Usos não tradicionais da batata a favor da saúde

· 9 de março de 2019

A batata pode ser descrita como um alimento que nos proporciona proteínas e carboidratos de alta qualidade. Sem dúvidas, é deficiente em alguns nutrientes, como as vitaminas E, B12, A e as gorduras.

Entretanto, continua sendo nutritiva e tem muitas propriedades que beneficiam ao organismo, uma vez que apresenta fibras, vitaminas B e C e minerais. Além disso, sua casca tem alto teor de potássio.

Neste artigo, porém, não falaremos dela como alimento, mas nos aprofundaremos sobre algumas de suas qualidades para tratar problemas do organismo. Em todos os casos, falaremos do uso da batata crua.

Propriedades para a pele

A acne é causada pela obstrução dos poros, o óleo excessivo da pele e o acúmulo de bactérias. A batata pode ajudar muito nesse tipo de problema dermatológico. Mas, quais seus componentes que favorecem a pele?

A batata crua é rica em minerais como, por exemplo, enxofre, potássio e fósforo, que são bons para a saúde dermatológica. Estes minerais estimulam a produção de colágeno e elastina, que proporcionam uma pele tonificada e jovem.

E não perca: Remédios com casca de batata que são incríveis

Além disso, este legume é rico em vitamina C, um antioxidante que previne o dano celular e estimula a cicatrização. Tem propriedades como alimento alcalino que também funciona como um potente ativo contra a acne, ao quebrar a gordura dos poros.

Suas propriedades antibacterianas, ainda que leves, podem destruir as bactérias que causam a acne. Assim, basta aplicar algumas rodelas na pele para perceber sua propriedade esfoliante, que ajudará a eliminar as células mortas.

A remoção dessas células é importante, pois caso não sejam retiradas podem bloquear os poros da pele e causar problemas.

Além disso, a esfoliação também ajuda a eliminar as cicatrizes da acne e promove o crescimento de uma nova camada de células saudáveis da pele.

Para obter um alivio e eliminação de olheiras, aplique as rodelas nos olhos e deixe atuar durante 10 minutos. Também é possível aplicar compressas embebidas em suco de batata.

Seus ácidos, enzimas, minerais e compostos suavizam as orelhas e mantém sua pele saudável e suave.

usos-não-tradicionais-batata. bour3

Outras propriedades saudáveis

  • Ela pode ser utilizada em processos febris para diminuir a temperatura corporal. Basta cortar algumas rodelas cruas e aplicar na testa o no peito dos pés (para sustentar nos pés basta utilizar uma meia).
  • Aliviar dores de torções. Basta aplicar na região uma cataplasma de batata crua.
  • Colabora com a cicatrização e renovação da pele em caso de queimaduras. Para isso e necessário ralar.

Leia também: Remédios maravilhosos com batata

Benefícios do chá da casca de batata

Sua casca serve para preparar um chá que favorece a circulação sanguínea e ajuda a melhorar problemas de hipertensão.

Além disso, seu teor alcalino facilita os processos digestivos e a desintoxicação de nosso organismo, aliviando as úlceras estomacais.

Suco de batata crua

É empregado para melhorar problemas de enxaqueca e também para combater a prisão de ventre. Para esses problemas o suco deve ser consumido em jejum, pela manhã.

Por fim, o mesmo também atua como limpador hepático e intestinal e ajuda a reduzir o ácido úrico. Caso deseje, pode adoça-lo com mel.

  • Philippi, S. T. (2015). Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Editora Manole.