12 razões que explicam por que a cerveja é boa para a saúde

7 de abril de 2016
Graças ao seu alto teor de flavonoides e antioxidantes, a cerveja pode nos ajudar a evitar o dano ósseo causado pela menopausa.

Uma cerveja gelada parece ser a melhor bebida para saborear no verão e naqueles dias quentes que tanto nos sufocam. Por tradição, esta bebida também está associada a festas, momentos em família, celebrações ou reuniões entre amigos, entre muitos outros momentos.

O que poucos sabem é que, além de ser refrescante, a cerveja também tem efeitos positivos no organismo quando consumida de forma moderada.

Os profissionais da saúde não recomendam o consumo de cerveja, já que os pacientes acreditam que, por ser saudável, podem bebê-la sem medida. Porém, está comprovado que beber uma ou duas cervejas é benéfico, sempre e quando seu consumo seja feito com responsabilidade.

Algo que vale a pena levar em consideração é que as cervejas podem ter até 220 calorias por porção dependendo de cada marca, sendo outra razão importante para bebê-la moderadamente e evitar problemas de saúde.

Tendo tudo isso claro, vamos conhece a seguir 12 incríveis benefícios desta bebida.

A cerveja combate a insônia

cerveja ajuda a combater a insônia

A cerveja contém dois componentes, chamados ácido nicotínico e lactoflavina, que ajudam a pegar no sono. Se depois de tomá-la você logo começar a sentir sono, esta é a razão por trás disso.

Relaxa seus pés

Depois de um dia exaustivo, nossos pés se sentem cansados e podem parecer inchados. Para relaxá-los, podemos submergi-los em um recipiente com cerveja. Graças ao seu efeito efervescente, ela ajuda os pés a relaxarem pouco a pouco.

Reduz o estresse

De acordo com um informe da Clínica Mayo (Estados Unidos), o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater o estresse e a ansiedade. O consumo máximo para mulheres é de 236 ml por dia e para os homens é de 473 ml.

Pele saudável

benefícios da cerveja

A cerveja contém vitaminas e antioxidantes que melhoram a saúde da pele, contribuindo para eliminar impurezas e estimulando sua regeneração. De fato, a cerveja faz parte dos tratamentos para o rosto em muitos spas europeus que reconhecem seus benefícios para a pele.

Menopausa

Seu alto conteúdo de flavonoides está relacionado ao aumento da calcitonina, que é essencial para evitar o dano ósseo por trás da menopausa. Além disso, atua como um poderoso antioxidante capaz de prevenir o envelhecimento precoce.

Protege o coração

Beber de forma moderada ajuda a reduzir o risco de sofrer um ataque do coração entre 40% e 60%.

A levedura da cerveja ajuda a diminuir o colesterol ruim, previne o fechamento das artérias, impede a formação de coágulos de sangue e, em geral, melhora a saúde cardiovascular.

Conheça: Os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias

Melhora a memória

Melhore a memória bebendo cerveja

Vários estudos determinaram que o teor de silício na cerveja pode ser um fator preventivo de problemas cognitivos e perda de memória. Nesta pesquisa, determinou-se que os que consomem cerveja de maneira moderada têm um menor risco de sofrer de Alzheimer.

Protege os rins

Tomar uma ou duas cervejas ao dia ajuda a conservar os ruins saudáveis. Em uma investigação que foi realizada na Finlândia, foi comprovado que aqueles que bebem cerveja moderadamente podem reduzir até em 40% o risco de desenvolver cálculos renais.

Seus benefícios estão relacionados ao lúpulo, que fortalece o cálcio nos ossos.

Melhora a digestão

A cerveja oferece uma quantidade importante de fibras que atuam como um laxante natural.

Diferentemente de outras bebidas alcoólicas que não contêm fibras, a cerveja pode promover o fluxo intestinal e prevenir problemas gástricos e intestinais, como a prisão de ventre ou a diarreia.

É rica em vitaminas do grupo B

Esta bebida é uma fonte de vitaminas do grupo B. A cerveja escura, em especial, contém vitaminas B3, B6 e ácido fólico (B9).

A vitamina B3 desempenha um papel muito importante na reparação celular, enquanto a vitamina B6 pode aliviar a tensão pré-menstrual. O ácido fólico tem mostrado resultados positivos na prevenção de câncer de cólon.

Melhora a saúde dos olhos

Cerveja pode melhorar a saúde dos olhos

Várias pesquisas realizadas no Estados Unidos e Canadá revelaram que tomar duas cervejas por dia pode reduzir o risco de cataratas.

Leia também: Prevenção e tratamento natural da catarata

Este benefício seria especialmente relevante para as pessoas que sofrem de diabetes, já que são as que têm maior risco de desenvolver este problema ocular.

A cerveja pode ser um remédio contra os resfriados

Tomar cerveja quente quando se sofre de resfriados pode ajudar a controlar os sintomas e acelerar a recuperação. A cevada quente estimula a circulação sanguínea e a respiração, reduzindo as dores musculares e fortalecendo o sistema imunológico.

Como fazer?

  • Coloque para ferver uma garrafa de cerveja em banho-maria e, em seguida, acrescente quatro colheres de sopa de mel.
  • Preedy, V. R. (2008). Beer in health and disease prevention. Beer in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-373891-2.X0001-6
  • Arranz, S., Chiva-Blanch, G., Valderas-Martínez, P., Medina-Remón, A., Lamuela-Raventós, R. M., & Estruch, R. (2012). Wine, beer, alcohol and polyphenols on cardiovascular disease and cancer. Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu4070759
  • Chen, W., Becker, T., Qian, F., & Ring, J. (2014). Beer and beer compounds: Physiological effects on skin health. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. https://doi.org/10.1111/jdv.12204