Como fazer um tratamento à base de iogurte, banana e limão para atenuar o melasma
Muitos pacientes se perguntam se é possível atenuar o melasma com ingredientes naturais, como suco de limão. Isso decorre de sua preocupação com as manchas que apareceram no rosto e provocam uma tonalidade irregular.
O melasma é o escurecimento da pele na região do rosto. Geralmente, afeta mulheres grávidas, embora sua manifestação não se limite a esse grupo específico.
Acredita-se que o melasma surja devido a uma combinação de vários fatores, entre os quais, sobretudo, a exposição ao sol.
A seguir, vamos nos aprofundar mais nessa patologia cutânea, seu tratamento e os remédios caseiros que foram propostos para resolvê-la.
O que é o melasma e quais são suas causas?
O melasma é uma hiperpigmentação da pele do rosto. Aparece na forma de manchas castanhas ou escuras na testa, nas bochechas, no queixo ou até mesmo no pescoço.
Sua incidência é maior em mulheres do que em homens. A razão para isso é que o aumento dos hormônios femininos provoca, por sua vez, o aumento da melanina e, portanto, o aparecimento do melasma.
A origem do melasma ainda não está clara. No entanto, geralmente aparece após a exposição constante ao sol sem o uso de protetor solar.
Os fatores genéticos também estão entre as causas, assim como a presença irregular dos hormônios femininos. Devido a isso, o aparecimento do melasma em mulheres grávidas é comum.
O uso de contraceptivos orais e tratamentos hormonais com progesterona e estrogênio também contribuem para o aparecimento do melasma. Assim, também estão na lista de possíveis causas.
Iogurte, banana e limão: são adequados?
O tratamento do melasma inclui cremes específicos para clarear a pele e, em alguns casos, esfoliações químicas. Por isso, há quem considere que pode preparar em casa misturas clareadoras, com elementos naturais como o suco de limão, por exemplo.
No entanto, os dermatologistas não recomendam o uso de remédios caseiros, visto que podem manchar ainda mais a pele e agravar o problema, além de causar irritações e lesões.
Por enquanto, o mais recomendável é seguir as instruções do médico e aplicar protetor solar diariamente, para manter a pele bem protegida.
O Dr. Shinjita Das esclarece que “se a pele estiver protegida do sol, o melasma costuma desaparecer após a gravidez ou após a interrupção do tratamento com o anticoncepcional oral. Nos homens, raramente o melasma desaparece”.
Leia também: Mitos e curiosidades sobre o protetor solar
Remédio caseiro para atenuar o melasma
É importante ter em mente que a eficácia desse remédio caseiro para reduzir o melasma é baseada em dados anedóticos e não em evidências científicas. Portanto, antes de aplicá-lo, é recomendável que você consulte um dermatologista.
Ingredientes
- 1 banana.
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (30 ml).
- 3 colheres de sopa de suco de limão (45 ml).
Preparo
- Descasque a banana, adicione-a à uma tigela e amasse bem até obter um purê.
- Adicione as 2 colheres de sopa de iogurte natural e misture até obter uma consistência cremosa e homogênea.
- Por fim, adicione o suco de limão e misture novamente.
Modo de uso
- À noite, depois de lavar e secar bem o rosto e o pescoço, aplique o preparo uniformemente na área afetada.
- Deixe agir por alguns minutos e depois lave bem o rosto.
Cuide da sua pele para que as manchas não fiquem mais acentuadas
Embora não seja recomendável aplicar suco de limão para clarear a pele, se você decidir fazer isso, pelo menos procure não se expor ao sol, pois isso pode acentuar ainda mais as manchas.
Se a sua pele tiver resíduos de limão e você a expuser ao sol, isso vai gerar uma reação química que poderá queimar a área tratada.
Portanto, é muito importante lavar o rosto com bastante água e não exceder o tempo recomendado com a preparação na área.
Além disso, depois de usá-la, você deve aplicar um hidratante ou protetor solar se sair de casa. Sua pele ficará mais sensível e, embora você tenha lavado bem e não haja vestígios de limão, você ainda deve protegê-la.
Quando procurar um médico?
Se você perceber manchas escuras cada vez mais perceptíveis no rosto e suspeitar que se trata de melasma, deve procurar um dermatologista o mais rápido possível para que o tratamento adequado seja prescrito.
Para esse diagnóstico, o médico utilizará um implemento conhecido como lâmpada de Wood. Ao iluminar a sua pele com essa luz especial, ele poderá determinar facilmente a presença do melasma.
Caso esteja grávida, não saia de casa sem antes aplicar protetor solar. Essa medida simples ajudará a reduzir o melasma progressivamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Arora, P., Garg, V., Sonthalia, S., Gokhale, N., & Sarkar, R. (2014). Melasma update. Indian Dermatology Online Journal. https://doi.org/10.4103/2229-5178.142484
- Dessinioti, C., & Katsambas, A. (2017). Melasma. In Hyperpigmentation. https://doi.org/10.1201/9781315162478
- Jeong, J. H., Lee, C. Y., & Chung, D. K. (2016). Probiotic Lactic Acid Bacteria and Skin Health. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408398.2013.834874
- Kanazawa, K., & Sakakibara, H. (2000). High content of dopamine, a strong antioxidant, in cavendish banana. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf9909860
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.