Problemas de saúde “embaraçosos”, mas importantes

· 23 de janeiro de 2019
Longe de ser um problema meramente estético, a obesidade pode causar problemas de saúde graves, como diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares.

A nossa saúde é muito importante. Entretanto, às vezes não prestamos a atenção que merece. Isso acontece principalmente porque minimizamos o nosso sofrimento ou porque estes nos causam embaraço.

No entanto, por serem problemas de saúde devemos nos preocupar. É por isso que a seguir mencionamos os 10 problemas de saúde embaraçosos, porém extremamente IMPORTANTES.

10 problemas de saúde importantes, porém embaraçosos

1. Prisão de ventre

A prisão de ventre é um dos problemas de saúde mais comuns, principalmente entre as mulheres. Além dos embaraços, a prisão de ventre é sumamente incômoda.

Geralmente se deve a uma dieta pobre em fibras e quadros de desidratação. Por outro lado, os sintomas deste padecimento costumam ser cólicas estomacais, movimentos intestinais anormais, enjoos, dor de cabeça e perda do apetite.

Entre os remédios mais comuns para a prisão de ventre estão: beber água, incluir fibra na dieta, tomar algum laxante e inclusive caminhar ou correr.

2. Acne

A acne costuma ser muito comum durante a adolescência, uma etapa na qual o corpo sofre importantes mudanças que chegam ser incômodas ou vergonhosas.

Entretanto, a acne é um padecimento que pode aparecer em qualquer momento, pelo qual muitas pessoas adultas sofrem.

Inclusive, a acne pode deixar marcas ou lesões na pele que também costumam causar problemas nas pessoas que sofrem com elas.

Em termos gerais, a acne pode ser resultado de mudanças hormonais ou de acúmulo de gordura em certas partes do corpo, principalmente no rosto. Para combatê-la existem diferentes tratamentos.

Tratamentos internos para a acne

3. Herpes labial

O herpes labial é umas das doenças mais incômodas que existem. Como sabemos, o herpes labial se manifesta em pequenas bolhas que aparecem principalmente em torno da boca.

A melhor maneira de combatê-lo é lavar sempre as mãos, não tocar na região afetada e ter uma alimentação saudável. De fato, também existem tratamentos tópicos que são vendidos nas farmácias.

4. Mau hálito

O mau hálito é uma doença bucal muito comum. Trata-se de um condição provocada por bactérias que produzem mau hálito.

Tais bactérias podem ser originadas pelos alimentos ingeridos, por certos tipos de bebidas, por fumar e, principalmente, por não ter uma correta higiene bucal.

Nestes casos, a halitose não pode ser combatida unicamente com pastilhas refrescantes e creme dental. É necessário ter uma boa higiene bucal e utilizar outros produtos como enxaguante bucal e fio dental.

mau hálito

5. Verrugas

As verrugas são causadas por um tipo de vírus do papiloma humano, esse faz com que uma proteína localizada na camada superior da pele cresça de forma anormal e desorganizada.

Em muitos casos, as verrugas aparecem por este tipo de vírus, ainda que, algumas também apareçam por uma má alimentação ou são o reflexo de uma saúde ruim.

Existem diversos tratamentos para se desfazer delas. No entanto, algumas desaparecem sozinhas.

6. Pé de atleta

O famoso pé de atleta é outra doença embaraçosa que muitas pessoas costumam experimentar em algum momento da vida.

Este é causado por um fungo que, ainda, pode produzir transpiração excessiva, coceira, fissuras nos pés e mau odor.

Este último costuma ser o mais vergonhoso e incômodo, já que às vezes o cheiro é muito penetrante. Por outro lado, esta doença se contrai, na maioria das vezes, por entrar em contato com os pés descalços em locais contaminados.

Saiba mais: 5 remédios naturais para tratar o pé de atleta

7. Excesso de pelo corporal

clarear as axilas

O excesso de pelo corporal é um problema extremamente vergonhoso para certas pessoas, particularmente para as mulheres.

Ainda que não se possa considerar um problema de saúde como tal, o certo é que ocasiona sérios problemas de autoestima e insegurança. O conflito é maior quando os pelos estão no rosto, nas costas e nos braços.

8. Transpiração excessiva

A transpiração excessiva é outro problema muito incômodo e embaraçoso. Suas causas se relacionam com uma super produção das glândulas sudoríparas.

Entre as suas consequências mais importantes mencionamos o mau odor; que, inclusive, é incômodo para outras pessoas.

Para tentar solucionar este problema existem atualmente tratamentos que diminuem a produção excessiva de suor.

Leia mais: Como controlar a transpiração excessiva

9. Caspa

A caspa é um problema de saúde embaraçoso muito comum que afeta ao couro cabeludo. Pode ser o resultado de diversos fatores, ainda que o mais comum seja por uma infecção fúngica ou super produção de gordura.

Em todo caso, pode ser vista com uma simples olhada, provocando na pessoa que sofre, incômodo e vergonha.

No entanto, no mercado existem diversos produtos para remediá-la, ainda que, às vezes, o melhor seja consultar um especialista.

Caspa pode ser um problema de saúde

10. Obesidade

A obesidade é um problema de saúde muito sério, entretanto, muitas pessoas não dão a devida seriedade. Esta doença pode acarretar outros tipos de problemas como a hipertensão, a diabetes ou problemas cardiovasculares sérios como o infarto.

Portanto, longe de ser um assunto estético, a obesidade é um sério problema de saúde que, às vezes, costuma ser algo embaraçoso.

  • Enes, C. C., & Slater, B. (2010). Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de epidemiologia13, 163-171.
  • Souza, J. M. B. D., Castro, M. M. D., Maia, E. M. C., Ribeiro, A. N., Almondes, K. M. D., & Silva, N. G. D. (2005). Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas1(1), 59-67.
  • Teixeira, V., Vieira, R., & Figueiredo, A. (2012). Impacto psicossocial da acne. Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia70(3), 291.
  • Alves, E. I. Acne: uma das” vilãs” da adolescência.