6 remédios caseiros para desinflamar as mãos

· 10 de junho de 2015
Existem remédios caseiros eficazes para desinflamar as mãos que você vai conhecer no seguinte artigo.

Diferentes são as razões pelas quais uma pessoa pode sofrer de inflamação nas mãos, como um golpe, um problema com a circulação do sangue, a artrite, a síndrome do túnel do carpo ou uma picada de um inseto. Em qualquer dos casos, existem remédios caseiros para desinflamar as mãos que você vai conhecer no seguinte artigo.

A alfazema, uma grande aliada para desinflamar as mãos

É uma planta não só bonita por sua cor lilás, mas também porque tem uma grande quantidade de propriedades medicinais como, por exemplo:

  • Relaxante.
  • Tonificante do sistema nervoso.
  • Antiespasmódica.
  • Antibacteriana.
  • Analgésica.
  • Antisséptica.

Também serve para melhorar o ânimo, por ser antidepressiva.

Você pode fazer uma lavagem com alfazema para desinflamar as mãos com os seguintes ingredientes:

  • ½ xícara de flores de alfazema (secas).
  • ½ xícara de sálvia (picada).
  • 2 xícaras de água (500 ml).
  • 8 gotas de azeite essencial de alfazema.

lavanda-2-500x262

Como preparar?

Em uma chaleira, misture as flores, a sálvia e a água, e ferva a fogo baixo durante 20 minutos. Depois, coe em um recipiente com tampa hermética e deixe esfriar. Acrescente o óleo essencial de alfazema e agite.

Aplique sobre a mão inchada, usando uma toalhinha suave ou um pedaço de algodão. As ervas podem ser usadas para fazer uma compressa molhada, a qual será colocada na área afetada e pressionada para que soltem os sucos. Prenda a compressa com um pano ou gaze.

Descubra: 10 plantas que você pode facilmente cultivar em seu jardim

Outra receita que inclui a alfazema e que vai ajudar a desfrutar de um banho de imersão relaxante para todo o corpo inclui os seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de flor de alfazema (secas).
  • 1 xícara e ½ de leite.
  • 1/3 xícara de mel puro de abelhas.

Com a ajuda de um processador de alimentos ou de um morteiro, amasse bem as flores de alfazema até que fiquem como um pó.

Bata no liquidificador junto com o leite e o mel e, depois, coloque em um recipiente de vidro. Agite bem antes de usar.

A metade dessa preparação preenche uma banheira completa de água. Você pode usar a quarta parte para um banho de imersão só das mãos. Conserva-se na geladeira por até uma semana.

Lavanda

Remédios caseiros para desinflamar as mãos

Nossas avós ou mães com certeza conheceram algumas dessas receitas caseiras que se usam quando temos uma mão inflamada por diversas causas: lesão esportiva, má circulação, picada de inseto, alergia, golpe, artrite, etc.

Quando a zona incha é porque o sangue não está conseguindo circular corretamente. É algo realmente doloroso e que não nos permite fazer uma grande quantidade de atividades.

Por isso, é sempre bom ter à mão algum dos seguintes remédios caseiros para desinflamar as mãos:

Gelo

É o grande aliado dos inchaços de qualquer parte do corpo e também das mãos. Suas propriedades para reduzir a inflamação são muito boas. Você pode fazer uma compressa com gelo picado ou colocar várias pedras de gelo em um pano ou toalha.

Em qualquer caso, não deixe que o gelo toque a pele diretamente, porque ele pode queimá-la. Repita várias vezes por dia e não mantenha mais do que 20 minutos seguidos.

Leia também: Como fazer compressas flexíveis de gel e por que é bom tê-las

Gengibre

A raiz de gengibre é famosa por tratar a inflamação, por isso (e por outras coisas) ela é usada na medicina natural há centenas de anos.

Ela alivia a dor, dilui o sangue, reduz a inflamação na zona afetada, etc. Você pode preparar um chá de gengibre com uma colher de chá da raiz ralada ou em pó para uma xícara de água fervendo. Para adoçar, use mel, e para dar mais sabor, limão.

Gengibre

Aloe vera

É um aliado maravilhoso para tudo o que se refere à pele e pode ajudar a desinflamar suas mãos.

Os esportistas, por exemplo, utilizam cataplasma de aloe vera depois das competições para aliviar a carga muscular e também quando se lesionam, porque ajuda na recuperação.

Tente sempre ter uma planta de aloe vera em casa. Corte uma galho ou caule e extraia o gel do seu interior. Aplique-o diretamente na área afetada e o alívio será imediato.

É muito bom também para reduzir a coceira das picadas de insetos.

Abacaxi

É uma das frutas que mais ajudam a reduzir a inflamação nas mãos. É aconselhável consumir todos os dias durante uma semana para não sofrer mais dessa dor.

Além disso, você pode desfrutá-la em diferentes sobremesas ou saladas doces. Um remédio delicioso e muito potente.

desinflamar as mãos

Calêndula

Pode ser usada tanto de maneira tópica (externa) como interna. No primeiro caso, faça uma compressa com a flor de calêndula, muito chamativa por sua cor laranja, e aplique na área afetada.

No segundo, faça uma infusão com um maço de pétalas secas da flor em uma xícara de água fervendo. Depois de cinco minutos, coe, adoce e aproveite; não só o seu sabor, mas também as suas propriedades.

Alimentos com vitamina B6

Esse grupo alimentar é conhecido por reduzir a inflamação, sobretudo nas pessoas que sofrem da síndrome do túnel de carpo (no pulso).

Alguns dos alimentos onde ela se encontra são nas batatas, o arroz integral, os vegetais de cor verde (espinafre, acelga, alface), as bananas e o peito de frango sem pele.

É preciso acrescentar esses alimentos em sua alimentação diária e consumi-los em diferentes preparações e receitas. Eles vão ajudá-lo a se sentir bem, tanto por dentro quanto por fora.