Você sabe como prevenir resfriados?

As baixas temperaturas favorecem o aparecimento de resfriados, pois o sistema imunológico enfraquece. Que sintomas causa? Quais são suas diferenças com a gripe?
Você sabe como prevenir resfriados?
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 dezembro, 2022

Prevenir resfriados bem como outros tipos de infecções do trato respiratório, é de vital importância. Todos eles, em geral, dão origem a uma elevada taxa de mortalidade.

No entanto, muitas das mortes se devem a complicações cardíacas e respiratórias. Embora os resfriados sejam condições que duram no máximo uma semana, eles acabam sendo um problema para a saúde pública.

Como ocorre o contágio?

O contágio se dá pelo ar, por meio de gotículas carregadas de vírus. Essas gotas são provenientes de secreções nasais, brônquicas ou salivares, o que torna sua disseminação muito rápida. O fator que mais contribui para a disseminação do vírus são as baixas temperaturas do inverno.

As temperaturas frias do inverno diminuem nosso sistema imunológico. Além disso, o frio deixa a mucosa nasal mais seca. Outros fatores que facilitam a infecção são os seguintes:

  • Fadiga.
  • Estresse.
  • Infecções alérgicas do nariz e da garganta.
  • O ciclo menstrual.
Mulher com sintomas de gripe
As baixas temperaturas do inverno afetam a função do sistema imunológico e facilitam o aparecimento de resfriados.

Gripe e resfriado: é importante diferenciá-los?

Tanto a gripe quanto o resfriado são doenças virais agudas que normalmente duram cerca de sete dias. Porém, em ambos os sintomas são semelhantes, são patologias que apresentam alta incidência e seu tratamento consiste em aliviar os sintomas.

Os sintomas mais característicos de um resfriado são que não há febre, mas há inflamação do trato respiratório superior, olhos e ouvidos. Além disso, todos esses sintomas são acompanhados de mal-estar e perda de apetite.

O processo se manifesta com espirros, congestão nasal e coceira na garganta. No entanto, com o passar dos dias, as secreções nasais tornam-se mais espessas, às vezes até apresentando aparência ou consistência purulenta.

Por outro lado, os sintomas característicos da gripe incluem calafrios, sudorese e febre que surgem repentinamente. Além disso, você pode sentir mal-estar geral, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta e tosse seca.

Os sintomas de febre e dores musculares geralmente duram vários dias, e a recuperação costuma ser mais longa, com mal-estar e tosse durando até 2 semanas.

Como prevenir resfriados?

A prevenção de resfriados inclui medidas que devem ser adotadas para prevenir e reduzir a propagação de vírus entre as pessoas. Entre estes estão os seguintes:

  • Evite o contato com pessoas que sofrem com esse processo, pelo menos nos primeiros dias. Caso seja você mesmo quem sofre de desconforto, febre ou outros sintomas semelhantes aos da gripe, isole-se e tente manter uma boa hidratação.
  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou gel desinfetante. Evite instalações fechadas ou locais com muita gente.
  • Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Além disso, tente evitar o consumo de tabaco e álcool, ambos prejudicam o bom funcionamento de seu sistema imunológico e causam tensão em suas vias respiratórias.
  • Consuma vitamina C.
  • Sempre que puder, evite o estresse, pois é um fator que diminui a atividade do sistema imunológico.
Mulher com gripe na cama
Evitar o contato com pessoas infectadas, lavar constantemente as mãos e garantir a hidratação ideal é fundamental para prevenir resfriados.

Alternativas para prevenir resfriados 

Atualmente existem alternativas para prevenir resfriados, embora nem todos os casos tenham evidências científicas comprovadas.

A raiz da equinácea contém compostos que lhe conferem atividade imunoestimulante. Há também evidências da eficácia do extrato etanólico da raiz de Pelargonium sidoides contra infecções virais do trato respiratório.

No entanto, estas são alternativas que devem ser sempre discutidas com o seu médico de família e nunca devem ser utilizadas em crianças.

Conclusão

A prevenção de resfriados é importante, não só pelo seu impacto no sistema de saúde, mas também porque é uma das causas mais frequentes de faltas à escola e ao trabalho.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • González Requejo, Á. (2015). Catarro de vías altas.
  • Libano, R. U. (2013). Tratamiento del catarro. Evidencia científica. Anales de Pediatria Continuada. https://doi.org/10.1016/S1696-2818(13)70138-0
  • Rosas, M. R. (2008). Gripe y resfriado. Clínica y tratamiento. Offarm.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.