Sinusite: 7 truques para acabar com ela
A sinusite é uma patologia comum que geralmente é dolorosa e pode afetar a qualidade de vida de quem a sofre.
É a inflamação dos seios paranasais, cavidades ocas dentro dos ossos da face que contêm ar, encontradas na testa, maçãs do rosto e nariz. Em situações normais, o ar passa por eles sem problemas.
Pessoas com sinusite têm esses espaços bloqueados e, portanto, sentem desconforto, dor e dificuldade para respirar.
A seguir, revisaremos as causas e sintomas da sinusite e também revelaremos 7 truques que o ajudarão a enfrentá-la e até mesmo a curá-la.
Causas da sinusite
A sinusite pode ser causada por diferentes motivos, alguns deles podem ser os seguintes:
- Vírus.
- Tabaco.
- Alergias
- Cogumelos.
- Bactérias.
- Infecções dentárias.
Quer saber mais? Leia: 9 remédios caseiros para aliviar a sinusite
Sintomas da sinusite
Os sintomas costumam depender da gravidade do caso. Os mais característicos são os seguintes:
- Febre.
- Mal hálito.
- Nariz vermelho.
- Corrimento nasal constante.
- Fadiga e mal-estar geral.
- Dor de dente ao mastigar.
- Falta de olfato.
- Tosse (que aumenta à noite).
- Dor de cabeça, maçãs do rosto e nariz.
Os 7 melhores truques para curar a sinusite
Com os truques a seguir você notará um grande alívio e poderá se sentir melhor no dia a dia. Coloque-os em prática!
1. Tome banhos de vapor
img
A inalação ou o banho de vapor é uma das melhores técnicas para o alívio da sinusite. Podem ser feitos facilmente, pois basta ferver a água em uma panela, cobrir a cabeça com uma toalha e se aproximar para respirar os vapores (a uma distância segura, claro).
Podem ser adicionadas folhas de eucalipto à águam que tem propriedades antissépticas e um aroma agradável que ajuda a eliminar o muco.
2. Aproveite as infusões
A ingestão de líquidos quentes ajuda a quebrar e diluir o muco, aliviando a pressão que eles geram. Por outro lado, a sensação de calor alivia dores de garganta e estimula o fluxo sanguíneo.
As infusões de flores malva são muito boas para as doenças respiratórias, pois são expectorantes e ajudam a aliviar a tosse. É feito de forma muito simples:
- Coloque 2 colheres de sopa de flores de malva em um litro de água fervente.
- Deixe descansar e depois coe.
3. Água com sal
A mistura de água com sal ajuda a remover o excesso de muco e fornece umidade para a área. Com este procedimento, o muco do nariz desaparecerá.
- Você deve colocar água fervida com sal em uma seringa ou êmbolo.
- Coloque a seringa na narina direita e inclina levemente a cabeça para o lado oposto.
- O líquido sairá pela narina oposta.
- Assoe o nariz e repita do outro lado.
- Faça 2 ou 3 vezes ao dia.
4. Dormir bem
É muito importante dormir 7 ou 8 horas por dia. É aconselhável colocar um travesseiro duplo para que a cabeça fique mais alta que o resto do corpo e você possa respirar melhor.
Para o alívio da sinusite, um umidificador também pode ser colocado no ambiente, pois ajuda a manter o ar úmido, evitando que as vias aéreas sequem durante o sono.
5. Gotas nasais de alho
Diz-se que o alho é um antibiótico natural. Por este motivo, considera-se que pode ajudar a aliviar os sintomas da sinusite quando é de origem bacteriana.
Para aproveitá-lo, amasse bem um dente de alho e coloque em um conta-gotas com 4 colheres de sopa de água. Dez gotas devem ser aplicadas em cada narina, duas ou três vezes ao dia.
6. Beber muito líquido
A ingestão de grandes quantidades de líquidos dilui o muco, o que melhora a drenagem e eliminação das cavidades paranasais, evitando assim um acúmulo excessivo que pode gerar pressão excessiva e dor no local.
7. Mantenha uma dieta balanceada
Uma das possíveis causas pode ser o consumo de alimentos que causam alergias. Eliminá-los da dieta seria uma forma efetiva de prevenir a sinusite.
Por outro lado, ingerir alimentos naturais que contenham antioxidantes reforça o sistema imune, assim como o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, B e C. Outros fatores importantes poderiam ser:
- Usar substitutos do leite, já que seus derivados podem causar alergias.
- Evitar o consumo de álcool e cigarros.
Estes 7 truques podem aliviar os sintomas e inclusive fazê-los desaparecer. Para casos mais severos é conveniente uma consulta médica.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- De La Flor I Brú, J. (2009). Sinusitis. Pediatria Integral. https://doi.org/10.1111/j.1600-0757.2008.00293.x
- Slavin, R. G., Spector, S. L., Bernstein, I. L., Kaliner, M. A., Kennedy, D. W., Virant, F. S., … Vandewalker, M. L. (2005). The diagnosis and management of sinusitis: A practice parameter update. Journal of Allergy and Clinical Immunology. https://doi.org/10.1016/j.jaci.2005.09.048
- FUJISAWA, H., WATANABE, K., SUMA, K., ORIGUCHI, K., MATSUFUJI, H., SEKI, T., & ARIGA, T. (2009). Antibacterial Potential of Garlic-Derived Allicin and Its Cancellation by Sulfhydryl Compounds. Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry. https://doi.org/10.1271/bbb.90096
- Adetumbi, M. A., & Lau, B. H. S. (1983). Alliumsativum (garlic) – A natural antibiotic. Medical Hypotheses. https://doi.org/10.1016/0306-9877(83)90040-3
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.