5 tipos de exercício de Pilates para reduzir a cintura, quadril e coxas

11 de dezembro de 2018
Além de fazer estes exercícios é muito importante fazer cinco refeições por dia, beber bastante água e manter uma dieta saudável e equilibrada.

Algumas regiões do corpo tendem a acumular mais gordura que outras. Neste artigo, vamos te apresentar alguns tipos de exercício de Pilates ideais para reduzir a gordura acumulada na cintura, quadril e coxas, de uma forma natural e com resultados espetaculares.

Em geral as regiões onde mais se acumulam gorduras são a cintura, o quadril e as coxas. Este problema é bastante comum entre as mulheres, seja por genética ou por maus hábitos que conservamos diariamente.

Como consequência, podemos sentir baixa autoestima ou, inclusive, ter problemas de saúde física que poderão nos afetar de diferentes maneiras.

Para combater os acúmulos de gordura não há um método simples que torne efetivo os resultados. Dessa forma, devemos ser conscientes que nisso influem vários fatores, os quais teremos que controlar para reduzir o problema e nos sentirmos satisfeitos com os resultados.

Exercício de pilates para reduzir a cintura, quadril e coxas

Elevação de pernas

Exercícios para reduzir medidas das pernas

Neste exercício de pilates, é fundamental a concentração e o equilíbrio. Primeiramente, deite-se de lado com a cabeça apoiada sobre o braço e as pernas esticadas uma sobre a outra.

Suba a perna de cima, deixando-a totalmente esticada. Enquanto faz esta prática, deve-se contrair os músculos abdominais e você deve evitar arquear a parte baixa das costas (a lombar).

Outra posição que você pode usar é apoiando suas mãos sobre o chão. Uma vez feito isso, estenda a perna direita para fora e para trás de tal modo que forme uma linha reta com o tronco.

Para quaisquer das posições, você deve manter o equilíbrio pelo menos 5 segundos, então deve-se fazer 20 repetições e mudar de lado.

Tesoura

Exercício de Pilates para reduzir a cintura, quadril e coxas

Deite-se de barriga para cima e eleve uma das pernas para alto, mantendo a outra perna esticada no chão. Procure elevar a perna o mais alto, mas sem levantar as costas, volte a subir a perna lentamente durante 30 vezes e depois faça com a outra perna.

Praticar exercícios de pilates ajuda muito a reduzir gordura acumulada. No entanto, tais exercícios devem ser combinados com algumas mudanças de hábitos.

Elevação lateral

Exercício de pilates para reduzir medidas das coxas

Para este exercício de pilates, você terá que deitar de lado com o cotovelo flexionado para manter as costas retas. Mova a perna ligeiramente para frente dos quadris, isso ajudará a manter o equilíbrio e proteger a região lombar.

Você deve evitar mover o quadril ou as costas; deve movimentar, subindo e descendo, apenas a perna completamente esticada.

Leia mais: Conheça os benefícios do alongamento regular

Sereia

Exercícios para melhora a forma física

Este exercício de pilates é ideal para reduzir a cintura e com ele também se busca alongar a coluna.

Primeiramente, sente-se no chão com as pernas dobradas para o lado esquerdo. Suas costas devem estar retas e deve-se contrair bastante o abdômen. Enquanto inspira, levante o braço direito esticando suavemente e faça com ele uma curva sobre a cabeça.

Incline ligeiramente o tronco, a partir do quadril para cima na mesma direção do braço, procure manter esta posição por alguns segundos e volte lentamente a posição inicial.

Coloque a mão sobre o chão e depois faça com o outro lado, esticando o quadril para cima dentro de suas possibilidades, aos poucos o corpo irá cedendo e este alongamento tende a ser mais expansivo. Procure manter a postura por alguns segundos e repita por 5 vezes.

Arco

Exercício de pilates para tonificar os glúteos

Este exercício de pilates trabalhará glúteos, cintura e pernas. Para iniciar, você deve se deitar de barriga para cima com o corpo completamente esticado. Depois, flexione as pernas e segure os tornozelos com suas mãos pela parte exterior. 

Com o corpo e os quadris no chão, faça duas respirações profundas e estique o corpo, o máximo que conseguir, mas mantendo essa posição.

Inspire e aperte o arco (conforme a imagem), mantendo as coxas pressionadas, não esqueça de contrair o abdômen. Em seguida, levante o peito e a cabeça (com as mãos apoiadas atrás) e eleve, a partir do abdômen, o corpo suavemente, sentindo a pressão na região do tronco e das coxas. Procure não perder a tensão no arco.

Expire suavemente, voltando para a posição inicial no chão e então descanse alguns segundos.

Repita a postura anterior, considerando que o arco deve estar bem tensionado e o corpo deve ficar apoiado apenas pelo abdômen. Procure manter a postura de 20 segundos a um minuto, respire suavemente e evite perder o controle da posição.

Por fim, volte a descer suavemente, retire o arco, estique braços e pernas e relaxe por alguns segundos.

Veja também: Os 9 melhores alongamentos para ficar em forma

Conselhos para melhores resultados

Para obter melhores resultados com estes exercícios de pilates é muito importante considerar outros fatores como a alimentação.

  • Inclua em sua dieta uma ampla variedade de vegetais, frutas, cereais integrais, grãos e peixes.
  • Evite o consumo de alimentos com altos níveis de colesterol e gordura; evite as frituras, o fast-food, as bebidas gasosas, entre outros.
  • Beba, pelo menos, dois litros de água diariamente.
  • Divida a comida em pequenas porções para várias hora do dia.

NOTA: Algumas imagens são meramente ilustrativas.