6 melhores canções de ninar

5 de janeiro de 2020
Os benefícios emocionais que as canções de ninar geram na mamãe e no bebê lhes permite fortalecer os vínculos afetivos entre ambos. Descubra 6 músicas recomendadas para o seu pequeno.

Em primeiro lugar, as canções de ninar fazem parte das diferentes formas de expressão do ser humano. Por outro lado, estas canções são tão ancestrais como as próprias culturas e antigas sociedades. Todas as culturas do mundo, desde o começo da humanidade, desenvolveram suas próprias canções de ninar.

No entanto, a música é uma terapia estupenda quando as pessoas precisam relaxar, e os bebês não são uma exceção. Pelo contrário, o cérebro de uma criança pequena está receptivo aos estímulos que recebe do exterior.

Portanto, quando você não conseguir acalmar seu bebê no momento de dormir, a melhor solução que podemos optar é cantar docemente uma linda canção de ninar.

De fato, um estudo publicado na Women and Birth, indica que as mães que cantam canções de ninar podem melhorar o vínculo mãe-filho e, além disso, essas músicas também podem ter efeitos positivos no comportamento neonatal e no estresse materno.

Características das canções de ninar

Mãe cantando canções de ninar para o seu filho

Ritmo

Para começar, o ritmo que as canções de ninar tem é muito particular e é parecido com a batida do coraçãoIndiscutivelmente, este som será muito relaxante para o bebê porque ele está familiarizado com as batidas do coração da mãe desde antes de nascer.

Tom

Também é importante manter o tom, este deve ser com voz suave, doce e terna. Isso consegue criar um ambiente de intimidade entre a mãe e o bebê. Fazendo com que a criança se sinta protegida e se acalme.

Movimento

Quando cantamos as canções de ninar, a melodia motiva a realizar movimentos de balanço. Este movimentos que acompanham o ritmo são suaves, conseguindo uma combinação perfeita para fazer o bebê dormir.

 Melhores canções de ninar

As canções de ninar fazem os bebês dormir

A música tem o poder de alterar nossas emoções, para que possam ser usadas para acalmar o bebê.

De acordo com a pesquisa publicada na Sleep Medicine Reviewsestabelecer uma rotina antes de dormir para a criança pode ser benéfico. Como resultado, pode dar a sensação de controle da situação e, combinado com a canção de ninar, o resultado será excelente.

1. Nana neném

“Nana neném

Que a cuca vem pegar

Papai foi pra roça

Mamãe foi trabalhar”.

2. Lá-lá-lá meu bebê

“Lá-lá-lá meu bebê,

lê-lê-lê meu sol,

Lá-lá-lá pedaço,

Do meu coração.

 

Este menino lindo

Que já quer dormir

Faça já a cama

Com rosa e jasmim.

 

Faça já a cama

Com a erva-cidreira

Lá na cabeceira

E coloque um jasmim

Que com sua fragrância

Me faça dormir.

 

Este leite lindo

Que lhe trago aqui,

É para este menino

Que já vai dormir.

 

Este menino lindo

Que já quer dormir…

Feche os olhinhos

E volte a abrir”.

3. Este bebê lindo quer dormir

“Este bebê lindo

que já quer dormir,

e o sono esperto

que não quer chegar.

 

Este bebê lindo

que nasceu de noite,

quer que o leve

para passear”.

Leia mais: Como conseguir um sono de qualidade

4. O menino está com sono

“Este menino está com sono

tem vontade de dormir,

está com um olho fechadinho

e o outro não pode abrir.”

5. Dorme menina

“Dorme menina

dorme meu sol,

dorme pedaço

do meu coração”.

6. Silêncio minha vida

“Silêncio minha vida,

não precisa chorar,

durma e sonhe feliz.

Você deve sempre

meu arrulho levar,

assim eu estarei sempre junto a ti”.

Por que um bebê chora quando vai dormir?

Na verdade, o choro é uma das formas que os bebês têm de expressar seus sentimentos e devemos tratá-lo como tal. No entanto, alguns bebês choram todas as noites como parte de seu comportamento habitual e não patológico.

Canções de ninar acalmam o choro do bebê

O choro é o meio de o bebê comunicar que algo está errado; há até um estudo que sugere que não há problema em deixar o bebê chorar um pouco à noite.

Eles podem querer transmitir a mensagem “Ainda não estou com sono , “vamos cantar um pouco mais , “me conte uma história ou me cante uma música”. De qualquer forma, você deve ter em mente que um bebê expressa qualquer preocupação que ele tiver através do choro.

Considerações finais

As canções de ninar fazem parte da cultura que cada país tem e são transmitidas oralmente de geração para geração. Acima de tudo, são melodias que são cantadas em voz baixa ou sussurrando e servem para ajudar a acalmar e fazer as crianças dormirem.

Portanto, é claro que estas canções não são composições complicadas. Além disso, hoje em dia você pode conseguir estas canções nas redes sociais e nas lojas onde se vendem instrumentos musicais.

Finalmente, é importante que os pais cantem para seus bebês desde que eles estão na barriga da mãe. Saiba que, ao nascer, o bebê pode reconhecer as vozes dos pais quando eles o ninam com as canções de ninar.

  • Persico, G., Antolini, L., Vergani, P., Costantini, W., Nardi, M. T., & Bellotti, L. (2017). Maternal singing of lullabies during pregnancy and after birth: Effects on mother–infant bonding and on newborns’ behaviour. Concurrent Cohort Study. Women and Birth30(4), e214–e220. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2017.01.007
  • Mindell JA, Williamson AA. Benefits of a bedtime routine in young children: Sleep, development, and beyond. Sleep Med Rev. 2018;40:93–108. doi:10.1016/j.smrv.2017.10.007
  • Carolan, M., Barry, M., Gamble, M., Turner, K., & Mascareñas, Ó. (2012). Experiences of pregnant women attending a lullaby programme in Limerick, Ireland: A qualitative study. Midwifery28(3), 321–328. https://doi.org/10.1016/j.midw.2011.04.009
  • Wallis, L. (2013, July). The power of the lullaby. The American Journal of Nursing. https://doi.org/10.1097/01.naj.0000431902.81613.ff