15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças
O brinquedo é a forma de viver das crianças. Brincando eles se divertem, eles se relacionam com seus colegas, exploram o mundo, seguem regras, aprendem e até ficam bravos. Os próprios brinquedos despertam o enorme potencial que as crianças têm, mas isso acontece ainda mais se forem brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças.
Por este motivo, sugerimos que você volte ao tradicional com estes 15 brinquedos que estimulam a mente da criança através da observação, memória, lógica, criatividade, relacionamento interpessoal e desenvolvimento de capacidades motoras. Você sabe de quais brinquedos estamos falando? Conheça-os abaixo.
15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças
Embora os jogos eletrônicos e tablets sejam muito populares e existam até páginas educacionais muito divertidas e jogos adaptados para diferentes idades, o uso desses dispositivos deve ser controlado. Isso acontece porque expor as crianças a esses distratores reduz sua capacidade de aprender por meio da exploração do ambiente.
Em relação ao exposto, uma publicação da Kids Health aponta que, para evitar isso, é importante acompanhar a criança durante o tempo em que ela estiver exposta às telas e interagir com ela. Dessa forma, esse período será mais produtivo para o seu aprendizado.
Por outro lado, na hora de selecionar um brinquedo, é sempre bom estar atento às particularidades e habilidades de cada faixa etária. No entanto, essa não deve ser uma limitação tão rígida. Muitos dos brinquedos que oferecemos aos bebês, com certeza, eles continuarão gostando até os 4 ou 5 anos, outros, obviamente, deixarão de interessá-los.
Da mesma forma, um bebê que ainda não completou 6 meses não precisa de muitos brinquedos, pois as fórmulas de estimulação têm a ver com o contato com os pais e com a descoberta do ambiente em que se desenvolve. A seguir, vamos contar quais são os melhores brinquedos para as crianças de cada idade.
Brinquedos para crianças de 6 meses a 1 ano
- Brinquedos empilháveis. Os cubos que se empilham um sobre o outro são o exemplo perfeito dos brinquedos empilháveis. Eles trabalham as habilidades motoras finas do pequeno, assim como a coordenação entre o olho e a mão.
- Brinquedos de encaixe. Geralmente, eles são de formas geométricas ou outras figuras. Além de trabalhar a coordenação entre o olho e a mão, estimulam a observação e a memória.
- Brinquedos com movimento. Tanto os animais quanto os brinquedos que rastejam ou se movem pela ação do bebê capturam sua atenção e estimulam sua participação para alcançar o movimento.
- Fantoche. Eles estimulam a visão, audição e o toque de uma forma divertida. Eles também estimulam o desenvolvimento da linguagem e da comunicação entre os pais e o bebê.
Brinquedos para crianças de 1 aos 3 anos
- Bolas ou balões. Eles podem ter diferentes texturas, cores e tamanhos. Eles trabalham as habilidades motoras da criança. Também promovem o acompanhamento de instruções e ensinam a dividir com outras pessoas.
- Vestir e despir bonecas. Isso ajuda a trabalhar as habilidades motoras finas da criança, além de ajudá-la a cultivar a paciência.
- Animais de plástico. Com estes brinquedos, as crianças aprendem a identificar os diferentes tipos de animais e a imitar os sons que eles fazem. Da mesma forma, eles são úteis para incutir valores.
- Brinquedos musicais. As imitações de tambores, maracas, pandeiros, xilofones, entre outros, estimulam muito os pequenos não só pelo som que emitem, mas pelas cores marcantes que atraem a atenção. Com esses brinquedos, eles descobrem sons e executam seus próprios ritmos.
Brinquedos para crianças dos 3 aos 6 anos
- Jogos de memória ou cartões para associações lógicas. Eles estimulam a observação, a memória e as deduções lógicas.
- Brinquedos de matemática. Ábacos, relógios, dominós de figuras geométricas ou lótus de adição e subtração estimulam a aprendizagem dos conceitos básicos da matemática.
- Quadros de letras magnéticas ou para escrever. Eles favorecem a abordagem do alfabeto e a construção de palavras.
- Jogos de situação. Os instrumentos de um médico, a cozinha, as ferramentas, a loja de alimentos; tudo isso aproxima a criança da realidade. Da mesma forma, eles facilitam o relacionamento com outras crianças e promovem a autoestima.
Brinquedos para todos
- Jogos de construção. Desde pequenos, eles amam construir (e destruir) torres. Isso encoraja o despertar da criatividade e o desenvolvimento da linguagem para contar o que aconteceu com a torre que desmoronou (de novo e de novo).
- Enigmas ou quebra-cabeças. Esses jogos sempre interessam as crianças. Quando são mais bebês, precisamos ajudá-los a encaixar as peças; até que um dia eles fazem isso sozinhos. Estes brinquedos crescem com as crianças. No início, as peças devem ser limitadas. Depois, você pode ir aumentando com o passar da idade.
- Massinha ou areia cinética. Esses brinquedos cativam a todos. Eles trabalham com as habilidades motoras da criança, além de estimular a criatividade. Tenha cuidado com os bebês para que eles não os coloquem na boca.
Algumas recomendações para estimular a aprendizagem das crianças
Os brinquedos para estimular a aprendizagem têm que ser divertidos. O objetivo principal é que as crianças brinquem; a aprendizagem faz parte do processo, mas não é o objetivo final. Deixe as crianças brincarem com o que mais gostarem, sem preconceitos de qualquer espécie.
Da mesma forma, quando elas brincam com outras crianças, há um aprendizado social extra. Eles têm que aprender a negociar e concordar: o que eles vão jogar, como vão jogar, com o que eles vão brincar. Eles podem até brigar e ter acessos de raiva, mas você precisa deixá-los resolver suas diferenças. Lembre-se de intervir apenas quando perceber que é necessário.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Murillo, M. (1996). La metodología lúdico creativa: una alternativa de educación no formal. Congreso de Cartagena de Indias, 1–19. Retrieved from http://www.waece.org/biblioteca/pdfs/d098.pdf
- Díaz, M. D. (2007). THE IMPORTANCE OF PLAYING FOR THE PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT OF CHILDREN. Evaluation, 13, 133–150.
- Farias Fabian, D. J., & Da Costa Spolaor, Gabriel.De Melo Grillo, R. P. E. . (2017). El juego en la educación infantil. Accion Motriz, 19, 7–13.
- Kids Health. Screen Time Guidelines for Babies and Toddlers. Recuperado el 4 de octubre de 2020. https://kidshealth.org/en/parents/screentime-baby-todd.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.