Logo image
Logo image

6 benefícios curativos do mel

3 minutos
Ao combinar o mel e a canela podemos aproveitar seus benefícios para reduzir o colesterol e melhorar a saúde do nosso coração. Seu consumo regular reduz o risco de ataques cardíacos.
6 benefícios curativos do mel
Sofía Quintana Alonso

Revisado e aprovado por a fisioterapeuta Sofía Quintana Alonso

Escrito por Ekhiñe Graell
Última atualização: 23 agosto, 2022

Hoje falaremos sobre os benefícios curativos do mel.

Os perigos do açúcar já foram tão amplamente divulgados que muitos pensam, erroneamente, que o consumo de qualquer coisa “doce” é prejudicial ao corpo.

Enquanto o açúcar refinado traz malefícios à saúde, a natureza proporciona uma espetacular quantidade de açucares naturais encontrada nas frutas, hortaliças de raiz e no mel, que nutrem o corpo e promovem uma boa saúde.

1. Benefícios curativos do mel: estimula o sistema imunológico

O mel contém uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e enzimas que protegem o corpo contra as bactérias e que reforçam o sistema imunológico.

Os sintomas do resfriado e da gripe, como a tosse, a dor de garganta e a congestão nasal também se mantêm distantes ao consumir o mel ou se fizermos um tratamento com ele.

Para melhorar o sistema imunológico, coloque uma ou duas colheres de mel na água morna todos os dias e, para um reforço extra, acrescente o suco de um limão recém-espremido e uma pitada de canela.

2. Benefícios curativos do mel: ajuda a perder peso

Beber água quente com limão e mel em jejum é uma parte importante em muitos programas de desintoxicação.

Fazer isso diariamente é uma das melhores maneiras de limpar o fígado, eliminando as toxinas e se livrando da gordura corporal.

Leia também: 5 bebidas para limpar o fígado naturalmente

Para conseguir ótimos resultados, misture uma colher de mel e o suco de um limão com água quente e tome todos os dias antes do café da manhã.

É uma bebida muito relaxante e agradável, e você pode tomá-la também ao fim do dia.

3. Benefícios curativos do mel: reduz o risco de sofrer de doenças do coração

Some figure

O mel misturado com canela demostrou que pode revitalizar as artérias e as veias do coração e reduzir o colesterol no sangue em até 10%.

Quando consumido com regularidade, reduz os riscos se sofrer ataques de coração e evita um novo ataque em pessoas que já sofreram com a doença.

Para aproveitar esses benefícios, misture uma ou duas colheres de mel com 1/3 de colher de chá de canela em água norma e beba em seguida. Você pode tomar essa mistura diariamente.

4. Benefícios curativos do mel: alivia a indigestão

Para aquelas pessoas que sofrem de indigestão, as propriedades antissépticas do mel alivia a acidez no estômago e melhora a digestão.

Descubra: Como combater a indigestão e o inchaço abdominal?

O mel também neutraliza o efeito dos gases, tornando-se um dos melhores remédios naturais quando se come demais.

Tomar uma ou duas colheres de mel antes de refeições pesadas é a melhor forma de evitar a indigestão. Porém, se você exagerou, coloque mel e limão em uma xícara com água morna para ajudar a conduzir os alimentos no aparelho digestivo.

5. Benefícios curativos do mel: reforça seu nível de energia

Some figure

Os açúcares naturais do mel são fontes saudáveis de calorias e de energia para o corpo. Além de ser fonte de energia, ele também sacia de forma saudável a vontade de se consumir alguma coisa doce.

Combate a fadiga com sua energia natural. Em vez de beber um café, comer bolos ou chocolates, e alimentos que não mantém sua energia alta por muito tempo, procure consumir uma colher de mel natural puro.

6. Benefícios curativos do mel: mantém a pele livre de imperfeições

Devido às suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas, o mel é a última moda nos cuidados com a pele. Aplique um pouco de mel puro diretamente nas imperfeições e deixe que a pele absorva suas propriedades medicinais durante toda a noite.

Retire pela manhã com água. Ao realizar esse procedimento regularmente, você notará os benefícios que trará à sua pele.

O mel também pode ser eficaz em outros tratamentos de problemas de pele, tais como eczema, micose e psoríase, auxiliando a acalmar a inflamação e aliviando a secura na região afetada da pele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


    • MedlinePlus. Miel. 2018. Available at: https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/natural/738.html. Accessed 12/01, 2018.
    • Rivero Varona T, Sebastián Maldonado M, Díaz Pérez M, Cuan Corrales M, Martín Reyes O. Uso terapéutico de la miel en el tratamiento de las alveolitis. Revista Archivo Médico de Camagüey 1999; 3 (4). Available at: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1025-02551999000400015&script=sci_abstract&tlng=en. Accessed 12/01, 2018.
    • Vílchez Cáceda H, Flores López O. Efecto sobre la concentración de glucosa, colesterol y triglicéridos en ratas albinas alimentadas a dosis repetidas (28 días) con miel de abeja en etanol. Horizonte Médico 2018; 18 (4): 61-69. Available at: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1727-558X2018000400009&script=sci_arttext&tlng=en. Accessed 12/01, 2018.
    • Zamora LG, Arias ML. Calidad microbiológica y actividad antimicrobiana de la miel de abejas sin aguijón. Revista biomédica 2011;22 (2): 59-66. Available at: http://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=31370. Accessed 12/01, 2018.
    • Fundación Española de la Nutrición. Miel. http://fen.org.es/mercadoFen/pdfs/miel.pdf
    • Can Fam Physician. 2014 Dec; 60(12): 1107–1110. Honey for treatment of cough in childrenhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4264806/

The Open Nutraceuticals Journal. (2010). Antioxidant Properties of Honey and Its Role in Preventing Health Disorder. https://pdfs.semanticscholar.org/2966/ddee962caccc9f9b810d0e9989732c571f3a.pdf
Mcloone, Pauline & Oluwadun, Afolabi & Warnock, Alison & Fyfe, Lorna. (2016). Honey: A Therapeutic Agent for Disorders of the Skin. Central Asian Journal of Global Health. 5. 10.5195/cajgh.2016.241.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.