Os tipos de queijos mais saudáveis
Revisado e aprovado por a fisioterapeuta Sofía Quintana Alonso
São deliciosos, versáteis e estão presentes em muitos de nossos pratos. Trata-se de uma excelente fonte de cálcio e de proteínas, embora, em alguns casos, contenham muito sal ou gordura. Por isso, vamos explicar quais são os tipos de queijos mais saudáveis que existem. Para que nunca faltem na sua geladeira!
Comer queijo com moderação
Ninguém pode negar que os queijos são saborosos, saciantes e um complemento ideal para as nossas receitas. O que seria, por exemplo, das massas sem queijo ralado? Ou das tortas salgadas sem queijo gratinado?
Esse derivado do leite é uma boa fonte de cálcio, além de proteínas e aminoácidos (entre eles o triptofano) por isso, é recomendado para qualquer idade. No entanto, como nem tudo é perfeito nessa vida, também contam com um alto teor de calorias e sódio. Por isso, devemos consumi-los moderadamente.
Em sua justa medida, os queijos são benéficos para a saúde, de acordo com esse estudo realizado pelo Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán. É claro que os mais saudáveis são os mais naturais e menos processados, com menos sódio. Em muitos casos, seu teor de sal vai depender do fabricante, mais do que do tipo de queijo.
Por exemplo, se você está fazendo dieta para perder peso, deve preferir os frescos e que têm menos gordura e sal, em vez dos curados e processados. Também é possível encontrar variedades sem sódio ou com poucas calorias.
Quais são os queijos mais saudáveis?
Muitas vezes, quando fazemos dieta, achamos que os queijos são nossos principais inimigos por causa do seu teor de calorias, gorduras e sódio. No entanto, existem alguns queijos mais saudáveis do que outros. Vale a pena saber quais são para incluí-los (em pouca quantidade) na nossa alimentação diária. Recomendamos os seguintes:
1. Ricota
A ricota contém muitas proteínas, vitaminas A e B e zinco. Além disso, tem pouco sódio e baixo teor de gordura. A ricota é obtida após o segundo processamento do soro de leite. É de cor branca, textura granulosa e tem um sabor suave. Você pode usar tanto para pratos salgados como doces. Na Itália, é um dos mais usados para recheios de massas.
2. Pecorino Romano
É outro dos tipos de queijo mais saudáveis, produzido com leite de ovelha. É duro, salgado e originário do Lácio (Itália). É usado frequentemente em molhos e gratinados e ralado em massas. É a variedade mais salgada dos queijos pecorinos (que incluem também o toscano e sardo).
3. Cottage
É elaborado com a coalhada de leite de vaca e pode ter mais ou menos gordura, de acordo com a fabricação. Pode ser encontrado em várias apresentações: cremoso, batido, sem sódio ou sem lactose. O cottage tem muitas proteínas e nutrientes, como por exemplo: cálcio, selênio e fósforo. Uma xícara de queijo cottage equivale a 28 gramas de proteínas. É muito indicado para quem procura perder peso.
4. Parmesão
Outro tipo de queijo saudável que vem da Itália, segundo este estudo realizado pela Universidade de Parma. De consistência dura e granular, é feito a partir de leite de vaca, de preferência, dos animais da raça frizona ou reggiana. O tempo de armazenamento não deve ser inferior a um ano. Os mais saborosos são os que passam três anos maturando.
Embora acredite-se que só serve para massas ou sopas, o parmesão pode ser servido como entrada ou sobremesa, cortado em cubos e acompanhado de carnes ou frutas. Em seu país de origem, é recomendado para mulheres grávidas, idosos, crianças e atletas.
5. Cheddar envelhecido
Ser intolerante à lactose pode ser um problema e um incômodo, já que muitos pratos hoje em dia são feitos com leite ou derivados (incluindo queijos de todos os tipos). A boa notícia é que o cheddar envelhecido é um dos tipos de queijos mais saudáveis e que não tem tanta lactose. Você pode consultar um profissional para saber se pode experimentá-lo.
6. Feta
É produzido principalmente com leite de cabra e de ovelha. O sabor desse queijo salgado é único. Tem textura quebradiça e cremosa. Se você quiser consumir o verdadeiro feta, deve escolher produtos feitos na Grécia. Há também versões turcas, búlgaras, romenas e dinamarquesas de muito boa qualidade. É usado em saladas e combinado com azeite de oliva, tomate e pepino. É perfeito para o verão.
7. Queijo panela
Esse queijo fresco, branco e macio, feito de leite de vaca pasteurizado, é um dos mais saudáveis que existem. Geralmente, é servido como aperitivo, em pedaços pequenos, e tem a particularidade de absorver outros sabores como, por exemplo, o do alho. Tem muitas proteínas e, para que seja saudável, devemos escolher uma versão com pouco sódio e baixo teor de gordura.Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahola, A.J., Yli-Knuuttila, H., Suomalainen, T., Poussa, T, Ahlstrom, A., Meurman, J.H., & Korpela, R. (2002, November). Short-term consumption of probiotic-containing cheese and its effect on dental caries risk factors. Archives of Oral Biology, 47(11), 799-804
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12446187 - Groves, D. (2013, October 18). EU shows the way on per capita cheese consumption. Cheese Reporter
npaper-wehaa.com/cheese-reporter/2013/10/s2/#?article=2050691 - Lin, H., Boylston, T.D., Chang, M.J., Luedecke, L.O., Shultz, T.D. (1995, November). Survey of the conjugated linoleic acid contents of dairy products. Journal of Dairy Science, 78(11), 2358-2365
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8747326 - National Dairy Council. (2011). Cheese & healthy eating
nationaldairycouncil.org/SiteCollectionDocuments/education_materials/cheese/General%20Audience%20CheeseHealthy%20Eating%20Brochure%20Final.pdf - National Nutrient Database for Standard Reference Release 27. (n.d.). United States Department of Agriculture, Agricultural Research Service.
- Ravishankar, T.L., Yadav, V., Tangade, P.S., Tirth, A., & Chaitra, T.R. (2012, June). Effect of consuming different dairy products on calcium, phosphorus, and pH levels of human dental plaque: a comparative study. European Archives of Paediatric Dentistry, 13(3), 144-148
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22652212
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.