6 dicas para evitar ganhar peso com a idade

· 24 de janeiro de 2018
O metabolismo fica mais lento com o passar dos anos, e isso faz com que seja mais fácil acabar acumulando alguns quilos a mais.

Parece impossível evitar ganhar peso com a idade. No entanto, se seguirmos uma série de recomendações e conselhos, é bem provável que consigamos não engordar.

Não perca estas dicas para não ganhar aqueles quilos a mais tão desagradáveis.

Recomendações para evitar ganhar peso com a idade

1. Consumir flavonoides

Vitamina de mirtilos

Diversos estudos chegaram à conclusão de que um consumo considerável de flavonoides pode nos ajudar a manter o peso, e inclusive a emagrecer um pouco.

Deste modo, considera-se que a maior associação com a perda de peso vem da parte dos mirtilos, os morangos, as cerejas, as uvas, as frutas do bosque, o chá, as maçãs, as cebolas, o alho-poró e o brócolis.

Para conseguir obter todos os benefícios dos flavonoides só teremos que adicionar uma porção de frutas e dos alimentos indicados em nossa alimentação diária. 

2. Não cair no sedentarismo

É fundamental não cair no sedentarismo. O metabolismo fica mais lento com o passar dos anos, e isso faz com que seja mais fácil acabar acumulando quilos a mais.

Por isso é importante se manter o mais ativo possível. É importante realizar alguma atividade física, mesmo que seja de intensidade moderada, mas com um ritmo constante. 

Se fizermos exercícios, nos manteremos mais fortes, e os músculos e articulações ficarão mais jovens. Isso fará com que, de certo modo, detenhamos a passagem do tempo.

De acordo com estudos recentes, ao fazer pequenas sessões de dez minutos de atividade física três vezes ao dia, conseguiremos a mesma eficácia que se fizermos trinta minutos de exercício diários.

Não duvide, e quando for usar o elevador, lembre-se de que será melhor escolher subir pelas escadas.

3. Manter a mente ativa

Manter a mente ativa

À medida que envelhecemos costuma ocorrer uma perda de memória. Para evitá-la, recomenda-se realizar atividades que estimulem o cérebro e mantenham a mente ativa, como a leitura, palavras cruzadas, xadrez ou Sudoku, entre outras opções.

Este tipo de atividade serve para agilizar a memória e a concentração. 

Ou seja, saiba que todo hábito capaz de ajudar a ter uma mente muito mais desperta e ativa também servirá para prevenir o estresse e a depressão. Tudo isso fará com que sua qualidade de vida seja melhor.   

4. Esqueça as dietas

A maioria das dietas que são pobres em calorias podem ser prejudiciais. No geral, podem fazer com que o ritmo do metabolismo se reduza de maneira permanente.

Isso acontece porque o organismo é privado de calorias e o que faz é tentar preservá-las consumindo ainda menos calorias.

Quando fazemos dietas deste tipo de maneira repetida, corremos o risco de tornar o ritmo metabólico mais lento de forma permanente. Se você tinha pensado em fazer uma dieta de menos de 1200 calorias, saiba que isso não é recomendado porque pode gerar uma perda de massa muscular.

Pense que a massa muscular consome mais calorias, então no final você perderá músculos e será mais difícil ainda manter o peso.

5. Controlar a saúde

A importância de comer frutas e vegetais

É importante controlar o estado da saúde de maneira periódica. A passagem dos anos costuma gerar determinados problemas como a hipertensão e a osteoporose, entre outros.

Estes problemas podem indicar uma limitação na hora de fazer alguma atividade física. Faça check-ups anuais para saber se está tudo bem.

6. Não deixar estas dicas para amanhã

Não deixe o ato de implementar estes bons hábitos para amanhã. É preciso interiorizar a importância de se cuidar e não esperar que os problemas apareçam.

Tente incluir o quanto antes estes hábitos saudáveis em sua rotina diária. Assim você verá que os anos passam, mas sua saúde segue intacta.

Gostou destas dicas para evitar ganhar peso com a idade? Tem mais alguma para compartilhar conosco?