7 coisas que você nunca deve tolerar em seu relacionamento

É fundamental aprender a identificar estas condutas tóxicas desde o começo do relacionamento e não deixá-las passar, já que podem se transformar em uma constante e nos destruir psicologicamente.

Quando tomamos a decisão de ter um relacionamento, procuramos construir uma experiência cheia de emoções positivas e felicidade.

A atração e o carinho que temos por essa pessoa nos impulsionam a ser melhores e, com o tempo, nos permitem sentir que uma parte de nós está completa.

Porém, sabemos que em alguns momentos temos que enfrentar situações difíceis que, ainda que às vezes fortaleçam os laços, também podem determinar se realmente queremos continuar com esse envolvimento.

É que, ainda que os altos e baixos sejam normais, há de se saber identificar algumas condutas e ações ruins que sob nenhuma circunstância devemos tolerar.

Os chamados “predadores emocionais” estão por toda parte e, infelizmente, muitas vezes caímos em seu jogo até chegar a situações lamentáveis.

Por isso, hoje queremos dedicar este espaço a 7 coisas que você não deve suportar em seu relacionamento se não quiser acabar prejudicado.

Descubra-as!

1. Controle no relacionamento

Controle no relacionamento

Quando você aceita ter um relacionamento, deseja compartilhar sua vida com essa pessoa, mas não deve aceitar que ela se apodere por completo de você.

  • Se você permite que o outro te diga o que pode ou não fazer, como deve se vestir e com quais amizades pode seguir, é provável que, com o tempo, pense que tem todo o controle sobre as suas decisões.
  • Continuar com este tipo de relacionamento pode destruir sua autoestima e a liberdade que você tem para desenvolver sua própria personalidade.

Veja também: A autoestima, chave para nossa felicidade

2. Agressividade

Atenção! Seja homem ou mulher, os comportamentos agressivos, físicos ou emocionais, devem ser rejeitados por completo sem importar as circunstâncias nas quais se apresentem.

  • Os ataques verbais, empurrões e, no pior dos casos, pancadas, são motivos suficientes para dizer que essa pessoa não deve permanecer na sua vida.
  • Se alguém ataca sua integridade porque algo em sua vida não lhe agrada, ou porque acredita que assim resolverá os problemas, as coisas podem se tornar piores.

Estes parceiros são muito manipuladores e, como conhecem suas fraquezas, procurarão um modo de te convencer a continuar no relacionamento.

3. Falta de confiança

Desconfiança no relacionamento

Uma das principais virtudes de todo relacionamento é a confiança.

Este ingrediente permite que ambos se sintam seguros da pessoa que têm ao lado e, ainda que nem sempre possam estar juntos, saberão que têm um ao outro.

  • A falta dessa qualidade, seja em ambos ou em um só, conduzirá a ciúmes asfixiantes e contínuas discussões.

4. Chantagem emocional

As pessoas que tendem a manipular seus parceiros costumam analisar a fundo suas emoções para, mais tarde, chantageá-los através delas.

Em geral, procuram construir um conceito de amor tóxico, onde todas as suas ações e comportamentos são válidos porque “amam”.

  • É muito importante demonstrar força diante de suas chantagens, já que qualquer mostra de fraqueza fará com que ele sinta que tem o controle.

5. Bullying com o seu corpo

Críticas no relacionamento

Todos possuem defeitos físicos que, de alguma maneira, nos fazem sentir complexados e inseguros tanto nos relacionamentos amorosos quanto no entorno social.

Porém, quando compartilhamos nossa vida com alguém, desejamos que essa pessoa nos ajude a tornar mínimo aquilo que não gostamos, ao mesmo tempo em que incentiva nossa autoestima e autoconfiança.

  • Se um companheiro faz bullying com seu corpo, o pressiona por seu peso ou tenta derrubá-lo realçando seus defeitos, deixe-o.
  • Você não tem a obrigação de cumprir com estereótipos de beleza, muito menos para o prazer de outra pessoa.

6. Mentiras

As mentiras são um dos maiores inimigos dos relacionamentos, não só porque afetam a confiança, mas porque se tornam uma ferramenta de manipulação.

Apesar de às vezes ser inofensivo dizer uma ou outra mentirinha, tornar isso uma forma de vida pode destruir por completo o relacionamento.

As mentiras costumam ser interpretadas como infidelidades e, quando são recorrentes, são o detonador para que uma das partes se dê conta de que a outra não é quem diz ser.

Recomendamos também o artigo: 8 mentiras nas quais as pessoas felizes se negam a crer

7. Desprezo

Desprezo no relacionamento

Por mais triste que pareça, há alguns que dão tudo para fazer o parceiro feliz e, em contrapartida, só recebem desprezo e humilhações.

Se seu parceiro não valoriza seus detalhes, tenta te fazer se sentir inferior ou te ridicularizar diante dos outros, o melhor é que o deixe o quanto antes.

Deixar que alguém tenha este tipo de comportamento fará com que a pessoa se sinta superior e no direito de te atacar sempre que quiser.

Você identifica alguma destas condutas na pessoa que está ao seu lado hoje? Cuidado! Não permita que a situação cresça, porque você pode se lamentar depois.

Seu relacionamento precisa ser respeitoso e deve oferecer todos os componentes necessários para que você se sinta feliz.

Recomendados para você