6 cuidados básicos para proteger a saúde dos rins
Saiba como proteger a saúde dos rins, órgãos em forma de feijão, cada um com o tamanho de um punho, localizados perto do meio das costas, logo abaixo da caixa torácica.
Suas funções são determinantes para a saúde geral, uma vez que são responsáveis por manter o sangue limpo e quimicamente equilibrado.
Entre outras coisas, eles são responsáveis pelo controle do volume de fluidos extracelulares, níveis de eletrólitos e o pH do ambiente interno.
Além disso, eles participam da liberação de alguns hormônios que regulam a produção de glóbulos vermelhos e são fundamentais para o controle da pressão arterial.
Por isso, é essencial adotar hábitos saudáveis para promover seu funcionamento adequado e prevenir o desenvolvimento de doenças.
A seguir, queremos compartilhar 6 cuidados básicos que todos devemos colocar em prática constantemente para proteger a saúde dos rins.
Confira!
1. Manter uma dieta saudável para proteger a saúde dos rins
Embora muitos ignorem este fato, os hábitos alimentares têm muito a ver com o bom ou mau funcionamento dos rins.
Enquanto alimentos de origem orgânica podem promover a desintoxicação, alimentos processados e açúcares aumentam o risco de dificuldades e infecções.
Sugestões
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos.
- Consumir fontes de gorduras saudáveis de ômega 3, como sementes, oleaginosas e peixes azuis.
- Substituir os refinados por grãos integrais.
- Limitar o consumo de carnes vermelhas e alimentos ricos em gordura.
- Evitar a ingestão de salsichas, carnes processadas e bolachas.
- Moderar o consumo de sal e açúcar.
2. Aumentar o consumo de água
O consumo diário de água é um dos hábitos que promovem o bom funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo e é fundamental para proteger a saúde dos rins.
Este fluido vital é essencial para filtrar toxinas do sangue e, através da urina, desintoxicar o corpo.
Sugestões
- Beba entre 6 e 8 copos de água por dia.
- Consuma infusões, sucos de frutas ou alimentos ricos em água.
- Evite refrigerantes açucarados ou industrializados.
3. Evitar o tabaco
Embora associemos o consumo de tabaco com doenças respiratórias, é essencial ter em mente que também tem a ver com outras patologias crônicas.
Os compostos tóxicos contidos no cigarro conseguem percorrer a corrente sanguínea, afetando a saúde cardiovascular e renal.
Na verdade, os fumantes têm até três vezes mais risco de desenvolver insuficiência renal em relação aos não fumantes.
Sugestões
- Não fume. Se você não estiver conseguindo parar de fumar, peça ajuda profissional.
- Se você não fuma, evite se expor à fumaça do cigarro.
4. Limitar o consumo de medicamentos
Estamos acostumados a tratar todos os nossos problemas com drogas prescritas pelo médico, ou com fármacos de venda livre.
O que temos de ter em mente é que, ao longo do tempo, a ingestão excessiva destes tratamentos pode acelerar a deterioração da função renal.
Sugestões
- Tomar medicamentos apenas quando necessário, de preferência sob a supervisão de um especialista.
- Evite abusar de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios de venda livre.
- Consuma apenas as doses prescritas, sempre verificando as possíveis reações adversas.
- Opte por tratamentos naturais para reduzir doenças menores.
5. Fazer exercício físico
A prática regular de exercício físico não só permite manter um peso mais saudável, mas também promove o bem-estar geral do corpo.
Estes ajudam a otimizar as funções do metabolismo, promovendo a eliminação de substâncias que se acumulam no sangue, e por isso são essenciais para proteger a saúde dos rins.
Por sua vez, é uma terapia natural para controlar a pressão arterial elevada e a retenção de líquidos, dois fatores que impedem o funcionamento dos rins.
Sugestões
- Dedique pelo menos 30 minutos por dia a uma rotina de exercícios.
- Se você não tem tempo para ir a uma academia, opte por exercitar-se em casa.
- Faça sua rotina de treinamento pelo menos 3 vezes por semana.
6. Fazer uma desintoxicação renal
Os rins são órgãos excretores que, em boas condições, têm a capacidade de se purificar.
No entanto, devido à acumulação excessiva de toxinas e dietas ricas em sódio e gordura, é necessário apoiar esses processos para obter uma desintoxicação completa.
Sugestões
- Consuma infusões com propriedades diuréticas e depurativas.
- Adote um plano de desintoxicação, evitando o consumo de gorduras, açúcares e sal durante o período de limpeza.
- Inclua em sua dieta frutas e sucos desintoxicantes.
Você está preocupado com sua saúde renal? Você tem fatores de risco para insuficiência renal ou patologias? Se assim for, tenha em mente as recomendações acima e comece a proteger a saúde dos rins antes de sofrer quaisquer complicações.
Além do que mencionamos, é essencial solicitar exames médicos para verificar com mais precisão se há alguma anormalidade em seu funcionamento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Treves, S. T., Packard, A. B., & Grant, F. D. (2014). Kidneys. In Pediatric Nuclear Medicine and Molecular Imaging. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-9551-2_12
- U.S. Department of Health and Human Services. (2009). The Kidneys and How They Work. National Institutes of Health. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
- Raila, J., & Schweigert, F. J. (2001). The role of the kidneys in vitamin metabolism. Berliner Und Munchener Tierarztliche Wochenschrift.
- Kurts, C., Panzer, U., Anders, H. J., & Rees, A. J. (2013). The immune system and kidney disease: Basic concepts and clinical implications. Nature Reviews Immunology. https://doi.org/10.1038/nri3523
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.