12 razões que explicam por que a cerveja é boa para a saúde
Graças ao seu alto teor de flavonoides e antioxidantes, a cerveja pode nos ajudar a evitar o dano ósseo causado pela menopausa.

Uma cerveja gelada parece ser a melhor bebida para saborear no verão e naqueles dias quentes que tanto nos sufocam. Por tradição, esta bebida também está associada a festas, momentos em família, celebrações ou reuniões entre amigos, entre muitos outros momentos.
O que poucos sabem é que, além de ser refrescante, a cerveja também tem efeitos positivos no organismo quando consumida de forma moderada.
Os profissionais da saúde não recomendam o consumo de cerveja, já que os pacientes acreditam que, por ser saudável, podem bebê-la sem medida. Porém, está comprovado que beber uma ou duas cervejas é benéfico, sempre e quando seu consumo seja feito com responsabilidade.
Algo que vale a pena levar em consideração é que as cervejas podem ter até 220 calorias por porção dependendo de cada marca, sendo outra razão importante para bebê-la moderadamente e evitar problemas de saúde.
Tendo tudo isso claro, vamos conhece a seguir 12 incríveis benefícios desta bebida.
A cerveja combate a insônia
A cerveja contém dois componentes, chamados ácido nicotínico e lactoflavina, que ajudam a pegar no sono. Se depois de tomá-la você logo começar a sentir sono, esta é a razão por trás disso.
Relaxa seus pés
Depois de um dia exaustivo, nossos pés se sentem cansados e podem parecer inchados. Para relaxá-los, podemos submergi-los em um recipiente com cerveja. Graças ao seu efeito efervescente, ela ajuda os pés a relaxarem pouco a pouco.
Reduz o estresse
De acordo com um informe da Clínica Mayo (Estados Unidos), o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater o estresse e a ansiedade. O consumo máximo para mulheres é de 236 ml por dia e para os homens é de 473 ml.
Pele saudável
A cerveja contém vitaminas e antioxidantes que melhoram a saúde da pele, contribuindo para eliminar impurezas e estimulando sua regeneração. De fato, a cerveja faz parte dos tratamentos para o rosto em muitos spas europeus que reconhecem seus benefícios para a pele.
Menopausa
Seu alto conteúdo de flavonoides está relacionado ao aumento da calcitonina, que é essencial para evitar o dano ósseo por trás da menopausa. Além disso, atua como um poderoso antioxidante capaz de prevenir o envelhecimento precoce.
Protege o coração
Beber de forma moderada ajuda a reduzir o risco de sofrer um ataque do coração entre 40% e 60%.
A levedura da cerveja ajuda a diminuir o colesterol ruim, previne o fechamento das artérias, impede a formação de coágulos de sangue e, em geral, melhora a saúde cardiovascular.
Conheça: Os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias
Melhora a memória
Vários estudos determinaram que o teor de silício na cerveja pode ser um fator preventivo de problemas cognitivos e perda de memória. Nesta pesquisa, determinou-se que os que consomem cerveja de maneira moderada têm um menor risco de sofrer de Alzheimer.
Protege os rins
Tomar uma ou duas cervejas ao dia ajuda a conservar os ruins saudáveis. Em uma investigação que foi realizada na Finlândia, foi comprovado que aqueles que bebem cerveja moderadamente podem reduzir até em 40% o risco de desenvolver cálculos renais.
Seus benefícios estão relacionados ao lúpulo, que fortalece o cálcio nos ossos.
Melhora a digestão
A cerveja oferece uma quantidade importante de fibras que atuam como um laxante natural.
Diferentemente de outras bebidas alcoólicas que não contêm fibras, a cerveja pode promover o fluxo intestinal e prevenir problemas gástricos e intestinais, como a prisão de ventre ou a diarreia.
É rica em vitaminas do grupo B
Esta bebida é uma fonte de vitaminas do grupo B. A cerveja escura, em especial, contém vitaminas B3, B6 e ácido fólico (B9).
A vitamina B3 desempenha um papel muito importante na reparação celular, enquanto a vitamina B6 pode aliviar a tensão pré-menstrual. O ácido fólico tem mostrado resultados positivos na prevenção de câncer de cólon.
Melhora a saúde dos olhos
Várias pesquisas realizadas no Estados Unidos e Canadá revelaram que tomar duas cervejas por dia pode reduzir o risco de cataratas.
Leia também: Prevenção e tratamento natural da catarata
Este benefício seria especialmente relevante para as pessoas que sofrem de diabetes, já que são as que têm maior risco de desenvolver este problema ocular.
A cerveja pode ser um remédio contra os resfriados
Tomar cerveja quente quando se sofre de resfriados pode ajudar a controlar os sintomas e acelerar a recuperação. A cevada quente estimula a circulação sanguínea e a respiração, reduzindo as dores musculares e fortalecendo o sistema imunológico.
Como fazer?
- Coloque para ferver uma garrafa de cerveja em banho-maria e, em seguida, acrescente quatro colheres de sopa de mel.
- LEAKE,C.D., and SILVERMAN, M: “Alcoholic beverages in clinical medicine”, Year Book Medical
Publishers, Chicago, 1966, 160p. - GASTINEAU, D.F. DARBY, W.J, and TURNER, T.B EDS: Fermented food beverages in nutrition,
Academic Press, New York, 1979, 537p. - The american journal of Medicine. Association between alcohol consumption and both osteoporotic fracture and bone density. (2009)DOI: amjmed.com/article/S0002-9343(08)00109-5/fulltext
- Ganry O, et al. Effect of alcohol intake on bone mineral density in elderly women: The EPIDOS Study.
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10965974