5 soluções naturais para as unhas encravadas

· 17 de junho de 2018
Para aliviar a dor causada por unhas encravadas e evitar que a condição piore, é muito importante usar remédios que nos ajudem a desinfetar a região e favoreçam a extração da unha.

As unhas encravadas são um problema doloroso que afeta de forma recorrente a muitas pessoas. Com grande impotência, muitas se resignam às visitas constantes ao podólogo para evitar que se agrave.

Neste artigo compartilhamos as 5 melhores soluções naturais para aliviar a dor e a inflamação que as unhas encravadas causam. Estes remédios caseiros nos permitirão superar melhor este transtorno e evitar que volte a aparecer.

O que são as unhas encravadas?

Infecção por unha encravada no dedão

Quando alguma porção da unha do pé cresce de forma incorreta, pode chegar a se incrustar na pele. Deste modo, as unhas encravam e causam vermelhidão, inchaço e dor e, em alguns casos, também infeccionam. Na maioria das vezes este problema ocorre nos dedões.

O problema das unhas encravadas é que costumam acontecer cada vez que uma unha cresce. Porém, também pode ser algo pontual por ter a cortado errado (muito arredondada, por exemplo). Outros fatores também influenciam, como o sapato, as lesões nos pés ou uma má higiene.

Existem diferentes tratamentos médicos para as unhas encravadas. Porém, o importante é que o método escolhido não danifique a unha e nem implique numa recorrência do problema ou efeitos secundários para a saúde.

Algumas soluções não cirúrgicas oferecem bons resultados hoje em dia.

Tratamento natural

Temos diferentes soluções naturais ao nosso alcance para reduzir a dor e a inflamação que as unhas encravadas causam. Estes remédios tem a grande vantagem de que são fáceis de consegui e de aplicar, e não implicam em riscos para a saúde. Porém, deverão ser acompanhados de um tratamento médico adequado.

Para conseguir resultados efetivos devemos usar alimentos e plantas medicinais que tenham propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, também precisaremos de remédios que nos ajudem a prevenir possíveis infecções.

Pessoa fazendo tratamento para as unhas encravadas

Soluções caseiras para unhas encravadas

A seguir citamos as melhores soluções caseiras para aliviar as unhas encravadas:

1. Mel de manuka

Ainda que qualquer tipo de mel possa ser benéfico para este tratamento, o mel de manuka se destaca por ter um efeito curativo muito potente.

O que fazer?

  • Ao aplicar mel sobre a unha encravada reduzimos a inflamação, prevenimos a infecção e amolecemos a pele para facilitar a extração da unha.

2. Alho

Um dos remédios caseiros mais habituais para este problema é o alho. Este superalimento age como um antibiótico e anti-inflamatório natural.

O que fazer?

  • Só temos que pôr um pedaço de dente de alho sobre a unha encravada e deixá-lo agir durante a noite.

3. Limão

O limão é um grande desinfetante natural que também reduz o inchaço que as unhas encravadas causam.

O que fazer?

  • Podemos partir um limão pela metade, fazer um buraco no centro dele e enviar o dedo com a unha encravada dentro.
  • Deixe que o limão atue no local por meia hora.

O limão serve como tratamento para as unhas encravadas

4. Sais de Epsom

Estes sais minerais à base de sulfato de magnésio têm um efeito calmante e desinfetante sobre nossos pés.

O que fazer?

  • Com eles podemos preparar banhos de água quente que serão muito agradáveis e efetivos.
  • Além disso, também podemos usar estes sais para fazer banhos completos relaxantes de todo o corpo.

Veja também: Remédios caseiros para os fungos nas unhas

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio para quase tudo. Graças ao seu teor de vitaminas, minerais, enzimas e ácidos, também pode ser um tratamento para amolecer e desinfetar a pele das unhas encravadas.

O que fazer?

Faça banhos para os pés ou umedeça um algodão e aplique-o sobre a parte afetada.

Cuidado com o sapato

Se costumamos sofrer com este doloroso problema de maneira frequente, deveríamos replanejar alguns hábitos que podem influenciar nele.

Um deles é o sapato, em especial no caso das mulheres. Os sapatos muito estreitos ou de salto alto promovem a má formação dos dedos e as unhas encravadas.

Hoje em dia existem sapatos muito bonitos e femininos que respeitam a forma natural dos dedos do pé. Solas anatômicas adaptadas à curvatura da planta e uma largura adequada na parte da frente serão muito benéficas para os nossos pés.

Como conclusão, sempre deveremos procurar um podólogo diante de qualquer caso de unhas encravadas. Em especial se as sofremos de forma frequente e se costumam infeccionar.

Porém recomendamos usar os remédios caseiros para aliviar os sintomas de forma natural. Também não deveremos nos esquecer de começar a usar um sapato mais adequado.