Artrite nas mãos e nos pulsos: 8 remédios naturais

A artrite nas mãos e nos pulsos pode reduzir a qualidade de vida se não houver um tratamento imediato. Portanto, além de experimentar esses remédios naturais, é importante ir ao médico.
Artrite nas mãos e nos pulsos: 8 remédios naturais

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

A artrite é uma doença degenerativa que ocorre devido ao desgaste da cartilagem que serve para unir um osso ao outro. As partes do corpo com maior risco de desenvolvê-la são as mãos e os pulsos. Ambas as áreas estão em constante movimento e, com menos cartilagem, tendem a degenerar mais rápido.

O envelhecimento é a causa mais comum dessa condição, embora existam outros fatores que podem influenciá-la, como lesões, deficiência de nutrientes e estilo de vida sedentário. Quem a sofre tem uma diminuição da qualidade de vida devido aos sintomas que acarreta.

Acontece que, muitas vezes, causa dores intensas e inflamações que impedem o desempenho normal das atividades diárias. Felizmente, existem atualmente várias opções terapêuticas para aliviar esses sintomas e reduzir o impacto que eles geram. Algumas alternativas são até mesmo de origem natural.

Nesta ocasião, queremos compartilhar em detalhes 8 remédios naturais que podem ser úteis no tratamento dessa condição. Claro, certifique-se de usá-los com cautela, de preferência com a supervisão do seu médico. Não se esqueça!

8 remédios naturais para reduzir os sintomas da artrite nas mãos e nos pulsos

Uma grande variedade de ingredientes naturais tem sido usada na medicina alternativa para minimizar o impacto dos sintomas da artrite nas mãos e nos pulsos. No entanto, essas opções de tratamento não são o tratamento de primeira linha e não substituem o tratamento prescrito pelo médico.

Simplesmente, devido às suas propriedades, podem ajudar no alívio da dor, rigidez e inflamação. Portanto, em caso de artrite, é fundamental ir primeiro ao reumatologista e seguir as suas recomendações. 

1. Azeite

8 remédios naturais para reduzir os sintomas da artrite nas mãos e nos pulsos

Um dos compostos ativos do azeite de oliva, o oleocanthal, tem ação anti-inflamatória que inibe as enzimas COX-1 e COX-2que causam dor, de acordo com o que foi explicado em um estudo publicado na Current Pharmaceutical Design

Aqueles que incorporam este alimento como parte de sua dieta regular têm um risco menor de desenvolver artrite reumatoide. No caso de artrite nas mãos e nos pulsos, também é adequado fazer uma massagem suave com este produto.

2. Compressas de água fria

Aplicar frio nas articulações afetadas é uma boa terapia para quem luta contra essa doença. Como alguns estudos descobriram, o frio diminui a inflamação e relaxa as áreas afetadas para aliviar a dor.

No entanto, seus efeitos não são duradouros e geralmente é necessário aplicá-lo várias vezes ao dia.

3. Compressas de água quente

As compressas de água quente são outra boa opção para aliviar os sintomas quando episódios intensos de dor ocorrem com frequência. Um artigo da Arthritis Foundation observa que a terapia de calor relaxa as articulações rígidas. 

Mergulhar uma toalha em água quente e aplicá-la nas mãos e nos pulsos ajuda a controlar a inflamação e ativa a circulação.

4. Aipo para artrite de mão e punho

Aipo para artrite de mão e punho

Mais do que um alimento para tratar a artrite, é um componente que deveria ser adicionado à alimentação regular como método de prevenção.

Tem propriedades diuréticas que estimulam a eliminação de líquidos retidos nos tecidos e, além disso, remineraliza o corpo e ajuda a reduzir a inflamação articular.

Suas propriedades antiartríticas são atribuídas ao seu teor de antioxidantes e polissacarídeos, que têm efeito anti-inflamatório no organismo. É recomendável beber um copo de suco de aipo diariamente para desfrutar desses benefícios.

5. Alho

A alicina, além de outros compostos antioxidantes contidos no alho, limita os efeitos das citocinas pró-inflamatórias e, portanto, favorece a proteção da cartilagem. Portanto, é um bom complemento em caso de artrite nas mãos e nos pulsos.

