6 remédios caseiros que podem ajudar a tratar os gases estomacais
Os gases estomacais ou flatulências são um sintoma digestivo muito comum entre a população, produzido como resultado de uma indigestão, intolerância alimentar ou qualquer doença de maior gravidade.
Apesar de não é uma doença propriamente dita, às vezes são tão recorrentes, que a pessoa se vê obrigada a consultar um médico por não ser capaz de controlar e passar constantes constrangimentos.
Antes de mais nada, é importante dizer que as flatulências são causadas por certas bactérias que colonizam o intestino e, tipicamente, são constituídas por hidrogênio, dióxido de carbono e metano, a parte fedorenta que pode conter enxofre.
Quando temos uma boa saúde, o volume de gás produzido é mínimo e, geralmente, é expulso facilmente. No entanto, quando apresentamos problemas digestivos, há um acúmulo no intestino que produz o mau odor, podendo se tornar tão recorrentes a ponto de provocar estresse social.
Embora seja algo normal ter este tipo de problema digestivo, é muito desconfortável. Por isso, hoje vamos compartilhar 6 remédios caseiros para tratar os gases estomacais.
Gengibre para tratar os gases estomacais
A raiz de gengibre tem sido utiliza desde a antiguidade como um tratamento para o controle da indigestão, bem como para aliviar a inflamação e eliminar os gases irritantes.
Como consumir o gengibre?
A fim de evitar os gases depois de comer, recomenda-se mastigar um pedaço da raiz antes de cada refeição principal.
No entanto, para aproveitar todas as propriedades do gengibre, o ideal é fazer uma infusão.
Ingredientes
- 4 fatias de gengibre fresco
- 1 copo de (250ml) de água
Preparação
- Coloque a água para ferver e adicione os pedaços da raiz de gengibre;
- Então, deixe em fogo baixo por 5 minutos;
- Deixe esfriar um pouco, coe e tome duas ou três vezes ao dia.
Recomendamos a leitura: Gengibre e limão, uma perfeita combinação para emagrecer
Alho
O dente de alho é digestivo e anti-inflamatório, o que ajuda a impedir a queimação gástrica e a reduzir a inflamação. A melhor opção é comê-lo cru, pois, assim, é possível aproveitar 100% de suas propriedades.
De acordo com uma pesquisa realizada pela bióloga Ivana da Cruz, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria, o alho está entre os 40 alimentos com maior poder anti-inflamatório.
Então, como podemos consumir o alho?
- Prepare uma pasta de alho cru, misturado com uma pequena quantidade de pimenta preta e sementes de cominho, e adicione um copo de água quente;
- Coe o líquido, deixe esfriar e tome de 2 a 3 vezes por dia.
Sementes de erva-doce
A erva-doce é um ingrediente ideal para tratar a inflamação abdominal causada pelo excesso de gases estomacais, já que contém óleos essenciais que ajudam na produção de enzimas digestivas.
Como consumi-la?
- Adicione uma colher de sopa de sementes de erva-doce (10g) em uma panela de água quente e deixe ferver por 5 minutos, coe e, em seguida, beba a infusão.
Além disso, outra opção consiste em torrar 5 colheres de sopa de sementes de erva-doce e triturá-las com 5 colheres de sopa de açúcar e 5 colheres de sopa de sementes de psyllium (Plantago psyllium). A princípio, esta mistura deve ser tomada pela manhã e pela noite.
Chá de canela
A canela ajuda a eliminar as bactérias que causam a putrefação dos alimentos e a acumulação de gases, pois possui propriedades antibacterianas e antivirais.
Como consumi-la?
Antes de mais nada, é possível adicionar a canela em pequenas quantidades a sobremesas, batidas e muitas outras receitas. No entanto, a maneira mais recomendada de consumo é através da preparação de um chá.
Ingredientes
- 3 ramos de canela
- 1 copo de água (250ml)
Preparação
- Coloque a água para ferver com os 3 ramos de canela e retire do fogo assim que chegar à ebulição;
- Deixe descansar o tempo necessário e tome um copo por dia.
Precauções
- Não beba em casos de úlcera ou gastrite, pois isso pode ser prejudicar ainda mais;
- Além disso, também não é recomendado em caso de gravidez ou se você estiver tomando medicamentos.
Hortelã
A hortelã é uma das melhores ervas naturais para aliviar diferentes problemas digestivos, incluindo a flatulência.
Como consumi-la?
Uma boa opção é mastigar as folhas de hortelã frescas diante do primeiro sintoma de gases ou indigestão. Entretanto, para obter melhores resultados, é recomendado preparar um chá adoçado com mel.
Ingredientes
- Folhas de hortelã frescas
- 1 copo de água (250ml)
- 1 colher de chá de mel (7,5g)
Preparação
- Coloque um copo de água para ferver, adicione as folhas de hortelã frescas e deixe em fogo baixo durante 5 minutos;
- Após o tempo recomendado, coe e adicione mel para adoçar.
Veja também: Hortelã: um bom remédio contra as verminoses
Bicarbonato de sódio e limão
A combinação de limão e bicarbonato de sódio faz um remédio muito eficaz para eliminar gases estomacais e reduzir outros sintomas como inflamação e acidez digestiva, por exemplo.
Como consumir este remédio?
É muito simples consumir este remédio, sendo assim, basta preparar uma bebida efervescente combinando os dois ingredientes.
Ingredientes:
- O suco de um limão
- ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
- ½ copo de água (100ml)
Preparação
- Adicione o suco de limão e o bicarbonato de sódio à água. Mexa para misturar bem os ingredientes e, então, tome imediatamente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.