5 remédios de ervas que ajudam a combater os joanetes

Algumas plantas medicinais, como a lavanda, têm propriedades anti-inflamatórias que podem nos ajudar a combater o desconforto causado pelos joanetes e impedir que a condição piore.

Se quisermos combater os joanetes naturalmente, precisamos de remédios que tenham propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Algumas plantas medicinais, como o açafrão, a calêndula ou a lavanda, podem ser muito eficazes. Isso nos ajuda a reduzir a dor e a inflamação.

Descubra neste artigo quais são os 5 melhores remédios à base de ervas para combater os joanetes. Acabe com o desconforto causado por esta protuberância óssea no dedão do pé com a ajuda destas plantas medicinais.

O que são os joanetes?

Como combater os joanetes?

Os joanetes são uma protuberância do osso que se forma na articulação da base do dedão do pé. Isso ocorre quando o osso ou tecido da articulação do dedo é deslocado e dá origem a uma protuberância. Entre os fatores que influenciam sua aparição estão o formato dos pés e o uso de calçados inadequados.

Existem palmilhas e corretores que nos ajudam a reposicionar os dedos progressivamente. Você também pode fazer exercícios de reabilitação que podem dar bons resultados a longo prazo. No entanto, em casos extremos, você pode recorrer à cirurgia.

Remédios de ervas para combater os joanetes

1. Calêndula

Para começar, podemos combater os joanetes com a calêndula. Esta bela flor de cor laranja é a base de muitas loções de cura para feridas, inflamações, cortes, picadas, etc. Ao aplicar a calêndula na área afetada, reduzimos a inflamação, promovemos uma boa circulação e prevenimos os calos.

  • Podemos usar loções à base de calêndula (com seus princípios ativos ou homeopáticos).
  • Nós também podemos extrair o suco da flor, já que precisaremos de pouca quantidade devido à pequena extensão da área.
  • Finalmente, podemos também aplicar o seu óleo essencial.
Calêndula

2. Camomila

camomila é uma planta medicinal conhecida devido às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Quando aplicamos esta flor nos joanetes, podemos acalmar a vermelhidão e evitar que o problema piore. Além disso, quase todo mundo tem esse remédio em casa, já que é um chá digestivo muito comum.

  • Recomendamos a preparação de um banho de pés com o chá concentrado de camomila, deixando repousar por 20 ou 30 minutos. Podemos realizar esse procedimento todas as noites antes de dormir.
  • Além disso, se quisermos melhorar o efeito, também podemos massagear a área afetada com óleo essencial de camomila.

3. Açafrão

O açafrão é um superalimento que se destaca por suas muitas propriedades medicinais. Para começar, é um excelente remédio para tratar a dor, uma vez que é anti-inflamatório e analgésico. Além disso, tem virtudes antioxidantes e curativas, por isso é o tratamento ideal para muitos transtornos.

Podemos combinar sua aplicação tópica com seu consumo diário:

  • Uso tópico: podemos aplicar o açafrão em pó diretamente sobre os joanetes (com um pouco de água, aloe vera ou azeite), como uma loção curativa.
  • Consumo: recomendamos combinar o açafrão com o azeite de oliva e pimenta-do-reino. A combinação do açafrão com as gorduras saudáveis ​​do azeite e da pimenta multiplica os seus efeitos medicinais.

4. Lavanda

lavanda é um dos remédios naturais mais comuns, e graças aos seus muitos benefícios, pode aliviar muitos distúrbios. Suas propriedades anti-inflamatórias e relaxantes o tornam uma solução muito eficaz para combater os joanetes e evitar que eles se agravem.

  • Recomendamos aplicar um pouco de óleo essencial de lavanda nos joanetes.
  • Também podemos misturá-lo com azeite de oliva, óleo de amêndoas ou coco para diluí-lo e fazer uma boa massagem nos pés.

Além disso, esta massagem irá produzir um agradável efeito calmante em todo o nosso corpo e nos impregnará com um delicioso aroma. Portanto, também é um remédio para prevenir a insônia.

Lavanda

5. Arruda

A arruda é uma planta medicinal que ativa a circulação, acalma a dor e reduz a inflamação. Graças ao seu conteúdo de cumarinas, flavonoides e vitamina C, esta planta é um ótimo remédio para prevenir e combater os joanetes naturalmente. Também ajuda a tratar doenças reumáticas, como a artrite e a osteoartrite.

Vamos preparar uma infusão de arruda, na qual mergulharemos os pés por pelo menos 15 minutos. Devemos fazer este banho de pés todos os dias até notarmos melhorias. Depois, podemos realizá-lo 3 vezes por semana.

Estes são remédios muito eficazes, mas é preciso ter paciência para ver os resultados.

Recomendados para você