6 dicas para a longevidade… e uma receita secreta!

· 30 de janeiro de 2019
Para viver muitos anos é importante praticar atividade física e conseguir um descanso adequado. Também não se esqueça de que uma dieta adequada é fundamental.

Muitos já se perguntaram uma vez ou outra qual é o segredo da longevidade. O fato é que, mais do que um simples segredo, trata-se de manter bons hábitos que façam a diferença e que nos ajudem a manter um organismo mais saudável para aumentar nossos anos de vida.

Você põe atenção no que come diariamente? Pratica atividades físicas? Mantém o bom humor? Conhece os alimentos mais saudáveis para seu organismo?

Se você ainda não conseguiu responder a essas perguntas, é possível que desconheça qual é o segredo para a longevidade e o que pode consumir regularmente para aumentar sua expectativa de vida.

Dicas para alcançar a longevidade

Manter uma alimentação saudável

Uma das principais dicas para conseguir uma boa saúde e mais anos de vida é manter uma alimentação saudável.

É importante aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes; frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras.

Deve-se também controlar o consumo excessivo de calorias e evitar açúcares, farinhas e outros alimentos refinados.

Leia também: Molho de tomate caseiro antioxidante e anticancerígeno

Faça um café da manhã sempre saudável

café da manhã saudável

Ainda que falemos sobre manter uma alimentação saudável, damos sempre ênfase ao café da manhã, pois é considerada como uma das refeições mais importantes do dia.

Várias pesquisas demonstraram que um café da manhã saudável é a chave para prevenir a obesidade e problemas de diabetes.

Essa primeira refeição do dia é a que impulsiona o metabolismo, melhora a digestão e proporciona as energias necessárias para começarmos o dia da melhor maneira.

Pratique atividades físicas

Já falamos algumas vezes sobre quão saudável é a pratica de exercícios regularmente; já que melhora nossa qualidade de vida e nos ajuda a manter um peso adequado.

Praticar exercício é a chave para a longevidade, afinal, isso nos proporciona bem-estar físico e emocional.

Não é preciso dedicar longas horas na academia para obtermos esses benefícios. Especialistas recomendam uma rotina de trinta minutos de exercícios diariamente; para adicionar até três anos a mais de vida.

Dormir o suficiente

mulher dormindo

A falta de sono pode piorar sua qualidade de vida significativamente; sem que você consiga controlar isso a tempo.

É muito importante aprender a controlar nossos hábitos de sono para prevenir problemas de saúde, tanto a nível físico como emocional.

Segundo afirmam diversas pesquisas, a falta de sono está relacionada com um maior risco de sofrermos de câncer, doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Manter uma boa higiene bucal

De acordo com o doutor Michael Roizen, em seu livro intitulado The real age makeover, manter uma boa higiene bucal pode adicionar 6 a 4 anos de vida.

O motivo para isso é que uma má higiene bucal pode dar espaço a doenças nas gengivas, como a gengivite e a periodontite.

Como consequência, também pode ocorrer estreitamento das artérias, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

Portanto, o ideal é que escovemos os dentes várias vezes ao dia e utilizemos o fio dental.

Leia também: Como fazer um enxaguante bucal para o tratamento de laringite

Pratique atividades mentais

Memória

Par ter uma vida mais longa é muito importante manter uma memória ativa; que nos permita gozar de mais anos de vida com qualidade.

Para isso, basta exercitar a memória por meio de atividades intelectuais e trabalhos que motivem a curiosidade e a atividade mental.

O coquetel secreto para a longevidade

Além de considerar as dicas anteriores para aumentar os anos de vida, também podemos considerar a seguinte bebida que conta com propriedades muito boas para a saúde.

Este poderoso coquetel pode ser tomado todos os dias em jejum; para proteger o coração e os vasos sanguíneos e, com isso, prevenir múltiplos problemas cardiovasculares.

É muito fácil de preparar e, se for consumido frequentemente, ajudará você a se manter mais saudável e a aumentar seus anos de vida.

Ingredientes

  • 2 litros de vinho tinto;
  • 200 g de mel;
  • 100 g de folhas frescas de urtiga silvestre.

Como preparar?

  • Coloque o vinho e as folhas de urtiga silvestre em um recipiente;
  • Deixe a mistura repousar por 24 horas e, depois desse tempo, coe o líquido e coloque-o para aquecer em fogo médio;
  • Quando começar a ferver, adicione o mel e retire-o imediatamente após derreter;
  • Coloque o líquido em uma garrafa e beba uma xícara todos os dias pela manhã com o estômago vazio;
  • O sabor é delicioso e, depois de algumas semanas, você notará mudanças em seu organismo, que farão você se sentir mais saudável.

ILC-Brasil, C. I. de L. B. (2015). Envelhecimento Ativo: Um marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade. Rio de Janeiro. https://doi.org/10.1109/SRDS.2014.14