Logo image
Logo image

Remédios naturais para o tratamento das varizes

2 minutos
Diversos fatores influenciam no desenvolvimento das varizes. Mas, uma vez que se desenvolveram é possível amenizar seu aspecto e efeitos através de alguns remédios naturais.
Remédios naturais para o tratamento das varizes
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila

Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 07 outubro, 2022

As varizes podem ser causadas por diversos fatores, mudanças hormonais, excesso de peso, muito tempo de pé ou fatores genéticos. Encontre aqui algumas receitas de remédios naturais para o tratamento das varizes.

Cavalinha para tratar as varizes

Muito famosa para tratamento de varizes, você só precisará de 100 gramas dessa planta e 1 litro de  água.

Primeiramente, ferva ambos os ingredientes por 15 minutos, coe e deixe esfriar. Em seguida, umedeça um pano com a mistura obtida e aplique na região que apresenta as varizes. Deixe o pano repousar na região por 20 minutos e não enxague depois. Por fim, repita o procedimento a cada três dias.

Confira também: 5 alternativas para tratar varizes

Reflexologia

Outra opção pra curar ou diminuir as varizes é a reflexologia podal, essa técnica permite diminuir o inchaço das pernas, principalmente em mulheres grávidas. Não se esqueça que se você se encontra no período de gravidez, deve consultar seu médico, pois é consensual entre alguns que, até o terceiro mês de gestação essa técnica seja proibida.

Máscara de cenoura e babosa

Os ingredientes são, uma cenoura, polpa de babosa e vinagre de maçã.

Modo de preparo:

  • Primeiramente, corte meia cenoura e uma quantidade similar de babosa. Adicione a uma batedeira.
  • Em seguida, processe bem com uma boa dose de vinagre de maçã, para que se forme uma pasta untável.
  • Aplique na região das varizes.
  • Deixe agir por 20 minutos.
  • Por fim, retire com água fria.

Castanha da Índia

Esse é um tratamento muito comum na Alemanha, ainda que a árvore seja originária da Ásia, sendo uma das plantas medicinais mais utilizadas para os transtornos venosos, como é o caso das varizes.

Usa-se somente sua casca, porque não causa efeitos secundários, diferente do fruto.

A castanha da índia oferece propriedades anti-inflamatórias, ajuda a aumentar a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, e favorece também a quem tem problemas com hemorroidas ou simplesmente a incômoda celulite.

Limão e alho

A ultima alternativa natural a qual você pode recorrer para tratamento de varizes é preparada com ingredientes que sem dúvida você terá em casa.  São eles:

  • Seis dentes de alho
  • Suco de limão
  • Duas colheres de chá de azeite de oliva muito boa qualidade
  • Um frasco de boca larga

E não perca: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

Modo de preparo:

Primeiramente, corte o alho em lâminas finas. Em seguida, misture com o suco de limão e as colheres de azeite no frasco, cubra bem e deixar repousar por 12 horas.

Depois, agite o frasco para misturar os ingredientes que precipitaram enquanto estava em repouso, unte os dedos com a mistura pronta, espalhe e massageie a região afetada pelas varizes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Personal de la Clínica Mayo. Venas varicosas. Diagnóstico y tratamiento. (2017).

mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/varicose-veins/diagnosis-treatment/drc-20350649

  • Fuertes J. Universidad Católica de Cuenca. Estudio de los beneficios terapeúticos de la planta cola de caballo (equisetum arvense l). (2014).

dspace.ucacue.edu.ec/bitstream/reducacue/6553/1/Estudio%20de%20los%20beneficios%20terape%C3%BAticos%20de%20la%20planta%20cola%20de%20caballo%20(equisetum%20arvense%20l.).pdf

  • Castillo M. Manual de Reflexología Podal.

datelobueno.com/wp-content/uploads/2014/05/Manual-de-reflexolog%C3%ADa-podal.pdf

 

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.