5 tônicos faciais caseiros para ter sua pele em excelente estado

· 25 de setembro de 2015
Ao optar por desenvolver nossos próprios tônicos faciais caseiro, evitamos o risco de sofrer qualquer alergia causada pelos componentes de tônicos sintéticos e artificiais que podem alterar o nosso pH.

Hoje, existem muitos fatores que afetam de forma negativa a aparência e saúde da pele: a má alimentação, a contaminação, a desidratação, a exposição excessiva ao sol, a poluição, os produtos cosméticos convencionais, etc. Neste artigo você vai aprender a como combater o envelhecimento, a flacidez e os problemas de pele com estes tônicos faciais caseiros para ter sua pele em excelente estado.

Eles são preparados com produtos naturais como a cenoura, o pepino, o limão ou o vinagre e livre de produtos químicos.

Por que devemos usar tônicos faciais caseiros?

Com o passar dos anos, devemos ficar cientes dos cuidados específicos e necessários para a nossa pele se quisermos evitar que ela pareça flácida, desvitalizada e com rugas e imperfeições.

Embora muitas pessoas hidratem a pele todos os dias, muitas esquecem que existe um passo anterior fundamental: o tônico facial.

Devemos usar um tônico facial duas vezes por dia:

  • Ao levantarmos, após lavarmos o rosto com água fria e antes de hidratá-la.
  • À noite, antes de dormir, primeiro devemos nos demaquilar e, em seguida, aplicar o tônico. Se quisermos, podemos hidratar ou nutrir a pele do rosto novamente.

É muito importante escolher um tônico facial caseiro, livre de álcool e outros ingredientes agressivos para a pele. Esses componentes sintéticos alteram o pH natural, permitindo a entrada de substâncias tóxicas através dos poros e, a longo prazo, eles causam um efeito ricochete no aspecto de nosso rosto.

Recomendamos a leitura: Prepare estes tônicos naturais e exiba um rosto incrível

Tônicos faciais caseiros de cenouraComo-fazer-sabao-caseiro-de-cenoura-para-cuidar-da-pelel-500x334

Se quisermos nos expor ao sol para conseguir uma pele bronzeada e ao mesmo tempo saudável, podemos recorrer a este tônico facial caseiro de cenoura, que nos permitirá proteger a pele dos raios solares enquanto fornece betacaroteno, um nutriente que nos proporciona um tom de pele uniforme e de bom aspecto.

O mais recomendável e prático é aproveitar para fazer um tratamento duplo, interno e externo.

Todas as manhãs em jejum, tomaremos um suco de cenoura e aplicaremos um pouco deste mesmo suco sobre a nossa pele.

Pepino e limãoPepino-e-limao-500x334

Este tônico facial caseiro e 100% natural também é ideal para combinar o tratamento oral e tópico, potencializando seus efeitos benéficos.

Vamos bater no liquidificador um pepino médio e meio limão. Se eles forem orgânicos, evite remover a casca.

O pepino, que é muito rico em água e muito refrescante, também limpa e desinflama a pele do rosto, o que é muito útil quando acordamos com o rosto ou as pálpebras inchadas.

O limão é um grande limpador, ideal para a pele com acne, cravos ou manchas.

Tônicos faciais caseiros de vinagre de maçãVinagre-de-maça-saude-500x289

Este simples tônico é um segredo que as mulheres têm usado nas décadas recentes.

Só precisamos ter um vinagre de maçã de primeira qualidade, orgânico e não pasteurizado, para que contenha todas as vitaminas e minerais. Dessa forma, este tônico não é apenas econômico, mas vai fornecer muitos nutrientes para a nossa pele.

O vinagre é um alimento ácido, e a pele do nosso rosto, que também tem um pH ácido (entre 4,2 e 5,6 aproximadamente), também deve ser mantida nessa acidez se quisermos evitar o ressecamento ou que pareça sem vida.

Elaboração

  • Misture uma parte de vinagre de maçã para quatro partes de água natural.
  • O cheiro do vinagre desaparecerá em poucos minutos.

Água de rosasRosa-500x334

A água de rosas é o líquido que se extrai da destilação das pétalas desta flor. Seu aroma é delicioso, romântico e muito feminino e, além disso, proporciona firmeza e vitalidade para a pele.

Suas propriedades adstringentes também fecham os poros, eliminam o excesso de gordura e reduzem a vermelhidão dos capilares dilatados. Este tônico também equilibra, refresca e suaviza a pele.

Podemos comprar a água de rosas em casa de ervas ou lojas de produtos asiáticos.

Veja também: Aprenda a receita do sabonete natural com babosa e mel

AlecrimComo-preparar-alcool-de-alecrim-500x334

Este tônico também é um antigo remédio de beleza, já que o alecrim é uma planta medicinal muito benéfica para melhorar a circulação e a aparência da pele.

Nós podemos prepará-lo de duas maneiras diferentes:

  • Podemos colocar para macerar o vinagre de maçã com o alecrim fresco, depois misturaremos em partes iguais com água natural.
  • Misture duas colheres de chá de água natural (cerca de 10 ml) com 15 gotas de óleo essencial de alecrim.

Neste caso, nós deveremos sempre agitar a mistura antes de aplicá-la e, de preferência, usaremos um borrifador.