5 remédios de ervas que ajudam a combater os joanetes

Algumas plantas medicinais, como a lavanda, têm propriedades anti-inflamatórias que podem nos ajudar a combater o desconforto causado pelos joanetes e impedir que a condição piore.
5 remédios de ervas que ajudam a combater os joanetes

Última atualização: 04 Janeiro, 2021

Se quisermos combater os joanetes naturalmente, precisamos de remédios que tenham propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Nesse sentido, algumas plantas medicinais, como o açafrão, a calêndula ou a lavanda, podem ser muito eficazes. Lembre-se de que antes de optar por qualquer medida, você deve consultar o médico.

Descubra neste artigo quais são os 5 melhores remédios à base de ervas para combater os joanetes. Acabe com o desconforto causado por essa protuberância óssea no dedão do pé com a ajuda dessas plantas medicinais.

O que são os joanetes?

Como combater os joanetes?

Os joanetes aparecem nas articulações da base do dedão do pé e são uma protuberância do osso. Eles se formam quando o osso ou o tecido da articulação do dedo é deslocado, resultando em uma protuberância.

Existem diversos fatores que influenciam seu aparecimento. Entre eles, o formato dos pés e o uso de calçados inadequados.

Existem palmilhas, protetores e corretores que nos ajudam a reposicionar os dedos progressivamente. Você também pode fazer exercícios de reabilitação que podem dar bons resultados a longo prazo. No entanto, em casos extremos, você pode recorrer à cirurgia.

Remédios de ervas para combater os joanetes

Os joanetes, além de antiestéticos, podem se tornar muito incômodos e afetar o seu dia a dia, impedindo a realização das atividades normais. A primeira coisa que você deve fazer é sempre marcar uma consulta para que o médico indique o tratamento mais adequado para o seu caso.

Além disso, é possível fazer uma série de mudanças na sua rotina, começando por usar calçados confortáveis ​​e evitar o salto alto. Por outro lado, também existem plantas que, graças às suas propriedades analgésicas, podem ajudar a reduzir o desconforto.

Queremos esclarecer que é isso que queremos dizer quando falamos em “lutar” contra os joanetes, ou seja, reduzir a inflamação e o desconforto. Nenhum remédio natural é capaz de curar completamente essa doença. Isso só pode ser feito com tratamento médico. Contudo, não significa que os produtos naturais não possam ser um bom complemento.

1. Calêndula

Para começar, podemos combater os joanetes com a calêndula. Essa bela flor de cor laranja é a base de muitas loções de cura para feridas, inflamações, cortes, picadas, etc.

Ao aplicar a calêndula na área afetada, ajudamos a reduzir a inflamação, promovemos uma boa circulação e prevenimos os calos. Então, como usar?

  • Você pode aplicar loções à base de calêndula.
  • Também é possível extrair o suco da flor, já que é necessária pouca quantidade devido à pequena extensão da área.
  • Por último, você também pode aplicar o óleo essencial dessa planta.
Calêndula

2. Camomila

A camomila é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, como mostram várias pesquisas. Dessa forma, quando aplicamos essa flor nos joanetes, podemos acalmar a vermelhidão e evitar que o problema piore.

Além disso, você pode até esse remédio em casa, já que é um chá digestivo muito comum. Então, como usá-lo?

  • Recomendamos a preparação de um banho de pés com infusão concentrada de camomila, deixando repousar por 20 ou 30 minutos. Você pode fazer esse procedimento todas as noites antes de dormir.
  • Além disso, se você quiser melhorar o efeito, também pode massagear a área afetada com óleo essencial de camomila.

3. Cúrcuma

A cúrcuma se destaca por suas muitas propriedades medicinais. Para começar, vários estudos mostraram que é um excelente remédio para tratar a dor, uma vez que é anti-inflamatório e analgésico. Além disso, um de seus componentes, a curcumina, é um dos ingredientes de alguns cremes anti-inflamatórios.

Além disso, pesquisas mais recentes, publicadas na revista Life Sciences, afirmam que a cúrcuma tem propriedades antioxidantes e curativas, de modo que pode ser ideal para aliviar e promover a cura de muitas doenças da pele. Você tem a opção de combinar sua aplicação tópica com seu consumo diário:

  • Uso tópico: é possível aplicar a cúrcuma em pó diretamente sobre os joanetes (com um pouco de água, aloe vera ou óleo), como uma loção curativa.
  • Consumo: recomendamos combinar a cúrcuma com o azeite de oliva e pimenta-do-reino. A combinação da curcumina dessa especiaria com as gorduras saudáveis ​​do azeite e da pimenta multiplica os seus efeitos medicinais.

