Ruptura do manguito rotador, o que é?
A ruptura do manguito rotador é uma patologia que afeta o ombro com muita frequência em pessoas de meia idade. É uma das principais causas de dor no ombro na atualidade.
O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que ancoram nos ossos do ombro. São responsáveis por manter esta articulação estável, e podem executar todos os movimentos adequadamente.
Saiba como uma ruptura no manguito rotador pode ser diagnosticada e tratada.
O que é a ruptura do manguito rotador?
A ruptura do manguito rotador é uma patologia que afeta aproximadamente 4 em cada 100.000 pessoas por ano. É importante notar que sua incidência aumenta com a idade; de fato, a maioria das pessoas que sofrem desse problema tem entre 50 e 60 anos de idade.
Isso acontece porque as lesões dessa articulação estão mais relacionadas à passagem do tempo e à deterioração. Ao contrário de outras patologias articulares, os golpes raramente causam esse problema.
A maioria dos casos de ruptura do manguito rotador ocorre em pessoas que realizam continuamente movimentos com o ombro em seu trabalho ou profissão. Por exemplo, tende a aparecer em atletas, carpinteiros ou pintores.
O que é o manguito rotador?
Como já mencionamos, o manguito rotador (ou rotador) é um conjunto de músculos e tendões. Todos cercam a articulação e mantêm o osso do braço (úmero) no lugar.
Também permitem que você execute adequadamente os movimentos do braço, como a rotação e a elevação do braço. Esses músculos são pequenos, mas tornam os movimentos precisos e coordenados. Os músculos são:
- Supraespinhal
- Subescapular.
- Infraespinhal
- Redondo menor.
De todos estes, o que mais tende a se machucar é o tendão supraespinhal. Este se encarrega da elevação lateral do braço e, quando lesionado, esse movimento fica doloroso e difícil.
Quais são as causas da ruptura do manguito rotador?
De modo geral, a ruptura do manguito rotador ocorre um desgaste do tendão devido ao seu uso repetido. Por exemplo, ao levantar objetos pesados ou manter o braço elevado por um longo tempo.
No entanto, este problema também pode acontecer por causa de uma lesão repentina. É menos frequente, mas às vezes uma queda ou movimento repentino pode causá-la. No entanto, os fatores de risco mais relacionados à ruptura do manguito rotador são:
- A idade. Como mencionamos anteriormente, esta lesão afeta principalmente pessoas entre 50 e 60 anos de idade.
- Certos trabalhos, como carpintaria ou construção. Isso ocorre porque são profissões nas quais movimentos repetitivos são realizados constantemente.
- Dedicar-se a esportes como tênis ou beisebol.
- Ter antecedentes pessoais ou familiares.
Você pode estar interessado: Batida de aveia, abacaxi e canela para fortalecer os ligamentos e tendões do joelho
Quais são os sintomas da ruptura do manguito rotador?
Os sintomas ocorrem dependendo da gravidade da lesão. Mesmo assim, o sintoma predominante é a dor no ombro . Da mesma forma, todos os movimentos dessa articulação são limitados.
Algumas pessoas geralmente têm problemas na hora de dormir. Na verdade, acham quase impossível dormir sobre o lado lesionado. Além disso, todas as tarefas de limpeza, como pentear-se, vestir-se ou lavar-se, tornam-se cada vez mais complicadas.
Se a ruptura do manguito rotador não for tratada a tempo pode levar a complicações graves. Por não ser capaz de mover o braço corretamente, este pode ficar debilitado e sem capacidade de movimento. Isso também torna o tratamento um pouco complicado. Se esta articulação ficar imobilizada por muito tempo, pode acabar causando uma deterioração crônica do ombro.
Você pode gostar de ler: Remédios naturais para eliminar a acne no peito, nos ombros e nas costas
Como é diagnosticada?
Primeiro, para diagnosticar a ruptura do manguito rotador, o médico fará um exame físico . Durante este, examinará a capacidade de movimento, a força, e a dor que ocorre na articulação.
Por outro lado, geralmente são utilizados testes complementares, como ultrassom ou ressonância magnética. A ultrassonografia permite avaliar os tendões e músculos enquanto ocorre o movimento. Além disso, é um exame acessível e não invasivo.
Concluindo
A ruptura do manguito rotador é uma patologia que frequentemente afeta pessoas de meia idade. É uma lesão muito incapacitante, por isso é importante que, se você tiver algum dos sintomas, vá ao médico o mais rápido possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Giangarra, C. E., & Manske, R. C. (n.d.). Clinical orthopaedic rehabilitation : a team approach.
- Máximo, J., & Acevedo, G. (n.d.). El manguito de los rotadores (Vol. 10). Retrieved from www.medigraphic.org.mx
- Desgarres del manguito de los rotadores (Rotator Cuff Tears) – OrthoInfo – AAOS. (n.d.). Retrieved September 3, 2019, from https://orthoinfo.aaos.org/es/diseases–conditions/desgarres-del-manguito-de-los-rotadores-rotator-cuff-tears/