Quais são os alimentos que engordam mais?

· 23 de dezembro de 2013
O glutamato monossódico é o responsável por não conseguirmos comer somente uma batata frita. Este aditivo pode favorecer o surgimento de doenças coronárias, hipertensão e sobrepeso.

Atualmente, devido à falta de tempo, as longas jornadas de trabalho, diversas ocupações e preocupações, nossa alimentação está cada vez mais superficial e pouco nutritiva. Neste artigo, falaremos sobre os alimentos que engordam mais

À ordem do dia estão as comidas enlatadas, bebidas gasosas, sucos concentrados e sopas instantâneas; e nada disso é natural. Geralmente, as verduras, as frutas e fibras são deixadas de lado, substituídas por comidas rápidas, gordurosas e que engordam.

Fica difícil nos alimentarmos com comida caseira e ingredientes saudáveis. O melhor passa a ser o mais rápido e saboroso.

Tudo isso também acontece com as crianças, que consomem cada vez mais e em maior quantidade balas, refrigerantes, hambúrgueres, batatas fritas; e a consequência é certa: a obesidade, que afeta cada vez mais pessoas no mundo.

Devemos aprender a comer de maneira saudável, sem nos envenenarmos lentamente, investir em nossa saúde hoje para evitar complicações amanhã. O corpo se ressente com tudo o que fornecemos, causando efeitos negativos mais cedo ou mais tarde.

Com certeza existem alimentos que engordam mais do que outros e, sem dúvidas, alguns deles costumam ser muito tentadores. Vamos conferir?

Descubra: Remédios para melhorar a digestão de alimentos gordurosos

Quais são os alimentos que engordam mais?

A seguir mencionaremos quais alimentos provocam um maior aumento de peso em menor tempo.

  1. Comidas rápidas: hambúrgueres, batatas fritas, sobremesas, pizzas.
  2. O macarrão por si só não gera muitos inconvenientes, mas se consumido com muito molho, temperos, queijos… Ou seja, o que realmente engorda é o acompanhamento.
  3. As carnes processadas e os embutidos contêm gorduras saturadas, sódio e muitas calorias.
  4. As saladas são muito saudáveis, mas assim como no caso do macarrão, não podemos nos confundir. As saladas são indicadas, mas sem excesso de acompanhamentos. Podemos consumir uma salada aparentemente saudável, mas ao combiná-la com temperos ou outros ingredientes, aumentamos consideravelmente suas calorias.
  5. As frituras. É preferível consumir alimentos cozidos ao vapor, grelhados, ao forno ou refogados. Os alimentos fritos absorvem muito óleo. Fritar os alimentos aumenta suas calorias.
  6. Refrigerantes açucarados também podem ser incluídos nessa lista.
  7. Produtos elaborados com farinha e açúcar refinadas.
  8. Os chocolates brancos são os que contêm mais açúcar e, consequentemente, engordam mais.

Algumas observações sobre os alimentos que engordam mais

Alguma vez você comeu algo e desejou comer cada vez mais, como se não pudesse controlar o desejo? Bom, isso tem uma explicação. Existe um componente adicionado nos alimentos salgados, processados, enlatados, congelados, comida rápida, etc.

Mesmo que também seja encontrado naturalmente em certos alimentos, como naqueles que contêm proteínas, lácteos, carne, peixe e até mesmo em várias verduras. Ele é denominado glutamato monossódico, um intensificador de sabor bastante viciante.

É por isso que, ao consumir uma porção de batatas fritas, geralmente não conseguimos parar até terminá-la. Esse ingrediente faz com que os alimentos se tornem deliciosos.

Esse aditivo pode provocar obsessão por alimentos que o contenham, gerando sobrepeso e outras doenças como hipertensão, doenças cardíacas, dentre outras.

Os defensores do glutamato monossódico afirmam que os efeitos negativos atribuídos ao composto carecem de base científica.

Como não é possível nos desfazer desse componente, uma vez que eles são encontrados naturalmente em certos alimentos, a dúvida reside no fato de ser bom ou não adicioná-lo aos alimentos já preparados e em quais quantidades.

Leia também: Por que devemos parar de comer junk food?

alimentos que engordam mais

Na vida, devemos lutar por muitas coisas, e nosso peso não é uma exceção.

A ideia de aproveitar os alimentos saborosos não está totalmente proibida, mas ter a consciência de que estamos consumindo o adequado hoje, significará queimar as gorduras extras amanhã, caso queiramos manter um peso saudável.

Lembre-se de que para eliminar 1 kg de gordura, devemos queimar cerca de 7800 calorias.

Frente à dúvida, a melhor opção sempre será os alimentos mais naturais e, consequentemente, mais saudáveis para o nosso organismo.