Porém, por se tratar de um agente mais forte que os demais remédios que aqui propomos, é recomendável consultar o seu médico antes de começar a aplicá-lo, a fim de evitar qualquer interação.

4. Lavanda

lavanda é um dos remédios naturais mais comuns, pois, graças aos seus muitos benefícios, pode aliviar muitos incômodos.

Alguns estudos sugerem que pode ter alguma influência no sistema nervoso, o que lhe confere propriedades anti-inflamatórias e relaxantes. Dessa forma, a lavanda é um bom complemento no combate aos joanetes, pois alivia os desconfortos.

  • Recomendamos aplicar um pouco de óleo essencial de lavanda nos joanetes.
  • Você também pode misturá-lo com azeite de oliva, óleo de amêndoas ou coco para diluí-lo e fazer uma boa massagem nos pés.

Além disso, essa massagem vai produzir um agradável efeito calmante em todo o corpo e deixar um delicioso aroma.

Lavanda

5. Arruda

A arruda é uma planta medicinal que, de acordo com vários estudos, ajuda a aliviar a dor e a reduzir a inflamação. Destaca-se por seu conteúdo de cumarinas, flavonoides e vitamina C.

Essa planta é um ótimo remédio para combater os joanetes naturalmente. Também ajuda a tratar doenças reumáticas, como a artrite e a osteoartrite.

  • Para se beneficiar da arruma, basta preparar uma infusão dessa planta e deixar os pés mergulhados nessa água por pelo menos 15 minutos.
  • Você deve fazer esse banho todos os dias até notar alguma melhora. Depois, você pode passar a fazer 3 vezes por semana. É um remédio muito eficaz. Você só tem que ser paciente.

Como combater os joanetes com remédios naturais?

Todas essas plantas que apresentamos são fáceis de encontrar, podendo ser adquiridas em muitos estabelecimentos.

Sabemos que joanetes podem ser muito dolorosos e afetar a vida diária. Portanto, o ideal é que, diante da menor suspeita, você procure o médico. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, maior será a probabilidade de resolver o problema sem cirurgia.

Além disso, não hesite em usar esses remédios para aliviar a inflamação do joanete e reduzir a dor. Pode ser um verdadeiro alívio!

Pode interessar a você...
7 relaxantes musculares naturais
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 relaxantes musculares naturais

Além dos remédios conhecidos, existem vários relaxantes musculares naturais que, sem causar efeitos colaterais, ajudam a acalmar a tensão muscular.



  • Akbik, D., Ghadiri, M., Chrzanowski, W., & Rohanizadeh, R. (2014). Curcumin as a wound healing agent. Life Sciences, 116(1), 1–7. Available at: https://doi.org/10.1016/j.lfs.2014.08.016. Accessed 28/04/2020.
  • Chainani-Wu, N. (2003). Safety and anti-inflammatory activity of curcumin: a component of tumeric (Curcuma longa). The Journal of Alternative & Complementary Medicine9(1), 161-168. Available at: https://doi.org/10.1089/107555303321223035. Accessed 28/04/2020.
  • Ferrari, J. (2009). Bunions. BMJ clinical evidence2009. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2907787/. Accessed 28/04/2020.
  • Gupta. (2010). Chamomile: An anti-inflammatory agent inhibits inducible nitric oxide synthase expression by blocking RelA/p65 activity. International Journal of Molecular Medicine, 26(6). Available at: https://doi.org/10.3892/ijmm_00000545. Accessed 28/04/2020.
  • Koulivand, P. H., Khaleghi Ghadiri, M., & Gorji, A. (2013). Lavender and the Nervous System. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2013, 1–10. Available at: https://doi.org/10.1155/2013/681304. Accessed 28/04/2020.
  • Preethi, K. C., Kuttan, G., & Kuttan, R. (2009). Anti-inflammatory activity of flower extract of Calendula officinalis Linn. and its possible mechanism of action. Indian Journal of Experimental Biology, 47(2):113-20. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19374166. Accessed 28/04/2020.
  • Raghav, S. K., Gupta, B., Agrawal, C., Goswami, K., & Das, H. R. (2006). Anti-inflammatory effect of Ruta graveolens L. in murine macrophage cells. Journal of Ethnopharmacology, 104(1–2), 234–239. Available at: https://doi.org/10.1016/j.jep.2005.09.008. Accessed 28/04/2020.