5 recomendações para remover a cera dos ouvidos
Muitas pessoas consideram a cera nos ouvidos como anti-higiênica. No entanto, como com outras secreções do corpo, essa substância desempenha um papel protetor.
Também conhecido como cerúmen, é um agente de limpeza responsável por lubrificar o canal auditivo e protegê-lo contra o ataque de bactérias, fungos ou insetos.
Em condições normais, as células que a produzem facilitam sua expulsão para o exterior. Quando é secretada em grandes quantidades, ou adere à poeira, pode formar tampões que causam desconforto no ouvido.
É então que somos forçados a buscar métodos para remover a cera dos ouvidos, já que esse bloqueio provoca zumbidos incômodos e dificuldades na audição.
Como fazer isso corretamente? Existem muitas soluções caseiras que podem ser úteis para nunca recorrer aos cotonetes de algodão.
Erros ao remover a cera dos ouvidos
Antes de saber como remover a cera dos ouvidos, é importante ressaltar a importância desta substância. Isso, acima de tudo, porque muitos ignoram seu papel protetor.
No esforço para manter uma boa higiene pessoal, algumas pessoas procuram remover qualquer vestígio de cera por limpeza excessiva.
Como resultado, o canal auditivo fica ressecado e as chances de infecções bacterianas e virais aumentam.
Outra das ações erradas que normalmente são cometidas é a limpeza com cotonete, lápis ou qualquer outro objeto contundente.
Embora pareça inofensivo, estes empurram a cera para dentro e podem causar lesões graves.
Visite este artigo: Dicas para higienizar corretamente os ouvidos
Recomendações para remover a cera dos ouvidos corretamente
Quando o excesso de cera nos ouvidos produz dor ou redução da audição, é importante consultar um especialista para encontrar a melhor solução.
Se o caso for leve, ou se a sua acumulação não for visível, podem ser usados alguns remédios naturais.
1. Solução salina
Uma combinação de água e sal pode ajudar a remover os restos de cera para evitar bloqueios no canal auditivo.
Esta solução suaviza a substância e, portanto, torna mais fácil a sua expulsão.
O que deve fazer?
- Prepare uma solução salina com água morna e sal.
- Corte um pedaço de algodão e mergulhe no líquido.
- Incline a cabeça para o lado e coloque o algodão na entrada do ouvido.
- Deixe-o atuar por 3 minutos e vire a cabeça para o lado oposto para drenar os resíduos.
- Limpe a área ao redor do ouvido para deixá-la completamente limpa.
2. Azeite de oliva
O azeite de oliva contém vitamina E e ácidos graxos que ajudam a manter o ouvido lubrificado para prevenir o desenvolvimento de infecções.
Sua aplicação suaviza a cera e permite que a substância saia sem sofrer agressões nas partes internas.
O que deve fazer?
- Despeje um pouco de azeite quente em um conta-gotas e aplique 2 ou 3 gotas em cada ouvido.
- Incline a cabeça para que o ingrediente chegue ao interior.
- Então, vire a cabeça para drenar.
- Use, pelo menos, uma vez por semana.
3. Água oxigenada
Um dos usos alternativos que podemos dar à água oxigenada é a limpeza dos ouvidos. Não é agressiva para os tecidos e pode ajudar a desinfetar a área para evitar a proliferação de germes.
O que deve fazer?
- Combine partes iguais de água oxigenada a 3% e água morna.
- Mergulhe um pedaço de algodão no líquido e incline a cabeça.
- Coloque várias gotas dentro do ouvido e deixe agir por 3 minutos.
- Drene os resíduos e limpe as partes externas com um pano.
Veja também: Usos da água oxigenada
4. Óleo de parafina
Este produto pode ser comprado em qualquer farmácia. Sua textura oleosa lubrifica o canal auditivo e suaviza a cera para remover a cera dos ouvidos.
O que deve fazer?
- Coloque um pouco de óleo quente em um conta-gotas e aplique até 3 gotas dentro dos ouvidos.
- Mantenha a cabeça inclinada alguns minutos e drene os resíduos.
5. Glicerina
A glicerina é uma solução eficaz para vários problemas de ouvidos. Embora não seja aplicada em excesso, seu uso regular permite suavizar os restos de cera para limpar o canal.
O que deve fazer?
- Coloque 3 gotas de glicerina em cada ouvido, incline a cabeça e deixe agir durante 3 minutos.
- Use uma vez por semana.
Depois de aplicar esses remédios, você deve sentir uma melhora nos sintomas. Se não for o caso, é mais conveniente fazer uma consulta com um otorrinolaringologista.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aaron K., Cooper, T., Warner, L., Burton, M. (2018). Gotas óticas para la eliminación del cerumen. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://www.cochrane.org/es/CD012171/ENT_gotas-oticas-para-la-eliminacion-del-cerumen
- Centros para el Control y la prevención de enfermedades. (2022). Infección de oído. CDC. Consultado el 24 de agosto del 2023. https://www.cdc.gov/antibiotic-use/sp/ear-infection.html
- Children’s Minnesota ORG. (s.f). El aceite mineral para la limpieza de los oídos. Children’s Minnesota ORG. Consultado el 24 de agosto del 2023. https://www.childrensmn.org/educationmaterials/childrensmn/article/21798/el-aceite-mineral-para-la-limpieza-de-los-oidos-/
- Clínica Mayo. (2022). Oclusión por cerumen. Clínica Mayo. Consultado el 24 de agosto del 2023. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/earwax-blockage/diagnosis-treatment/drc-20353007
- Harvard Medical School. (2021). Got an ear full? Here’s some advice for ear wax removal. Harvard Health Publishing. Consultado el 24 de agosto del 2023. https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/got-an-ear-full-heres-some-advice-for-ear-wax-removal
- Hornibrook, J. (2012). Where there’s smoke there’s fire–ear candling in a 4-year-old girl. New Zealand Medical Journal, 125(1367), 138-40. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23321892/
- Olajide, T., Usman, A., & Eletta, A. (2015). Knowledge, Attitude and Awareness ofHazards Associated with Use of Cotton Bud in a Nigerian Community. International Journal of Otolaryngology and Head & Neck Surgery, 4, 248-253. http://eprints.abuad.edu.ng/303/
- Orejas, J., Garrido, M., Velasco, J., Mata, J., Bachiller, R., Ramírez. B. (2015). Extracción de la cera de los oídos. Revista de Pediatría de Atención Primaria, 17(67). https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322015000400021&lng=en&nrm=iso&tlng=en
- Pereira, A. C., & Teles, M. J. (2013). Eficácia dos cerumenolíticos-Uma revisão baseada na evidência para Cuidados Primários. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 29(3), 172-8. https://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/11069
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.