5 remédios naturais para aliviar a dor nos seios

A dor mamária, também conhecida como mastalgia, é um dos sintomas que, pelo menos uma vez, todas as mulheres já sofreram na vida. Seu aparecimento geralmente ocorre devido à sensibilidade das glândulas mamárias durante as alterações hormonais, embora também possa ocorrer devido a doenças inflamatórias e infecções, como a mastite.
Embora algumas mulheres se preocupem porque a relacionam com o câncer de mama, entidades como a Breast Cancer Foundation apontam que, em geral, esse sintoma não é indício de tal doença. Na verdade, na maioria dos casos, deve-se a uma condição benigna, para a qual não é necessário seguir tratamentos especializados.
Em todo caso, se for dor persistente ou severa, é importante consultar o seu médico para um diagnóstico mais preciso. A partir disso, o profissional poderá determinar se as intervenções farmacológicas são necessárias ou se podem ser aliviadas com alguns cuidados básicos.
Remédios naturais para aliviar a dor nos seios
De acordo com a sabedoria popular, existem certos remédios de origem natural que podem ser úteis para aliviar essa dor. No entanto, não há evidências que sustentem sua eficácia. Em todo caso, seu consumo é seguro para a maioria dos adultos saudáveis, podendo ser experimentados sem problemas.
1. Infusão de hamamélis para aliviar a dor nos seios
Não há evidências que mostrem que a infusão de hamamélis pode proporcionar alívio para sintomas como dor nos seios. No entanto, uma pesquisa publicada em Journal of Inflammation destaca que os extratos vegetais têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Portanto, não é surpreendente que sua aplicação tópica seja benéfica para aliviar esse sintoma. Felizmente, é uma planta leve, que geralmente não causa efeitos colaterais.
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 2 colheres de sopa de hamamélis (20 g)
Preparo
- Primeiro, coloque um copo de água para ferver.
- Quando atingir ebulição, adicione as colheres de sopa de hamamélis.
- Por fim, deixe a bebida repousar durante 20 minutos ou até atingir uma temperatura adequada para uso.
Modo de uso
- Mergulhe um pano ou algodão na infusão e aplique sobre os seios.
- Deixe agir por 10 minutos, massageando continuamente para manter uma leve sensação de calor.
- Repita sua aplicação até que a dor alivie.
Leia também: Sinais de que sofremos de uma má circulação
2. Infusão de malvavisco
Uma publicação no National Center for Biotechnology Information destaca que preparos tópicos de marshmallow foram recomendados para o tratamento de mamilos rachados e dor nos seios. Embora mais evidências sejam necessárias, a essa planta são atribuídas propriedades anti-inflamatórias.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de malvavisco (10 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
- Adicione o malvavisco a uma xícara de água fervente .
- Deixe descansar por 15 ou 20 minutos.
Modo de uso
- Mergulhe um pano de algodão na bebida e aplique nos seios.
- Deixe-o repousar por 10 minutos e repita seu uso duas vezes ao dia.
3. Água de linhaça
A bebida natural de linhaça é um dos remédios para consumo interno que, devido ao seu aporte de nutrientes essenciais, pode facilitar o controle da mastalgia.
Embora mais estudos sejam necessários para avaliar se é realmente uma boa medida terapêutica para esse problema, um estudo publicado em Complementary Therapies in Medicine descobriu que ajuda a diminuir a mastalgia cíclica.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de linhaça (10 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
- Coloque uma colher de sopa de sementes de linhaça em uma xícara de água morna.
- Cubra a bebida e deixe-a repousar durante a noite.
- No dia seguinte, coe e consuma a bebida
Modo de uso
- Beba a bebida com o estômago vazio ou no meio da manhã até sentir alguma melhora.
4. Chá de camomila
A maioria dos remédios caseiros de camomila é segura. O melhor de tudo é que essa planta tem várias aplicações que valem a pena aproveitar. Nesse caso, vamos propor sua ingestão como um suplemento para reduzir as dores nos seios.
