6 melhores canções de ninar

Os benefícios emocionais que as canções de ninar geram na mamãe e no bebê lhes permite fortalecer os vínculos afetivos entre ambos. Descubra 6 músicas recomendadas para o seu pequeno.
6 melhores canções de ninar

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

As canções de ninar e sua capacidade de acalmar bebês tem sido um tópico de pesquisas científicas nos últimos anos. Como resultado, alguns especialistas sugerem que um ritmo suave, monótono e calmo pode ser relaxante quando os bebês estão agitados ou não conseguem dormir.

De fato, um estudo publicado na Women and Birth, indica que as mães que cantam canções de ninar podem melhorar o vínculo mãe-filho e, além disso, essas músicas também podem ter efeitos positivos no comportamento neonatal e no estresse materno.

Características das canções de ninar

canções de ninar
A música é uma linguagem universal organizada sobre uma base matemática e harmônica que, sem dúvida, estimula positivamente o desenvolvimento do bebê.

Ritmo

Para começar, o ritmo das canções de ninar é muito particular e é parecido com a batida do coraçãoIndiscutivelmente, este som será muito relaxante para o bebê porque ele está familiarizado com as batidas do coração da mãe desde antes de nascer.

Tom

Também é importante manter o tom, este deve ser com voz suave, doce e terna. Isso consegue criar um ambiente de intimidade entre a mãe e o bebê, fazendo com que a criança se sinta protegida e se acalme.

Movimento

Quando cantamos as canções de ninar, a melodia motiva a realizar movimentos de balanço. Este movimentos que acompanham o ritmo são suaves, conseguindo uma combinação perfeita para fazer o bebê dormir.

 As melhores canções de ninar

canções de ninar

De acordo com a pesquisa publicada na Sleep Medicine Reviewsestabelecer uma rotina para a criança na hora de dormir pode ser benéfico. Como resultado, pode lhes dar a sensação de controle da situação e, combinado com a canção de ninar, o resultado será excelente.

Quais são as músicas mais populares para acalmar o bebê? Seja para acalmá-lo em um momento de irritação ou para colocá-lo para dormir, há várias músicas que podem ajudar. Aqui estão as mais populares.

1. Nana neném

“Nana neném

que a cuca vem pegar

papai foi pra roça

mamãe foi trabalhar”.

2. Lá-lá-lá meu bebê

“Lá-lá-lá meu bebê,

lê-lê-lê meu sol,

Lá-lá-lá pedaço,

do meu coração.

 

Este menino lindo

que já quer dormir

faça já a cama

com rosa e jasmim.

 

Faça já a cama

com a erva-cidreira

lá na cabeceira.

E coloque um jasmim

que com sua fragrância

o faça dormir.

 

Este leite lindo

que lhe trago aqui,

é para este menino

que já vai dormir.

 

Este menino lindo

quer dormir…

Feche os olhinhos

e volte a abrir”.

3. Este bebê lindo quer dormir

“Este bebê lindo

que já quer dormir,

e o sono esperto

que não quer chegar.

 

Este bebê lindo

que nasceu de noite,

quer que o leve

para passear”.

4. O menino está com sono

“Este menino está com sono

tem vontade de dormir,

está com um olho fechadinho

e o outro não pode abrir”.

5. Dorme minha menina

“Dorme minha menina

dorme meu sol,

dorme pedaço

do meu coração”.

6. Silêncio minha vida

“Silêncio minha vida,

não precisa chorar,

durma e sonhe feliz.

Você deve sempre

meu arrulho levar,

assim eu estarei sempre junto a ti”.

Por que um bebê chora quando vai dormir?

Na verdade, o choro é uma das formas que os bebês têm de expressar seus sentimentos e devemos tratá-lo como tal. No entanto, alguns bebês choram todas as noites como parte de seu comportamento habitual e não patológico.

Eles podem querer transmitir a mensagem “Ainda não estou com sono”, “vamos brincar mais um pouco”, “conte-me uma história ou cante-me uma canção”. De qualquer forma, deve-se levar em consideração que um bebê manifesta qualquer inquietação que lhe acontece por meio do choro.

canções de ninar
É normal que o bebê chore um pouco antes de dormir. No entanto, lembre-se de que os bebês expressam tudo por meio do choro.

Canções de ninar: mais do que relaxantes

As canções de ninar são conhecidas pela maioria das pessoas por seu efeito relaxante nos bebês. No entanto, além disso, elas parecem ter outros efeitos interessantes. Um estudo publicado no Journal of Neonatal-Perinatal Medicine descobriu que a música pode melhorar os sinais vitais dos recém-nascidos prematuros, aparentemente devido à sua capacidade de reduzir o estresse.

Enquanto isso, um ensaio clínico randomizado publicado na revista Pediatrics mostra que o som e a canção de ninar podem melhorar o comportamento alimentar e os padrões de sucção em bebês prematuros. Embora faltem mais evidências, parece que eles são uma forma de musicoterapia para neonatos.

Você conhecia essas canções de ninar? Você sabia sobre os seus efeitos positivos? Lembre-se de que a música é benéfica muito antes de o bebê nascer. Você pode ouvi-la sempre que quiser e torná-la a sua aliada para fortalecer o vínculo mãe-bebê.

Pode interessar a você...
Como ajudar crianças com medo do escuro?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como ajudar crianças com medo do escuro?

Se uma criança tiver medo do escuro, os pais devem apoiá-lo e ajudá-lo a superá-lo. Em nenhum caso, eles deveriam se divertir com ele, pois poderia...



  • Persico, G., Antolini, L., Vergani, P., Costantini, W., Nardi, M. T., & Bellotti, L. (2017). Maternal singing of lullabies during pregnancy and after birth: Effects on mother–infant bonding and on newborns’ behaviour. Concurrent Cohort Study. Women and Birth30(4), e214–e220. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2017.01.007
  • Zhao, T. C., & Kuhl, P. K. (2016). Musical intervention enhances infants’ neural processing of temporal structure in music and speech. Proceedings of the National Academy of Sciences, 113(19), 5212–5217. https://doi.org/10.1073/pnas.1603984113
  • Mindell JA, Williamson AA. Benefits of a bedtime routine in young children: Sleep, development, and beyond. Sleep Med Rev. 2018;40:93–108. doi:10.1016/j.smrv.2017.10.007
  • Carolan, M., Barry, M., Gamble, M., Turner, K., & Mascareñas, Ó. (2012). Experiences of pregnant women attending a lullaby programme in Limerick, Ireland: A qualitative study. Midwifery28(3), 321–328. https://doi.org/10.1016/j.midw.2011.04.009
  • Wallis, L. (2013, July). The power of the lullaby. The American Journal of Nursing. https://doi.org/10.1097/01.naj.0000431902.81613.ff
  • Amini E, Rafiei P, Zarei K, Gohari M, Hamidi M. Effect of lullaby and classical music on physiologic stability of hospitalized preterm infants: a randomized trial. J Neonatal Perinatal Med. 2013;6(4):295‐301. doi:10.3233/NPM-1371313