Tratamentos para os problemas bucais mais comuns

4 de janeiro de 2019
O bicarbonato equilibra o nível de acidez de nossa boca, evitando a gengivite, aftas ou cáries. Ele também é muito eficaz para curar qualquer ferida no interior da boca.

Aftas, gengivite, cáries, tártaro, dentes enfraquecidos são problemas bucais que pioram a nossa qualidade de vida, dão uma verdadeira dor de cabeça e um gasto considerável no dentista.

Aqui, vamos explicar suas causas e vamos propor alguns tratamentos simples com produtos naturais, tais como óleo, bicarbonato, tomilho e água do mar.

Possíveis causas de problemas bucais

Alimentação

É a principal causa dos problemas bucais. O mau funcionamento ou sobrecarregamento do sistema digestivo gera, sutilmente, excesso de acidez, a qual altera o pH natural da boca, causando gengivite, aftas, cárie e tártaro.

Assim, o melhor tratamento é uma dieta alimentar equilibrada, com muitas frutas e verduras frescas, nozes, legumes, cereais integrais etc.

Açúcar branco

O açúcar branco merece uma menção à parte, já que é um veneno para os dentes e à saúde em geral. Sua eliminação da dieta é recomendada e deve-se ficar atento àqueles alimentos que o contêm.

Tabaco e café

Tabaco e café mancham os dentes, alteram o pH da boca, causam tártaro e, além disso, descalcificam os dentes.

Má higiene bucal

A higiene é imprescindível, portanto, escove os dentes, limpe a língua com escova especial e retire os resíduos entre os dentes com fio dental.

Produtos químicos

As pastas de dentes comuns contêm ingredientes que criam muita espuma e são agressivos com o pH da boca, piorando problemas como gengivite e aftas. Recomenda-se, portanto, comprar pastas em lojas de produtos naturais ou até preparar uma pasta caseira.

Apresentamos a seguir quatro receitas naturais para prevenir e tratar os problemas bucais.

Infusão de tomilho

O tomilho é uma erva antisséptica secular, usada para problemas bucais, tais como aftas, feridas ou gengivite. Pode-se tomar o chá diariamente, mas, recomenda-se especialmente realizar enxágues.

Para a infusão, ferva um litro de água mineral com 60 gramas de tomilho por 5 minutos, deixando-a descansar por mais 5 minutos. Quando a infusão ficar morna, faça bochechos, repetindo várias vezes por dia até notar melhorias.

Não deixe de ler: Descubra as propriedades e usos do tomilho

Tomilho para problemas bucais

Uma pitada de bicarbonato

Como mencionamos, a maioria dos problemas bucais são causados pelo excesso de acidez na saliva, que pode ser combatida alcalinizando-a e aplicando diretamente na língua uma pitada de bicarbonato.

Recomenda-se levar sempre consigo um frasco de bicarbonato. Umedeça o dedo para colher doses mínimas de bicarbonato e aplique na língua. Repita esse procedimento várias vezes ao dia, assim, permitirá um processo de alcalinização natural sem alteração do pH bucal. Este remédio funcionará para todos os problemas já citados, inclusive para a prevenção de cáries.

Leia também: Remédios naturais à base de bicarbonato de sódio

Água do mar para remineralizar a dentadura

A falta de minerais, decorrente de uma má alimentação, enfraquece os dentes e os expõe a qualquer doença.

Uma forma de evitar isso seria tomar cálcio, mas também muitos outros minerais. Por isso, recomenda-se água de mar, para enxágues diários. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, ou até supermercados.

Se estiver perto do mar, então, na primeira hora da manhã e fora de temporada, recolha um pouco de água numa garrafa, evitando a superfície da água onde se acumulam resíduos. Pode-se também misturar sal do mar com água natural.

Água de mar para problemas bucais

Bochechos com óleo

Este antigo tratamento ayurvédico é ideal para os problemas bucais e todo o aparelho digestivo, uma vez que permite extrair as toxinas e limpar profundamente a boca. Recomenda-se especialmente para infecções bucais, problemas gengivais, placa dentária, dentadura escurecida e dentes soltos.

Apenas precisaremos de óleo de girassol ou de gergelim de primeira prensada a frio. No link abaixo, explicamos detalhadamente como se realizam.

Acesse: https://melhorcomsaude.com.br/oleo-girassol-gergelim-limpar-organismo/

Imagens cortesia de fturmog e CubaGallery.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue lendo os próximos artigos com mais sugestões para a sua saúde, beleza e bem-estar.

SILVA, R. R., FERREIRA, G. A. L., BAPTISTA, J. A., & DINIZ, F. V. (2001). A química e a conservação dos dentes. Química Nova Na Escola.

Almeida, J. de F. (2013). Atividade Antioxidante E Antimicrobiana Do Óleo Essencial E Extrato Etanólico De Tomilho. Trabalho de Conclusão de Curso.