Valorize quem lhe dedica tempo
Escrito e verificado por o psicólogo Raquel Aldana
Quando as pessoas que apreciamos e que nos apreciam nos dedicam seu tempo, ganhamos o presente mais maravilhoso e fascinante que existe.
Se pararmos para pensar, o tempo que investem em nós é algo que nunca recuperarão. Este, por sua vez, constitui um fato único e especial através do qual nos dizem que nos amam, que nos valorizam e que desfrutam de nossa companhia.
Nós costumamos nos esquecer de valorizar a importância deste gesto com espantosa facilidade. Isso muitas vezes promove a criação de conflitos e perdas de proximidade e intimidade entre duas pessoas.
Assim, não é simples chegar a um correto equilíbrio de forças em um mundo no qual valoriza-se a rapidez. O fato que destaca este ponto é que o estresse nos acompanha até mesmo na hora de ficar com os amigos e de “desfrutar”.
Por isso é bom parar para pensar e dar valor a isso. Se alguém nos dedica seu tempo livre e, além disso, “cria” tempo para nos ver, podemos estar certos de que está nos dando o melhor presente possível.
São momentos que valem a pena guardar na forma de lembranças, pois o fato de nos brindarem com afeto nos torna possuidores das melhoras tintas que colorem nossas vidas.
Não deixe de conferir: Tempo com a família: por que é tão importante?
Quanto vale uma hora do seu tempo?
A noite havia caído, no entanto, o pequeno menino fazia grandes esforços para permanecer acordado. O motivo valia muito a pena: estava esperando seu papai. Seus travessos olhos iam caindo pesadamente quando a porta abriu.
-Papai, posso fazer uma pergunta?
-Sim, claro. O que é?
–Papai, quanto dinheiro você ganha em uma hora? – disse com olhos muito abertos.
Em seguida, o pai, entre incomodado e cansado, foi bem cortante em sua resposta.
– Isso não é assunto seu, por que está me perguntando isso?
– Somente quero saber. Por favor, me diz, quanto você ganha por uma hora?
– 100 reais por hora – respondeu contrariado.
– Oh – O menino com tristeza abaixou a cabeça – Papai, posso pedir 50 reais emprestados?
O pai ficou furioso!
– Se a única razão pela qual queria saber o que ganho é para pedir dinheiro emprestado para comprar algum brinquedo tonto, então fique em seu quarto, não saia e pense em por que está sendo tão egoísta. Eu trabalho muito todos os dias para ter que lidar com este comportamento tão infantil.
O menino, em silêncio, fechou a porta de seu quarto. O homem se sentou e começou a ficar mais chateado pela pergunta do pequeno. Como se atreve a fazer tais perguntas somente para pedir dinheiro?
Depois de uma hora, o homem se acalmou e começou a pensar: Talvez houvesse algo que ele realmente precisava comprar com estes 50 reais. Apesar de tudo, o menino não pedia dinheiro com muita frequência.
Em seguida, se aproximou da porta do quarto do filho e a abriu.
-Está dormindo filho?
-Não papai, estou acordado.
-Estive pensando, talvez eu tenha sido muito duro com você. Hoje foi um dia longo e descarreguei minha frustração em você. Aqui estão os 50 reais que me pediu…
O menino se ergueu, sorrindo.
-Obrigado papai! – sussurrou o menino, enquanto colocava a mão debaixo do travesseiro e tirava várias moedas e algumas cédulas enrugadas.
O homem viu que o menino já tinha dinheiro e começou a se chatear novamente. O menino contou devagar seu dinheiro e, em seguida, olhou para o pai.
-Por que queria mais dinheiro se já tinha o bastante?
-Porque eu não tinha o suficiente, mas agora sim. – respondeu entusiasmado.
– Papai, agora eu tenho 100 reais. Posso comprar uma hora do seu tempo? Por favor, amanhã venha para casa cedo, eu gostaria de jantar com você.
O pai se sentiu agoniado. Abraçou o pequeno e suplicou por seu perdão.
Compartilhar tempo é presentar vida
Assim como podemos deduzir da história anterior, compartilhar momentos significa presentear vida. Se pensarmos na quantidade de mudanças que são produzidas através do tempo, provavelmente iremos nos constranger.
E mais, se nos aprofundarmos neste pensamento perceberemos que o tempo e a mudança podem ser considerados sinônimos. É a essência da vida, de nosso crescimento e de nossas relações.
Leia também: 15 objetos que não devemos compartilhar
Assim, a melhor maneira de corresponder a estes “te amo” que recebemos dos demais quando compartilhamos momentos é oferecendo tempo.
Não podemos nos esquecer de que nosso melhor investimento sempre será o tempo que dedicamos a nossa família e nossos amigos.
Em suma, não deixe para depois para falar a linguagem dos sentimentos através dos ponteiros do relógio.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Adkins, C. L., & Premeaux, S. F. (2012). Spending time: The impact of hours worked on work-family conflict. Journal of Vocational Behavior. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2011.09.003
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.