5 maneiras de aromatizar a casa naturalmente

Muitos produtos de limpeza podem ser feitos em casa. Além disso, eles serão melhores e mais baratos. Neste artigo, vamos nos concentrar em alguns aromas naturais simples para dar um cheiro único ao seu lar em poucos minutos.
5 maneiras de aromatizar a casa naturalmente

Última atualização: 01 Julho, 2018

Uma das primeiras qualidades que detectamos ao entrar em nossa casa e em qualquer outra é o aroma. As fragrâncias naturais para os diferentes espaços de sua casa trarão muitos outros benefícios além de seu cheiro incrível. Aqui, vamos apresentar as melhores maneiras de aromatizar a casa naturalmente.

Você sabia que o olfato tem a capacidade de estabelecer conexões neuronais mais rapidamente do que os outros sentidos? Isso explica por que, muitas vezes, nos lembramos de momentos ou experiências através dos cheiros e não através de imagens.

O olfato desempenha um papel fundamental para outras ações na vida, como o amor e a comida. Poucas coisas são mais gravadas em nossa memória do que o perfume daquela pessoa especial ou o aroma daquele prato de que tanto gostamos.

Com esses fundamentos, fica mais do que claro que não há razão para subestimar a importância de ter nossos ambientes bem perfumados. Se você estiver interessado em conhecer diferentes maneiras de aromatizar a casa naturalmente, as dicas a seguir serão muito úteis.

Como aromatizar a casa naturalmente?

Não é necessário recorrer a produtos artificiais, caros e até mesmo prejudiciais para aqueles que sofrem de alergias ou asma. Com estes elementos simples, você pode aromatizar a casa naturalmente e, além disso, economizar.

1. Aromatizante de laranja e canela

Embora seja simples, esta técnica é simplesmente fantástica para proporcionar um aroma gostoso aos seus ambientes. Você só precisa colocar os seguintes ingredientes em uma frasco de vidro:

  • 6 fatias de laranja com casca
  • 3 paus de canela
  • Cravo-da-índia
  • Água fervendo

Depois de encher o frasco com água, o perfume vai aparecer quase instantaneamente. Este aroma cítrico e doce encantará os seus visitantes, então não deixe de experimentar. Além disso, sua duração é de algumas horas.

Canela

2. Aroma cítrico de limão com ervas

Mais uma vez, recorreremos à técnica infalível dos cítricos fatiados. Neste caso, o limão. Tal como acontece com a laranja, vamos colocar em um frasco de vidro três fatias de limão, alguns ramos de alecrim e uma ou duas folhas de louro.

A particularidade desta preparação é que você pode colocá-la em fogo baixo, contanto que use um recipiente que permita isso. Assim, seu aroma inundará o ambiente com um toque suave e refrescante.

3. Aromatizante para o banheiro

Muitas pessoas optam por fazer essas misturas para aromatizar a casa naturalmente com a intenção de colocá-las no banheiro. Se você também decidir fazer isso, experimente a seguinte preparação que não irá desapontá-lo.

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Água, preferencialmente destilada
  • Sal
  • Goma xantana ou gelatina
  • Óleo essencial do aroma que você preferir
  • Álcool de alecrim

Passos que você deve seguir:

  • Aqueça a água até ferver. Calcule um pouco mais de água em relação ao conteúdo do frasco que você usará.
  • Adicione uma colher de chá de sal e mexa.
  • Adicione a goma xantana ou gelatina e mexa novamente. Quanto mais você adicionar, mais viscoso ficará o gel da fragrância.
  • Misture uma colher de chá de álcool de alecrim com o óleo essencial. Deste último, você pode incluir 25 ou 30 gotas.
  • Junte tudo e mexa.
  • Passe para o frasco definitivo.

É melhor usar um recipiente com tampa. Desta forma, podemos abri-lo quando quisermos aromatizar o banheiro ou qualquer outro cômodo da casa.

4. Aroma natural para a sua casa

Para este truque, você precisará de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3 xícaras de água morna
  • 3 colheres de sopa de amaciante de roupa
  • 1 garrafa com spray

Com relação às etapas da preparação, você deve primeiro colocar as 3 colheres de sopa de amaciante de roupas na garrafa. Em seguida, adicione as xícaras de água e, finalmente, o bicarbonato de sódio.

Feche a garrafa e misture bem os ingredientes, agitando-a. Usar esta preparação é extremamente fácil, você só precisa borrifar a mistura nos cômodos da casa que quiser perfumar.

Agora, você provavelmente está se perguntando qual papel o bicarbonato de sódio desempenha nessa solução. A resposta é que o amaciante pode conter corantes que podem manchar suas paredes, cortinas ou outros tecidos. O bicarbonato anulará esse efeito e protegerá sua casa desse problema, além de ajudar a eliminar os odores.

Vela colorida

5. Aromatizante de ambientes com detergente de roupas

Finalmente, apresentaremos outra maneira de aromatizar a casa naturalmente com um spray. Para fazer isso, você precisará de bicarbonato de sódio e sabão líquido para lavar roupas. Como você pode ver, é uma alternativa muito semelhante à anterior.

A medida para a preparação é uma tampa de sabão líquido para cada meio litro de água. Em seguida, adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e agite a garrafa já fechada.

Sim, estas soluções parecem simples demais para ser verdade, no entanto, mesmo simples, estes truques para aromatizar a casa naturalmente são muito poderosos. Experimente as diferentes opções e fique com a que mais lhe agradar. A partir de agora, chegar em casa terá um aroma completamente diferente.

Pode interessar a você...
Aromaterapia, em que consiste?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Aromaterapia, em que consiste?

Como o olfato está diretamente ligado às nossas emoções, pela conexão que mantém com o cérebro, a aromaterapia pode nos ajudar a melhorar em difere...