5 máscaras faciais com ovo para embelezar sua pele
A aplicação de máscaras faciais com ovo pode ser um bom complemento para embelezar a pele. Embora haja pouca evidência sobre as aplicações dermatológicas do ovo, é um ingrediente que desde os tempos antigos faz parte de muitos preparativos para o cuidado da pele e do cabelo.
O melhor de tudo é que está ao alcance de todos e pode ser combinado com muitos outros ingredientes para obter vários tratamentos. Você tem interesse em experimentá-las? No espaço a seguir, vamos compartilhar várias opções.
Máscaras faciais com ovo para cuidar da pele
O ovo é um ingrediente reconhecido por suas contribuições nutricionais. Embora se acreditasse há muito tempo que ele prejudicava os níveis de colesterol, agora é reconhecido como um alimento saudável e muitas das alegações feitas a seu respeito foram negadas.
De acordo com os dados coletados no site SELF Nutrition Data, os ovos são uma fonte de nutrientes, como:
- Vitamina A.
- Folato.
- Vitamina B5, B12 e B2.
- Fósforo.
- Selênio.
- Quantidades decentes de vitaminas D, E, K, vitamina B6, cálcio e zinco.
Entre outras coisas, como aponta uma publicação do American Journal of Clinical Nutrition, o ovo é uma fonte biodisponível de luteína e zeaxantina, especificamente na gema. Essas substâncias, assim como as vitaminas e os minerais, são benéficas para a saúde da pele.
Segundo informações publicadas em Clinics in Dermatology, luteína e zeaxantina estão presentes na pele. Em geral, essas substâncias carotenoides ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Além disso, também podem influenciar na hidratação e na elasticidade.
1. Máscara para tonificar o rosto
Evidências anedóticas sugerem que a aplicação de máscaras de ovo pode contribuir para tonificar a pele. No entanto, não há evidências científicas para apoiar essas alegações. De qualquer forma, é um tratamento suave que você pode integrar na sua rotina de beleza.
Ingredientes
- 1 clara de ovo
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (40 g)
Preparo
- Bata uma clara de ovo e misture com duas colheres de iogurte natural.
Modo de aplicação
- Primeiro, limpe o rosto com água e sabão, seque bem e espalhe a máscara.
- Deixe agir durante 30 minutos e, para terminar, enxágue com água fria.
- Repita seu uso ao menos 3 vezes por semana.
Veja também: 4 máscaras com canela para ter o cabelo perfeito
2. Máscara para o contorno dos olhos
A pele ao redor dos olhos é delicada e requer cuidados especiais. Combinando ovo com óleo de abacate você pode obter um tratamento simples para nutrir essa área do rosto.
De acordo com a revista científica International Journal of Molecular Sciences, os ácidos graxos do óleo de abacate ajudam a proteger a pele contra as agressões dos raios ultravioleta.
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de óleo de abacate (15 g)
Preparo
- Bata um ovo e misture com uma colher de óleo de abacate.
Modo de aplicação
- Remova a maquiagem da pele e aplique a máscara com a ajuda de um pincel.
- Deixe secar durante 20 ou 30 minutos e enxágue.
- Use-a ao menos 2 vezes por semana.
3. Máscara para a pele oleosa
Embora o ovo não consiga curar a pele oleosa, sua aplicação ajuda a conquistar um rosto mais fresco e macio. Nesse caso, vamos misturar com aveia, um ingrediente que ajuda a hidratar e proteger a pele, de acordo com algumas pesquisas.
Ingredientes
- 1 clara de ovo
- 2 colheres de sopa de aveia (20 g)
Preparo
- Bata uma clara de ovo e misture com a aveia.
- Depois de obter uma pasta grossa, use-a.
Modo de aplicação
- Aplique a máscara em seu rosto, concentrando-se nas áreas mais oleosas.
- Deixe agir por 20 minutos e enxágue.
- Aplique 2 ou 3 vezes por semana, conforme julgar necessário.
4. Máscara para cravos
A textura pegajosa da clara de ovo é muito útil para remover resíduos e células mortas que entopem os poros. Para melhores resultados, propomos misturá-la com um pouco de casca de laranja e leite de coco.
Ingredientes
- 1 clara de ovo
- 1 colher de casca de laranja ralada (10 g)
- 2 colheres de sopa de leite de coco (20 ml)
Preparo
- Adicione uma clara de ovo em uma tigela e misture com a casca de laranja ralada e o leite de coco.
- Mexa todos os ingredientes até obter uma pasta.
Modo de aplicação
- Aplique a máscara no rosto limpo, cobrindo todas as áreas com cravos.
- Deixe agir por 20 ou 30 minutos e, antes de enxaguar, faça movimentos circulares suaves para facilitar a esfoliação.
- Remova os excessos com água morna.
- Use 2 vezes por semana.
Recomendamos a leitura: 7 esfoliantes caseiros e naturais para eliminar os cravos
5. Máscara com ovo e banana
Para terminar, podemos fazer um creme hidratante caseiro com ovo, banana e mel. Essa combinação nos permite atenuar o excesso de ressecamento e desfrutar de uma tez mais macia.
Ingredientes
- 1 ovo
- ½ banana madura
- 2 colheres de sopa de mel (50 g)
Preparo
- Coloque o ovo em uma tigela e misture-o com metade de uma banana madura.
- Adicione o mel e mexa tudo até obter uma pasta cremosa.
Modo de aplicação
- Esfregue a máscara em todas as áreas que deseja hidratar e deixe agir por 30 minutos.
- Enxágue com água fria e repita o seu uso 2 ou 3 vezes por semana.
Máscaras faciais com ovo: o que deve ficar claro?
Não podemos esperar mudanças instantâneas ou milagrosas com a aplicação dessas máscaras de ovo. No entanto, seu uso regular é um bom complemento para ter uma tez mais macia, hidratada e protegida. Escolha a que você mais gostar e a inclua na sua rotina de beleza.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Huopalahti, R., López-Fandiño, R., Anton, M., Schade, R., Recio, I., & Ramos, M. (2007). Bioactive egg compounds. Bioactive Egg Compounds. https://doi.org/10.1007/978-3-540-37885-3
- Roberts, R. L., Green, J., & Lewis, B. (2009). Lutein and zeaxanthin in eye and skin health. Clinics in Dermatology, 27(2), 195–201. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2008.01.011
- Handelman, G. J., Nightingale, Z. D., Lichtenstein, A. H., Schaefer, E. J., & Blumberg, J. B. (1999). Lutein and zeaxanthin concentrations in plasma after dietary supplementation with egg yolk. American Journal of Clinical Nutrition, 70(2), 247–251. https://doi.org/10.1093/ajcn.70.2.247
- Burlando, B., & Cornara, L. (2013). Honey in dermatology and skin care: A review. Journal of Cosmetic Dermatology. https://doi.org/10.1111/jocd.12058
- Fabbrocini, G., & Saint Aroman, M. (2014). Cosmeceuticals based on Rhealba® Oat plantlet extract for the treatment of acne vulgaris. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. https://doi.org/10.1111/jdv.12791
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.