Sisu, a fabulosa estratégia finlandesa para os momentos difíceis

Na Segunda Guerra Mundial, os finlandeses, cujo número era inferior ao dos russos, resistiram de forma inabalável e deixaram o termo "sisu", equiparável à resiliência, para a história.
Sisu, a fabulosa estratégia finlandesa para os momentos difíceis
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 11 julho, 2023

A vida pode nos golpear de infinitas maneiras, por diferentes lados e através de variados métodos. No entanto, o que pode nos diferenciar uns dos outros é a forma como enfrentamos essas investidas e altos e baixos do destino.

Algo que todos sabemos é que nenhum de nós está imune à adversidade. Agora, veja bem, apesar de ninguém ter nos preparado para ela, estamos genética e biologicamente preparados para enfrentá-la.

O ser humano chegou até onde nos encontramos agora graças a três dimensões “mágicas”: perseverança, resiliência e valor.

Cada um de nós culminou no presente momento passando também por mais de uma dificuldade, de uma perda e de centenas de problemas.

Assim, todo o esforço e cada pedra superada é, sem dúvida, um sucesso do qual nos sentimos muito orgulhosos.

Muito além das técnicas para enfrentar a adversidade que cada um tem, nunca é demais conhecer o que outros países e outras culturas fazem.

Hoje, em nosso artigo, queremos falar sobre os finlandeses. Esse povo de frias latitudes esconde na verdade um coração muito quente e uma mente forte e guerreira.

Tanto é assim que esse espírito bravo ficou representado com uma palavra fantástica: Sisu. A seguir explicaremos seu significado.

Em tempos difíceis, espíritos valentes

momentos difíceis

Hoje em dia, basta dizer “Finlândia” para visualizar o que é, para muitos, um estado ideal, devido às suas grandes e inspiradoras políticas sociais e ao seu baixo índice de corrupção.

A economia finlandesa é, além disso, uma das mais avançadas e é um Estado altamente democrático.

Contudo, muito além de seu modelo social tão inspirador, há seu caráter valente, aquele da história quando, em novembro de 1939, a Rússia declarou guerra à Finlândia.

800.000 soldados finlandeses frente a 2,5 milhões de soldados russos

O confronto entre Finlândia e Rússia é, sem dúvida, um dos mais admirados da história.

Os primeiros contavam com pouco mais de 800.000 soldados frente aos mais de dois milhões de que o exército russo mandou para as suas terras que, devido ao seu clima e à sua aridez, não se diferenciavam muito da toda poderosa Rússia.

No entanto, os finlandeses resistiram bravamente. Tanto é assim que, depois de um ano de combates ferrenhos, foi firmada a paz, ficando para a história um termo, uma palavra que surgiu com força naquele contexto: “Sisu”.

Sisu, o potencial que você leva no seu interior

momentos difíceis

Sisu faz referência àquela força que o ser humano possui e que quase sempre temos adormecida.

Entretanto, em certos momentos basta que a adversidade se faça presente para que nós mesmos nos obriguemos a tirá-la da sombra e fazer uso dela para persistir, resistir e vencer.

É exatamente isso que o povo finlandês fez durante a Segunda Guerra Mundial.

Dessa forma, hoje continua sendo seu grito de fôlego e a tatuagem que levam impressas em seus corações para não se renderem seja qual for a dificuldade que surja em seus horizontes.

A seguir, explicaremos como colocá-la em prática.

As 5 dicas para enfrentar a adversidade de acordo com os finlandeses

momentos difíceis

1. Controle o estresse, não deixe que o medo o domine

Em momentos difíceis é necessário administrar de forma eficaz a ansiedade e o estresse.

Se as emoções negativas nos torturarem, nos deixaremos ser vencidos, nos transformaremos em um ramo fraco no qual o vento sopra e acaba se rompendo.

Devemos ser capazes de controlar os medos, de racionalizar o pânico e de controlar essas emoções estressantes.

2. Seja perseverante

A perseverança é uma qualidade em extinção na população atual. Isso porque somos impacientes, porque queremos tudo já e o quanto antes.

No entanto, as pessoas que dispõem do sisu são pacientes, aceitam a frustração, são criativas, esperam os momentos adequados e avançam pouco a pouco, sem se render, sem fraquejar jamais.

3. Pratique a honestidade

O respeito por si mesmo e pelos demais é essencial para o povo finlandês.

Todos se preocupam com os outros porque entendem que as alianças permitem a sobrevivência, porque cuidar e respeitar uns aos outros é ganhar em qualidade de vida.

4. Aprenda a resolver os pequenos conflitos e conseguirá resolver os grandes

As pessoas com sisu não fogem dos problemas, e sim os encaram criando soluções.

O conflito é parte da vida, e aprender desde bem pequenos a resolver os problemas mais elementares nos ajudará, sem dúvida, a enfrentar as adversidades mais complexas que o destino possa nos trazer.

5. Seja resiliente hoje, amanhã e sempre

A resiliência é o reflexo da alma valente e sábia que aprendeu a enfrentar as adversidades da vida para se transformar em alguém diferente: em alguém mais forte e valente.

Sisu tem muito de resiliência. Tanto que para muitos tem quase o mesmo significado. É o reflexo de algo que, cedo ou tarde, a vida nos irá ensinar e que deveremos colocar em prática.

Os elementos que correspondem ao modo como os finlandeses encaram os problemas não são desconhecidos totalmente.

Apliquemos essas estratégias para conquistar nossas ilhas de tristeza e transformá-las em territórios de felicidade.

Pode interessar a você...
Inteligência emocional para momentos difíceis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Inteligência emocional para momentos difíceis

A inteligência emocional é a melhor estratégia para melhorar nossa qualidade de vida. Já que todos passamos por momentos de grande complexidade pes...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.