Logo image
Logo image

7 alimentos que ajudam a estabilizar a glicose

4 minutos
Além de nos ajudar a estabilizar os níveis de glicose, estes alimentos são muito saciantes e podem facilitar perda de peso, enquanto nos fornecem vitaminas e minerais.
7 alimentos que ajudam a estabilizar a glicose
Escrito por Okairy Zuñiga
Última atualização: 23 agosto, 2022

Quer saber quais são os alimentos que irão ajudá-lo a estabilizar a glicose? Um dos passos mais importantes no tratamento da diabetes e sua prevenção é a alimentação.

Quando você inclui em sua dieta alimentos que controlam sua glicose, os medicamentos atuam melhor. Isso se traduz em uma vida mais fácil de levar, mas você tem que manter bem monitorados seus níveis de açúcar no sangue.

Continue lendo e saiba quais são os seus aliados na meta de estabilizar a glicose e tire maior proveito deles.

1. Espinafre e couve para estabilizar a glicose

A espinafre e a couve são dois alimentos que ajudam a estabilizar a glicose imediatamente. Eles são muito semelhantes na quantidade de nutrientes que fornecem ao organismo.

São ricos em vitaminas A e C, benéficas para as pessoas com diabetes. Além disso, você também vai encontrar grandes quantidades de potássio, magnésio e ferro.

A espinafre e a couve são muito fáceis de usar. Seu sabor é menos amargo, por isso é mais fácil de combinar.

Você pode usar qualquer um destes dois legumes para preparar vitaminas doces. Desta forma você também pode usá-los para substituir as sobremesas.

Lembre-se, não exage na quantidade de frutas, na vitamina, pois seus açúcares naturais podem alterar sua glicose.

Veja também: 10 benefícios do espinafre que você desconhece

2. Feijão

O segundo na lista de alimentos que ajudam a estabilizar a glicose é o feijão. Muitas vezes costuma-se acreditar que ele seja prejudicial para a saúde por seus carboidratos.

Isso pode ser verdade, se consumido em excesso. Caso contrário ajuda a equilibrar outros alimentos que não são necessariamente benéficos para o diabético.

Combinado com legumes verdes, o feijão pode regular a quantidade de insulina. Desta forma, seus níveis voltam ao normal.

O feijão é fácil de adicionar à dieta e você vai encontrar muitas receitas que o incluem como um ingrediente principal. O orgânico é a melhor opção e é facilmente encontrado.

Sua principal vantagem é que te deixa imediatamente saciado e seus carboidratos são de absorção lenta. Isso significa que você vai precisar de uma pequena porção para se sentir satisfeito e seus níveis de glicose não terão picos.

Além disso, eles fornecem vitaminas, minerais e fibras que facilitam a digestão.

3. Tomate

Se você tiver problemas de diabetes, recomendamos que você tire proveito dos benefícios nutricionais deste vegetal para estabilizar sua glicose.

Seu principal benefício é que é fácil de comer. Pode ser cru ou cozido. Além disso, é excelente como base para criar sopas ou molhos.

Os tomates são ricos em licopeno, vitamina C, vitamina E e ferro. O licopeno é conhecido por suas propriedades anticancerígenas. A parte do tomate que contém mais licopeno é sua pele, por isso não a desperdice.

4. Brócolis

O brócolis é um dos alimentos que não devem faltar em sua cozinha. É recomendável que os diabéticos comam uma grande quantidade deste vegetal.

Não só ajuda a controlar a glicose, mas também melhora a saúde em geral. É rico em vitamina A e C, que melhoraram seu sistema imunológico.

O brócolis é também rico em proteína vegetal. O que é muito bom se você tenta levar uma dieta o mais livre de carne possível. Além disso, com o brócolis você obtém grande parte da fibra diária recomendada.

5. Maçã

A maçã é uma das melhores frutas que você pode encontrar.

Fornece diferentes vitaminas, minerais e fibras. São muito econômicas e adequadas para todos, pois contêm pouco açúcar e são fáceis de digerir.

Recomenda-se comer uma maçã por dia , especialmente se você for diabético. Você pode pensar que comer mais porções não irão afetar, mas ainda que seja uma fruta, aporta açúcar ao seu organismo.

6. Aveia

Iniciar o dia com uma tigela de mingau de aveia é uma boa escolha. Esta comida é uma das melhores alternativas para um café da manhã de um diabético porque fornece carboidratos de absorção lenta.

É importante ter em conta esta característica, pois tem uma influência direta sobre seus níveis de glicose. Alimentos rapidamente absorvidos fazem sua glicose subir muito rapidamente.

Quando isso acontece, seus órgãos são afetados de forma muito diferente. Por outro lado, alimentos de absorção lenta demoram mais tempo para serem processados.

Isto impede que sua glicose suba e baixe dentro de poucas horas. Para dar sabor a sua aveia você pode acompanhá-la de uma fruta, como amoras ou morangos. Você também pode prepará-la somente com mel e canela.

Recomendamos a leitura de: 5 incríveis benefícios que a aveia traz ao seu café da manhã

7. Aspargos

Os aspargos são muito adequados para os diabéticos, porque sua textura os torna muito saciantes. Além disso, por ser baixo em carboidratos e gorduras, você pode comer quantos quiser sem problema.

Seu alto teor de fibras favorece a perda de peso, algo de grande importância para muitos diabéticos.

Os aspargos combinam muito bem com salmão, frango e bife, uma vez que facilitam a digestão destas carnes.

Mais do que ver a diabetes ou pré-diabetes como uma limitação, aprenda a vê-la como uma oportunidade. Esta síndrome dá a você a oportunidade de uma ter uma dieta mais saudável e viver melhor.

No início pode ser difícil, mas tente escolher sempre alimentos naturais, com base em vegetais e frutas frescas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • I. Brownlee, A.Fairclough, A. Hall, and J. P. (2012). The potential health benefits of seaweed and seaweed extract. Seaweed : Ecology, Nutrient Composition and Medicinal Uses. Marine Biology : Earth Sciences in the 21st Century .
  • Ramachandran, S., Fontanille, P., Pandey, A., & Larroche, C. (2006). Gluconic acid: Properties, applications and microbial production. Food Technology and Biotechnology.
  • Verstrepen, K. J., Iserentant, D., Malcorps, P., Derdelinckx, G., Van Dijck, P., Winderickx, J., … Delvaux, F. R. (2004). Glucose and sucrose: Hazardous fast-food for industrial yeast? Trends in Biotechnology. https://doi.org/10.1016/j.tibtech.2004.08.001

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.