Dicas para ser um bom marido

Se você deseja ter um casamento feliz e duradouro, precisa estar disposto a se envolver e a trabalhar em equipe com seu parceiro. Oferecemos algumas dicas para ser um bom marido a seguir.
Dicas para ser um bom marido

Última atualização: 04 Outubro, 2021

Conceitos como família e casamento passaram por grandes transformações nos últimos anos. O que eles querem dizer e o que as pessoas esperam deles é diferente do que tínhamos em mente há muito tempo. Ser um bom marido não está mais relacionado a prover financeiramente e materialmente, e sim ao atendimento das necessidades emocionais do cônjuge.

O clima pode ser devastador para os casais. Se seus membros não conseguirem transformar a paixão em amor maduro, o relacionamento provavelmente terminará em divórcio. Mesmo assim, há casamentos que criam laços duradouros e felizes. Qual é o seu segredo? Vamos tentar decifrá-lo a seguir.

As características de um bom marido

Como já comentamos, ser um bom marido é algo determinado socioculturalmente, por isso pode variar dependendo da época e do local. Ainda assim, nas sociedades ocidentais de hoje compartilhamos a mesma visão, e algumas das características mais relevantes que um cônjuge deve ter para desfrutar de um relacionamento feliz são as seguintes:

  • É agradável e amigável, promove interações positivas na sua relação com a sua parceira. Isso implica tratá-la com tato e simpatia, priorizando sorrisos, elogios e demonstrações de afeto à reprovação. Obviamente, todos nós temos dias ruins e nosso humor pode variar, mas é importante que a dinâmica geral do relacionamento seja leve e agradável para ambos.
  • Sempre tem em mente que ele e sua parceira são uma equipe. Por isso, faz questão de levar em conta as suas necessidades e de não errar por egoísmo. Diante de uma discrepância, recorre à negociação para buscar o bem de ambos.
  • Presta atenção à sua parceira. Você está genuinamente interessado no que essa pessoa está dizendo e fazendo, passando tempo de qualidade com ela, ouvindo suas preocupações e sendo receptivo e emocionalmente disponível.
  • Você é capaz de ver a melhor versão do seu cônjuge. Embora todos tenhamos defeitos e cometamos erros, um bom marido vê e valoriza as melhores qualidades da sua parceira e sabe como ignorar os pequenos erros.

Conselhos para ser um bom marido

Talvez todos os itens acima pareçam um pouco ambíguos para você. Se você não sabe como adquirir essas qualidades, mostramos alguns segredos importantes para implementá-las no seu dia a dia como casal.

Casal recém casado
O casamento tem um alto componente sociocultural, de modo que as características desejáveis dependem da época e do lugar.

Seja leal

Sua parceira deve saber que você está sempre ao lado dela e que, apesar dos conflitos ou discrepâncias, você não trairá a sua confiança. Isso não implica apenas ser fiel a ela, mas também evitar criticá-la para estranhos, ficar ao seu lado nos momentos difíceis e priorizar o relacionamento em relação a outros aspectos. Pessoas leais e confiáveis constroem laços mais profundos e saudáveis.

Seja honesto

Dizer a verdade pode gerar problemas, conflitos ou discussões; no entanto, é imperativo que tenhamos a coragem de ser honestos. Fingir concordar e agir de maneira diferente nas suas costas só criará desconfiança quando a verdade for revelada. Assim, se você está convencido de que suas ideias ou decisões são válidas, execute-as, mas não as esconda.

Valide as suas emoções

Mesmo que duas pessoas tenham um relacionamento amoroso, nem sempre terão a mesma opinião e perspectiva sobre as coisas. Por esse motivo, algumas das reivindicações ou solicitações da sua parceira podem ser difíceis de entender ou você pode não compartilhá-las.

Não minimize a sua tristeza, raiva ou frustração. Não diga que ela está exagerando. Em vez disso, ouça-a sem ficar na defensiva e tente entender por que ela se sente assim.

Use a comunicação assertiva

A comunicação é essencial para que um relacionamento funcione. Esta deve ser regular, fluida e respeitosa e sempre com o objetivo de chegar a um consenso.

Assim, praticar a assertividade pode ajudá-lo a expor o que você pensa, sente e deseja de uma forma que seu parceiro possa receber e processar bem. Muitos dos problemas dos relacionamentos surgem da falta de diálogo, e muitos outros da falta de boas maneiras ao se expressar ou fazer pedidos.

Descubra sua linguagem de amor e use-a

Os relacionamentos precisam ser nutridos pelo amor, mas nem todos os seres humanos o expressam da mesma maneira. Existem 5 diferentes linguagens do amor e cada um de nós tem uma predileção por uma ou mais delas.

Assim, descubra como sua parceira deseja se sentir amada e oferecer seu carinho dessa forma. Você pode ser muito prolífico com suas palavras, mas se sua parceira precisa de contato físico para se sentir valorizada e bem-vinda e não o recebe, ela sentirá falta.

Respeite-a como pessoa

Quando nos relacionamos com outra pessoa em um nível tão formal e profundo como o casamento, estamos nos comprometendo a amá-la e aceitá-la pelo que ela é. Isso significa respeitar seus hobbies e interesses, honrar o papel da família e amigos em sua vida, permitindo que ela se expresse da maneira que se sentir mais confortável.

Resumindo, é fazer parte do seu desenvolvimento pessoal sem atrapalhar. Controle, proibições e limitações não têm lugar em um relacionamento amoroso saudável.

Um bom marido que escuta.
O diálogo é sempre fundamental. Um bom marido ouve e responde de forma assertiva.

Ser um bom marido é um trabalho de longo prazo

Manter todas as atitudes e comportamentos acima pode ser simples no início, quando você ainda está descobrindo a outra pessoa e começando a construir uma vida juntos. No entanto, os casais que estão juntos há mais tempo e continuam felizes e satisfeitos enfrentam uma corrida de longa distância.

Ser um bom marido é saber estar presente todos os dias, cuidando e cultivando o vínculo com pequenos gestos e detalhes. Em seu casamento, haverá momentos felizes, difíceis e dolorosos. Em todos eles você tem que lembrar que você faz parte de uma equipe e que o seu bem passa pelo bem do outro.

Pode interessar a você...
6 dicas para construir um casamento de sucesso
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 dicas para construir um casamento de sucesso

Existe uma grande quantidade de circunstâncias que podem apagar as chamas do amor e da paixão. Veja dicas para ter um casamento de sucesso.



  • Gottman, J., Gottman, J. M., & Silver, N. (1995). Why marriages succeed or fail: And how you can make yours last. Simon and Schuster.
  • Hurtarte, C. A., & Díaz-Loving, R. (2008). Comunicación y satisfacción: analizando la interacción de pareja. Psicología Iberoamericana16(1), 23-27.
  • Chapman, G. (2009). The five love languages: How to express heartfelt commitment to your mate. Moody Publishers.