofrer, a médio e longo prazo, de alguma complicação em função de sua glândula tireoide.

Os órgãos excretores ajudam a filtrar e metabolizar essas bebidas, mas muitas de suas toxinas conseguem viajar através do sangue, chegando a interferir na produção de seus hormônios.

Visite este artigo: Que bebidas são as que mais nos engordam?

7. Estresse descontrolado

O estresse do trabalho pode afetar a saúde da sua tireoide

Ainda que sejamos conscientes disso, o sistema endócrino é sensível às mudanças no estado de ânimo e, portanto, quando há uma má administração do estresse, é comum que se altere a produção dos hormônios da tireoide.

  • Quando esses desequilíbrios hormonais não se controlam, o estresse se torna o desencadeante de doenças físicas.

Como você pode notar, são muitos os fatores que, de algum modo, têm a ver com as dificuldades no funcionamento da tireoide.

Se você identificar um ou vários sintomas, procure tomar medidas a respeito para evitar que gerem complicações para a saúde.

Se você suspeitar de alguma doença relacionada, consulte seu médico para receber um diagnóstico oportuno.