10 truques para fazer o esmalte em gel durar mais

Descubra as dicas mais importantes para conseguir cuidar de suas unhas!
10 truques para fazer o esmalte em gel durar mais

Última atualização: 14 julho, 2023

Você sabia que existem alguns truques para fazer suas unhas de gel durarem mais? Esta técnica de manicure usa um esmalte denso semelhante a um gel que endurece sob uma lâmpada ultravioleta. E embora seja muito resistente, requer certos cuidados para prolongar sua durabilidade.

Tanto o trabalho doméstico quanto o contato das mãos com várias substâncias podem deteriorar o produto antes do esperado. Assim, as unhas perdem aquele brilho característico e podem descascar ou estragar. Para preservá-las por mais tempo, convidamos você a seguir os conselhos que compilamos a seguir.

10 dicas para prolongar a vida útil das unhas de gel

A aplicação de gel nas unhas tornou-se uma das tendências de manicure mais procuradas. A razão? Esse esmalte tem uma durabilidade maior que o tradicional e, como se não bastasse, um acabamento melhor.

Em geral, estima-se que possa durar cerca de 2-3 semanas sem descascar. Mesmo assim, há quem as danifique prematuramente por não considerar alguns cuidados. O que você deve colocar em prática depois de fazer essa manicure?

1. Use primer para unhas

Este produto funciona como uma camada protetora para que a química com a qual o gel é composto não entre diretamente e afete a cor e a textura da unha. Opte por uma base que tenha em sua fórmula nutrientes que ajudem a fortalecê-la.

2. Deixar espaço

Se você é uma das pessoas que decide fazer a manicure por conta própria, deve levar em consideração que o esmalte não deve entrar em contato direto com a pele. A razão? Isso aumenta a probabilidade de levantar.

Portanto, primeiro é desejável empurrar um pouco a cutícula para cima e deixar um pequeno espaço entre o esmalte, a base e a pele.

3. Pare de usar desinfetante

Esses produtos costumam ter composições químicas que alteram o esmalte. Além disso, ressecam a pele, as mãos e a cutícula. Por isso, o melhor é optar por um sabonete suave e delicado com as mãos.

Outro aspecto a ter em conta é o uso de luvas ao mergulhar as mãos na água durante muito tempo ou ao entrar em contato com detergentes. Ambos os fatores são contraproducentes.

4. Evite abrir embalagens ou alimentos

As unhas não podem ser uma ferramenta para abrir nada. Isso pode levar ao desprendimento das bordas e até mesmo à quebra das unhas.

5. Cuide das cutículas

Cortar as cutículas pode fazer com que o esmalte levante, então essa ação deve ser evitada. Através do WebMD é recomendado o uso de pomadas ou cremes para mantê-las hidratadas e em bom estado. Você também pode usar um pouco de vaselina ou um óleo como amêndoa ou coco.

6. Evite acetona

As unhas de gel são muito resistentes e, embora possam ser removidas com acetona, esse produto químico só fará com que o esmalte derreta na unha e deixe manchas. Sem falar que a exposição a ele pode causar dores de cabeça, tonturas e irritação das mucosas.

Recomenda-se a visita a um centro de beleza que possua os utensílios necessários para remover o esmalte sem danificar as unhas naturais.

7. Retoque

Assim que o esmalte da cutícula começar a escorrer ou as pontas começarem a descamar, você pode visitar uma esteticista para reconstruir o esmalte. No entanto, um truque que pode ser feito em casa durante esta visita é usar um pouco de esmalte com glitter para esconder a área descoberta.

8. Não lixe

Quando as bordas estão lascadas, é melhor procurar um profissional de beleza para restaurar sua uniformidade. O lixamento não é recomendado se você não tiver experiência suficiente. Se o fizer, terá que terminar em uma direção descendente.

9. Descanse do gel

A Academia Americana de Dermatologia disse isso em um de seus posts: “moderação é a chave quando se trata de manicure com gel”. Este produto tende a deixar as unhas naturais secas e quebradiças, pois é uma técnica levemente abrasiva em comparação com outros esmaltes.

É melhor deixar passar 15 a 30 dias antes de uma nova aplicação de esmalte em gel; isso com o objetivo de fortalecer as unhas.

10. Reidratar

Para evitar que as unhas lasquem, hidrate com vaselina ou um produto hidratante suave que ajude a reduzir a fragilidade com que ficam após a aplicação desta manicure.

Idéias para cuidar das unhas depois do gel

Embora as unhas de gel possam ser duráveis e tenham uma ótima aparência, o gel pode fazer com que as unhas descasquem e rachem. Portanto, uma vez removido o esmalte, recomenda-se o seguinte:

  • Use esmalte endurecedor que reforça todas as camadas e nutre.
  • Faça uma manicure que funcione e hidrate a cutícula.
  • Aplique creme hidratante nas mãos e unhas.
  • Evite contato com produtos abrasivos.

O uso de esmalte em gel é conveniente?

Por enquanto, a aplicação dele nas unhas segue controversa. Isso em grande parte devido à necessidade de usar a lâmpada que emite raios ultravioleta. Isso está associado a efeitos prejudiciais à saúde da pele, como manchas e câncer.

Uma publicação da Harvard Health comenta que o nível de risco depende da frequência das manicures. Daí a importância de fazê-la apenas ocasionalmente. Usar protetor solar e luvas de proteção antes de iniciar o processo são formas de mitigar esses riscos.

Pode interessar a você...
Por que ocorre dor nas unhas de acrílico?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que ocorre dor nas unhas de acrílico?

Não é muito comum sentir dor após a aplicação das unhas de acrílico. Mesmo assim, diversos fatores podem desencadear esse sintoma. Descubra-os!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.