De acordo com informações publicadas em Journal of Obstetrics and Gynecology, a camomila é um tratamento seguro, bem tolerado e eficaz para mulheres com dor moderada na mama.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de flores de camomila (10 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
- Primeiro, adicione as flores de camomila em uma xícara de água fervente.
- Depois, deixe a infusão repousar por 10 minutos.
Modo de uso
- Em primeiro lugar, umedeça um pano com a bebida
- Em seguida, aplique-o como compressa sobre os seios.
- Por fim, opcionalmente, consuma a bebida duas vezes ao dia.
Consulte este artigo: Remédio de camomila e salsa para amenorreia ou falta de menstruação
5. Infusão de cavalinha
Até o momento, não há pesquisas que relacionem o consumo de cavalinha ao alívio da mastalgia. No entanto, na cultura popular, é uma planta considerada benéfica.
Segundo alguns depoimentos, o consumo da infusão de cavalinha pode ajudar a reduzir a dor nos seios quando sua origem é a retenção de líquidos que ocorre durante o período menstrual.
Conforme comprovado por um estudo publicado em BMC Complementary and Alternative Medicine, essa planta tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que são úteis contra o acúmulo de fluidos.
Ingredientes
- 1 colher de chá de cavalinha (5 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
- Primeiro, coloque a colher de chá de cavalinha em um copo de água fervente.
- Cubra a bebida e deixe-a repousar até atingir a temperatura ambiente por 10 minutos.
- Por fim, coe e beba.
Modo de uso
- Beba um copo de infusão 2 vezes ao dia, 3 ou 4 dias antes do período menstrual.
Outras considerações contra a dor nos seios
A aplicação dos referidos remédios é um bom complemento contra as dores nos seios. No entanto, a Clínica Mayo faz outras recomendações para lidar com essa dor.
- Usar um sutiã confortável, de um tamanho apropriado.
- Aumentar o consumo de água e sucos saudáveis.
- Evitar o consumo de gorduras saturadas, açúcar e alimentos processados.
- Reduzir o consumo de sal.
- Consumir alimentos ricos em vitaminas A e E.
A dor nos seios é persistente? Se for, o ideal é consultar um médico. Aliás, é bom consultar o profissional antes de ingerir os referidos remédios.
- Smith, R. L., Pruthi, S., & Fitzpatrick, L. A. (2004). Evaluation and Management of Breast Pain. Mayo Clinic Proceedings. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.4065/79.3.353
- Berens, P. D. (2015). Breast pain: Engorgement, nipple pain, and mastitis. Clinical Obstetrics and Gynecology, 58(4), 902–914. https://doi.org/10.1097/GRF.0000000000000153
- Petkewich, R. (2006, April 17). Marshmallow. Chemical and Engineering News. https://doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_6331
- Mirghafourvand, M., Mohammad-Alizadeh-Charandabi, S., Ahmadpour, P., & Javadzadeh, Y. (2016, February 1). Effects of Vitex agnus and Flaxseed on cyclic mastalgia: A randomized controlled trial. Complementary Therapies in Medicine. Churchill Livingstone. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2015.12.009
- Saghafi, N., Rhkhshandeh, H., Pourmoghadam, N., Pourali, L., Ghazanfarpour, M., Behrooznia, A., & Vafisani, F. (2018). Effectiveness of Matricaria chamomilla (chamomile) extract on pain control of cyclic mastalgia: a double-blind randomised controlled trial. Journal of Obstetrics and Gynaecology, 38(1), 81–84. https://doi.org/10.1080/01443615.2017.1322045
- Gründemann C, Lengen K, Sauer B, Garcia-Käufer M, Zehl M, Huber R. Equisetum arvense (common horsetail) modulates the function of inflammatory immunocompetent cells. BMC Complement Altern Med. 2014;14:283. Published 2014 Aug 4. doi:10.1186/1472-6882-14-283