Pode ser tomado como medida preventiva ou como parte do tratamento. Recomenda-se uma dose de até 3 alhos crus por dia.

6. Vinagre de maçã

6. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem alguns efeitos colaterais que você deve ter cuidado.

Os efeitos do vinagre de maçã na artrite ainda não foram comprovados. Na verdade, os estudos sobre isso são controversos. De qualquer forma, por ser seguro na maioria dos casos, pode ser experimentado sem problemas. 

Neste caso particular, deve ser tomado todos os dias diluindo uma colher de sopa em um copo de água morna.

7. Gengibre

A raiz de gengibre ocupa um dos primeiros lugares no catálogo de remédios naturais contra a artrite e doenças inflamatórias. A razão? Existem vários estudos científicos que comprovaram seus efeitos.

Contém enzimas e compostos antioxidantes que controlam a inflamação enquanto alivia a dor para aumentar a mobilidade. Além disso, é caracterizada por ter efeitos analgésicos.

8. Cúrcuma

Cúrcuma
Em países como a Índia, a cúrcuma é usada em cosméticos como um adjuvante para remover os pelos do corpo.

A cúrcuma é uma das terapias caseiras mais populares no tratamento de doenças relacionadas à dor e à inflamação.

Possui propriedades antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, além de atuar como anti-inflamatório natural. De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients, a curcumina, seu principal composto ativo, é um agente terapêutico eficaz com efeitos colaterais mínimos.

Embora a forma mais comum de ingeri-la seja incorporando-a a vários pratos, um remédio especial também pode ser preparado para aproveitar ao máximo essas qualidades.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cúrcuma (10 g)
  • 1/2 copo de leite de arroz (100 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

O que fazer?

  • Misture em um copo a colher de sopa de cúrcuma com o leite de arroz e o mel de abelhas.
  • Tome em jejum, no mínimo três vezes por semana.

Sempre consulte seu médico primeiro

Podemos experimentar esses remédios naturais como adjuvantes em caso de artrite nas mãos e nos pulsos. No entanto, devemos sempre ter em mente que não são um tratamento de primeira linha. Ante essa doença, devemos consultar um profissional.

Pode interessar a você...
Como a alimentação influencia no controle da artrite?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como a alimentação influencia no controle da artrite?

Sabemos que a artrite causa muita dor, por isso lhe trazemos algumas recomendações dietéticas que melhorarão significativamente esta doença.



  • Neumann, E., Frommer, K., Diller, M., & Müller-Ladner, U. (2018). Rheumatoid arthritis. Zeitschrift Fur Rheumatologie. https://doi.org/10.1007/s00393-018-0500-z
  • Rosen, A., & Diamond, J. S. (2010). Arthritis & rheumatism. Arthritis and Rheumatism. https://doi.org/10.1002/art.27480
  • Lucas, L., Russell, A., & Keast, R. (2011). Molecular Mechanisms of Inflammation. Anti-Inflammatory Benefits of Virgin Olive Oil and the Phenolic Compound Oleocanthal. Current Pharmaceutical Design. https://doi.org/10.2174/138161211795428911
  • Kooti W, Daraei N. A Review of the Antioxidant Activity of Celery ( Apium graveolens L). J Evid Based Complementary Altern Med. 2017;22(4):1029–1034. doi:10.1177/2156587217717415
  • Lee DY, Li H, Lim HJ, Lee HJ, Jeon R, Ryu JH. Anti-inflammatory activity of sulfur-containing compounds from garlic. J Med Food. 2012;15(11):992–999. doi:10.1089/jmf.2012.2275
  • Moallem, S., Barahoyee, A. (2010). Evaluation of acute and chronic anti-nociceptive and anti-Inflammatory effects of apple cider vinegar. Iranian Journal of Pharmaceutical Research, Volume 3(Supplement 2), 57-57. doi: 10.22037/ijpr.2010.466
  • Al-Nahain A, Jahan R, Rahmatullah M. Zingiber officinale: una planta potencial contra la artritis reumatoide. La artritis
  • Yang M, Akbar U, Mohan C. Curcumin in Autoimmune and Rheumatic Diseases. Nutrients. 2019;11(5):1004. Published 2019 May 2. doi:10.3390/nu11051004