4 conselhos para evitar a boca seca
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Em termos médicos, a boca seca é conhecida como xerostomia e indica problemas na boca.
Em condições normais, a boca deve ser mantida hidratada, tanto com a contínua produção de saliva quanto pelas condições de temperatura (com um ar não muito seco).
No entanto, às vezes a cavidade bucal pode passar por diversas mudanças. Uma das mais importantes é o da secura excessiva.
Quais são as causas da secura da boca?
A boca seca pode aparecer por vários motivos, entre os quais destacamos:
- Desidratação
- Reação a medicamentos descongestionantes
- Cigarro
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Quimioterapia
- Algumas doenças: HIV, artrite, Alzheimer
- Menopausa
- Alergias
Leia também: Como curar aftas e feridas na boca
A saliva e a boca seca
A saliva é um fluido produzido pelas glândulas salivares na cavidade bucal. Ela se encarrega de tarefas relevantes, tanto para a saúde oral quanto para o processo digestivo.
- Quando a boca fica seca ou a produção de saliva é insuficiente, pode ser um problema se acontece de maneira regular.
- Assim, sem a saliva a mastigação e a deglutição dos alimentos se tornam praticamente impossíveis. Além disso, a secura também pode causar ferimentos ou rachaduras nos lábios e na boca.
- Também pode levar ao mau hálito e à candidíase, que é um fungo que ataca a mucosa da boca.
Cabe ressaltar que a boca seca também afeta a garganta. Assim, pode influenciar no aparecimento de problemas respiratórios e similares.
Outros dados sobre a boca seca
Ainda que qualquer pessoa possa sofrer com esse problema, a população mais afetada são as mulheres: isso acontece porque a produção de saliva é menor em comparação aos homens.
- Além disso, a menopausa também é um fator desencadeante da boca seca.
- Somado ao anterior, as pessoas com prótese, ou “chapa”, que são dentes postiços, também sofrem mais risco de sofrer com a boca seca. Nesse caso, isso se deve às estruturas artificiais, onde a saliva se adere.
Conselhos para evitar a boca seca
Sejam naturais ou industrializadas, existem algumas alternativas excelentes para hidratar melhor a mucosa da boca.
1. Beber água várias vezes por dia
Em termos de hidratação, o conselho é consumir 8 copos de água ao longo do dia. Além disso, ainda que essa prática evite a boca seca, seus benefícios chegam a todo o corpo.
Os líquidos desempenham um papel fundamental para nosso organismo, composto em cerca de 80% de água, e por isso devem ser consumidos frequentemente, durante o dia inteiro.
Assim, dentre as bebidas, a água é a mais recomendada de todas.
2. Consumir gengibre
As propriedades do gengibre nos permitem combater uma infinidade de problemas de saúde. Além disso, no caso da boca seca, pode ser um grande aliado para evitá-la.
Seu consumo estimula a salivação excessiva, já que torna a boca um local muito mais úmido.
Para conseguir isso, faça o seguinte:
- Primeiramente, pegue um pedaço pequeno de gengibre e, em seguida, mastigue-o durante 3 a 4 minutos.
- Por fim, repita o processo, pelo menos, 3 vezes por dia.
Recomendamos ler: Descubra os 5 benefícios da água com gengibre
3. Suco de limão
Muitas vezes basta cortar um limão, ou simplesmente sentir seu aroma, e a produção de saliva aumenta de forma automática. Essa reação do organismo se deve a sua acidez e sabor indescritíveis.
Portanto, o ideal é aproveitar esse efeito e, por sua vez, obter grandes benefícios do mesmo.
- Primeiramente, prepare uma limonada natural com pouco açúcar e, em seguida, beba várias vezes por dia ajuda a combater a boca seca.
4. Pimenta caiena
A pimenta caiena se destaca por seu forte sabor. Estimula os processos de salivação e, por essa razão, encontra-se na lista de remédios caseiros contra a boca seca.
- Acrescentar um pouco aos pratos principais pode ser uma deliciosa solução.
- Mesmo que não gostemos de comida apimentada, é conveniente tentar incluí-la em nossa dieta aos poucos para aliviar o problema.
- As melhores receitas nas quais incluir esse ingrediente são as sopas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mayo Clinic Staff. (2015, August 25). Dry mouth. Retrieved from
mayoclinic.org/diseases-conditions/dry-mouth/basics/definition/con-20035499 - Tiwari M. (2011). Science behind human saliva. Journal of natural science, biology, and medicine, 2(1), 53–58. https://doi.org/10.4103/0976-9668.82322
- Takahashi K. [Xerostomia and dysphagia]. Clinical Calcium. 2012 Jan;22(1):59-65. http://europepmc.org/article/med/22201100
- National Institute of Dental and Craniofacial Research. Dry Mouth. (2018). Recuperado el 20 de agosto de 2020. https://www.nidcr.nih.gov/health-info/dry-mouth/more-info
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.