Você pode engravidar sem ovular?

· 24 de julho de 2018
Embora não estejamos no período de ovulação, é possível que o espermatozoide, que pode sobreviver por até 5 dias, fecunde o óvulo após os dias férteis.

Engravidar sem ovular é uma preocupação comum hoje em dia. É interessante saber como a natureza age e se manter informada para enfrentar as incertezas com clareza. Neste artigo nós daremos respostas a todas as perguntas que se apresentam sobre como engravidar.

O que é a ovulação?

A ovulação é o processo em que um óvulo é liberado do ovário e ocorre uma vez por mês. Isso acontece entre a segunda e a terceira semana do ciclo menstrual, embora varie dependendo dos níveis hormonais de cada mulher.

Fecundação

O folículo ovariano se rompe e o óvulo é rapidamente expelido para a tuba uterina; depois passa para o útero e a fertilização torna-se possível neste momento. Se o óvulo não for fertilizado, esta glândula degenera, dando lugar à ruptura dos vasos sanguíneos e, com ela, a um novo ciclo menstrual.

Como saber o dia da minha ovulação?

É importante saber quando ocorre a ovulação para planejar ou prevenir uma gravidez. O momento mais fértil da mulher é no dia da ovulação, também cinco ou quatro dias antes e um ou dois dias após a ovulação.

Geralmente, as mulheres ovulam entre 12 a 16 dias após o início do ciclo menstrual. Isso começa no primeiro dia da menstruação.

O ciclo menstrual ideal é aquele que dura 28 dias. Nesse caso, a ovulação ocorre bem no meio do ciclo, ou seja, no dia 14. No entanto, o ciclo das mulheres pode variar de 20 a 35 dias.

Existem aplicativos femininos para o celular ou na internet com os quais você pode analisar quantos dias seu ciclo dura e se ele é regular ou irregular. No caso de você ter um período irregular, a ovulação nem sempre será no dia esperado.

É possível engravidar sem ovular?

O esperma pode sobreviver dentro da mulher por até cinco dias. Graças a isso, é possível engravidar até alguns dias após a ovulação.

Figura de fecundação

A fertilização ocorre quando um ou mais espermatozoides são capazes de ir e vir através do óvulo que atingiu a maturidade e foi expulso durante o ciclo menstrual. Portanto, não é possível engravidar sem ovular.

Quais são os dias férteis?

Para saber quando a mulher está em seus dias férteis, nós lhe daremos uma breve explicação sobre o que acontece. O colo do útero é fechado por um tampão de muco espesso e ácido, que é responsável por protegê-lo.

Além disso, para protegê-lo de bactérias e vírus que podem causar infecções no aparelho sexual das mulheres, ele impede a entrada dos espermatozoides.

Caso contrário, quando o colo do útero diminui, a sua acidez se torna mais branda e o muco fica menos espesso. Isso permite que o esperma entre, permitindo que atinja o óvulo maduro durante o ciclo menstrual.

Por esta razão, as chances de gravidez aumentam. É nesse período que dizemos que a mulher está em seus dias férteis.

Recomendações 

Se o seu objetivo for engravidar, você pode tentar fazer sexo a cada três dias, já que sabemos que o esperma pode sobreviver por vários dias dentro do útero. Isso aumentará as chances de ocorrer uma gravidez no momento da ovulação.

Aparelho que mostra a gravidez

Por outro lado, se você estiver evitando engravidar, tenha sempre em mente que mesmo que você não esteja em seus dias férteis, a probabilidade da gravidez permanece. Ela é mínima, mas existe. Então, sempre use um contraceptivo.

Além disso, não confie que você não vai engravidar ao fazer sexo durante o sangramento menstrual. Caso o seu ciclo seja curto ou irregular, as chances de você ovular aumentam logo após o sangramento ou até mesmo durante a menstruação.

Conclusão

Cada mulher é única; há pessoas que tentam durante anos engravidar nos dias férteis e não conseguem. Por outro lado, há casais que, mesmo sem planejar ter um filho, conseguem uma gravidez indesejada.

Quanto mais informada você estiver, maiores são suas chances de engravidar e, assim, alcançar seu sonho de ser mãe. E se, ao contrário, não estiver em seus planos formar uma família agora, você saberá como diminuir essas possibilidades. Desta forma, você evitará a surpresa de uma gravidez imprevista.