8 remédios naturais para aliviar os sintomas da artrite nas mãos e nos pulsos

Para ter um alívio maior é conveniente combinar o tratamento oral com os remédios de uso tópico. Desta forma, tratamos a doença de uma maneira integral.

A artrite é uma doença degenerativa que ocorre devido ao desgaste da cartilagem que serve para unir um osso ao outro.

O envelhecimento é a causa mais comum desta condição, ainda que existam outros fatores que podem influenciar, como é o caso das lesões, a deficiência de nutrientes e o sedentarismo.

As partes do corpo com maior risco de desenvolver artrite são as mãos e os pulsos. Ambas as áreas estão em constante movimento e, ao contarem com menos cartilagens, tendem a se degenerar mais rápido.

Quem sofre de artrite apresenta uma diminuição na qualidade de vida devido aos sintomas que a doença acarreta. Ela frequentemente causa uma dor e inflamação que impedem a realização normal das atividades cotidianas.

A boa notícia é que é um problema que pode ser enfrentado se adotarmos hábitos de vida saudáveis e consumirmos alguns remédios naturais para diminuir seus sintomas.

Não perca os 8 tratamentos caseiros mais eficazes contra a artrite! Confira o artigo e conheça-os!

1. Azeite de oliva contra a artrite

Azeite de oliva contra a artrite

Um dos compostos ativos do azeite de oliva, o oleocanthal, tem uma ação anti-inflamatória que inibe as enzimas OX-1 e COX-2, que são responsáveis por causar a dor.

Pessoas que adicionam este alimento em sua dieta regular têm um risco menor de desenvolver a artrite reumatoide.

No caso da artrite nos pulsos e nas mãos, também é apropriado fazer uma massagem suave usando este produto.

2. Compressas de água fria

A aplicação de algo frio nas articulações afetadas é uma boa terapia para quem luta contra essa doença.

O frio diminui a inflamação e relaxa as áreas afetadas para aliviar a dor quase que de forma instantânea. Porém, seus efeitos não são duradouros e costuma ser necessário fazer a aplicação várias vezes por dia.

3. Compressas de água quente

As compressas de água quente são outra boa opção para aliviar os sintomas quando costumam ocorrer episódios de dor muito forte.

Mergulhe uma toalha em água quente e depois aplique sobre as mãos e pulsos. Ajuda a controlar a inflamação e ativa a circulação.

4. Salsão

aipo

Mais do que um alimento para tratar a artrite, é um componente que deveria ser adicionado à alimentação regular como método de prevenção.

Tem propriedades diuréticas que estimulam a eliminação de líquidos retidos nos tecidos e, além disso, remineraliza o organismo, limpa o sangue e contribui para regular a pressão arterial.

Para controlar a inflamação e a dor causadas pela artrite é recomendável tomar um litro de suco de salsão todos os dias, por no mínimo uma semana.

5. Alho

Considerado um dos antibióticos e anti-inflamatórias naturais mais poderosos, o alho cru é outro dos bons remédios para aliviar os sintomas desta patologia.

Pode ser usado como medida de prevenção ou como parte do tratamento. É recomendável uma dose de até 3 alhos crus por dia.

6. Vinagre de maçã

vinagre-de-maçã

Muitos têm este produto em casa e limitam seus usos ao complemento de alguns pratos. O que a maioria desconhece é que trata-se de um remédio natural ideal para combater transtornos relacionados à inflamação.

Neste caso, em especial, deve-se tomar todos os dias diluindo uma colher de sopa em um copo de água morna.

7. Gengibre

A raiz de gengibre ocupa um dos primeiros lugares no catálogo de remédios naturais contra a artrite e doenças inflamatórias.

Contém enzimas e compostos antioxidantes que controlam a inflamação enquanto aliviam a dor para aumentar a mobilidade.

Além disso, caracteriza-se por ser um dos melhores analgésicos, substituindo inclusive muitos dos convencionais.

8. Cúrcuma

Remedio-de-cúrcuma-500x335

A cúrcuma é uma das terapias caseiras mais populares no tratamento dos problemas relacionados com a dor e a inflamação.

Tem propriedades antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, e também é um potente anti-inflamatório natural.

Ainda que a forma mais comum de consumi-la seja adicionando-a a diversos pratos, também é possível preparar um remédio especial para aproveitar ao máximo estas qualidades.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cúrcuma (10 g)
  • 1/2 copo de leite de arroz (100 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

O que fazer?

  • Misture em um copo a colher de sopa de cúrcuma com o leite de arroz e o mel de abelhas.
  • Tome em jejum, no mínimo três vezes por semana.

Todos estes suplementos costumam ser muito úteis para os pacientes que lutam contra os sintomas causados por essa doença.

Porém, eles não devem substituir os medicamentos aconselhados pelo médico e, se possível, deve-se consultá-lo antes de consumir estes remédios para verificar se existem interações negativas.

Recomendados para você