4 conselhos para vencer o desânimo e a tristeza
A tristeza faz parte da vida, mas parece que a nossa sociedade está sempre valorizando a alegria, o entusiasmo e a vibração. O desânimo e a tristeza, assim como outros sentimentos “negativos”, não têm espaço na mídia, nas revistas femininas ou nas conversas do nosso dia a dia, mas psicólogos alertam que tentar “excluir” esses sentimentos de nossas vidas não é bom.
Isso porque as perdas, frustrações, desentendimentos, dificuldades, carências e tantas outras situações que nos fazem sentir o desânimo e a tristeza são normais. Se lidarmos bem com essas fases difíceis, sairemos fortalecidos e muito mais confiantes para viver plenamente nosso potencial na vida.
Confira algumas dicas para vencer o desânimo e a tristeza:
1. Invista no amor em si mesmo para acabar com o desânimo e a tristeza
Amar a nós mesmos é o primeiro e mais importante passo para uma vida feliz, pois é somente assim que poderemos amar aos outros de verdade.
Nós devemos nos amar, nos cuidar e encontrar maneiras de cultivar a alegria no dia a dia. Algumas boas maneiras de fazer isso são:
Alimente-se bem e cuide da sua saúde
Torne os cuidados com o seu corpo uma rotina diária. Reserve tempo para atividades físicas que lhe proporcionem prazer e invista em uma alimentação balanceada e saudável. Se estiver acima do peso – o que pode contribuir para o desânimo e a tristeza em alguns casos – enfrente o problema e siga um plano de emagrecimento.
Renove o seu guarda-roupa
Um guarda-roupa bem arrumado, repleto de roupas, sapatos e acessórios lindos tem um ótimo impacto no nosso bem-estar. E também é um sinal de cuidado pessoal. Doe ou venda as roupas que você já não gosta (sites como o Enjoei são boas opções para isso) e renove suas peças.
Use roupas que expressem sua personalidade e não deixe de investir na lingerie. Especialistas em moda afirmam que se vestir apropriadamente começa na escolha das roupas íntimas, então, garanta que sua lingerie faça você se sentir mais sexy e atraente também.
Utilize afirmações positivas
Um exercício clássico para melhorar a autoestima é ficar cinco minutos na frente do espelho apenas elogiando a si mesmo. Se uma crítica passar pela sua cabeça (como, por exemplo, “minhas sobrancelhas estão horríveis!”), deixe-a ir embora e faça um elogio a si mesmo em voz alta.
Para funcionar, os elogios devem ser sinceros. Procure olhar nos seus olhos enquanto se elogia e deixe as emoções fluírem.
Você também pode anotar afirmações positivas em cadernos, agendas ou post-its, e espalhar pela casa. O livro “Você pode curar sua vida”, de Louise Hay, tem várias afirmações positivas e curativas que você pode usar no seu dia a dia.
Elimine relacionamentos tóxicos
Os relacionamentos são muito importantes para o nosso bem-estar. Por isso, saiba identificar quais relações são tóxicas para você no momento. Após identificá-las, procure mudar a maneira como se relaciona com essa(s) pessoa(s).
Você merece ser respeitado e, se o outro não concorda, o melhor é abandonar esse relacionamento, que não faz bem nem a você e nem à outra pessoa. Você atrairá pessoas que gostam de você pelo que você é à medida que gostar mais de si mesmo.
2. Conheça-se melhor
Uma boa maneira de afastar o desânimo e a tristeza é conhecer seus próprios sentimentos. Você pode fazer isso usando um diário onde possa escrever todos os dias ou quando sentir vontade. Reserve 15 minutos para esse ritual: vá para um lugar calmo e reservado com uma xícara de chá, acenda uma vela ou incenso e escreva sem se censurar.
Esse estilo livre de escrita é perfeito para fazer aflorar nossos sentimentos mais profundos. Quando terminar, não leia imediatamente o que escreveu.
Guarde o diário e leia-o depois de algumas horas ou até depois de alguns dias. Com o tempo, você conhecerá melhor suas reações a certas pessoas, situações e sentimentos, e poderá lidar melhor com os problemas na vida.
Leia também: Descubra a importância de conectar pensamentos, palavras e sentimentos
3. Regule o sono para combater o desânimo e a tristeza
Acordar e se deitar cedo são hábitos saudáveis que podem espantar a tristeza e o desânimo. Quando vamos deitar depois da meia noite e só acordamos com uma xícara (ou duas) de café, é hora de rever nossos hábitos.
Dormir mal aumenta o estresse e desregula os hormônios, o que pode desencadear ansiedade e depressão. Acordar cedo, tomar um café da manhã saudável e realizar algum tipo de atividade física que proporcione prazer garante uma dose extra de energia que vai durar o dia todo.
4. Faça planos!
Ter um plano de carreira e cultivar sonhos na vida faz com que nos sintamos muito mais motivados para pular da cama todas as manhãs e para batalhar pelos nossos desejos.
Se você “desistiu de sonhar” porque se frustrou no passado, saiba que todas as pessoas de sucesso tiveram que lidar com fracassos ao longo da trajetória, mas nunca desistiram.
Estabeleça planos e metas realizáveis e ponha às mãos à obra para realizá-los. Se necessário, procure ajuda. Você vai se impressionar como o “universo conspira a favor” de quem sabe o quer e luta para consegui-lo.
Se nada der certo, procure ajuda. O desânimo e a tristeza crônicos podem ser sinal de um problema mais sério, como a depressão, que causa alterações químicas no cérebro. Procure a ajuda de um bom terapeuta.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.