Para ter um alívio maior é conveniente combinar o tratamento oral com os remédios de uso tópico. Desta forma, tratamos a doença de uma maneira integral.
A artrite é uma doença degenerativa que ocorre devido ao desgaste da cartilagem que serve para unir um osso ao outro.
O envelhecimento é a causa mais comum desta condição, ainda que existam outros fatores que possam influenciar, como é o caso das lesões, a deficiência de nutrientes e o sedentarismo.
As partes do corpo com maior risco de desenvolver artrite são as mãos e os pulsos. Ambas as áreas estão em constante movimento e, ao contarem com menos cartilagens, tendem a se degenerar mais rápido.
Quem sofre de artrite apresenta uma diminuição na qualidade de vida devido aos sintomas que a doença acarreta. Essa frequentemente causa uma dor e inflamação que impedem a realização normal das atividades cotidianas.
A boa notícia é que é um problema que pode ser enfrentado se adotarmos hábitos de vida saudáveis e consumirmos alguns remédios naturais para diminuir seus sintomas.
Por isso, não perca os 8 tratamentos caseiros mais eficazes contra a artrite! Confira o artigo e conheça-os!
1. Azeite de oliva contra a artrite
Um dos compostos ativos do azeite de oliva, o oleocanthal, tem uma ação anti-inflamatória que inibe as enzimas COX-1 e COX-2, que são responsáveis por causar a dor.
Portanto, pessoas que adicionam este alimento em sua dieta regular têm um risco menor de desenvolver a artrite reumatoide.
No caso da artrite nos pulsos e nas mãos, também é apropriado fazer uma massagem suave usando este produto.
2. Compressas de água fria
A aplicação de algo frio nas articulações afetadas é uma boa terapia para quem luta contra essa doença.
O frio diminui a inflamação e relaxa as áreas afetadas para aliviar a dor quase que de forma instantânea. No entanto, seus efeitos não são duradouros e costuma ser necessário fazer a aplicação várias vezes por dia.
3. Compressas de água quente
As compressas de água quente são outra boa opção para aliviar os sintomas quando costumam ocorrer episódios de dor muito forte.
Por isso, mergulhe uma toalha em água quente e depois aplique sobre as mãos e pulsos. Ajuda a controlar a inflamação e ativa a circulação.
4. Salsão
Mais do que um alimento para tratar a artrite, é um componente que deveria ser adicionado à alimentação regular como método de prevenção.
Tem propriedades diuréticas que estimulam a eliminação de líquidos retidos nos tecidos e, além disso, remineraliza o organismo, limpa o sangue e contribui para regular a pressão arterial.
Para controlar a inflamação e a dor causadas pela artrite é recomendável tomar um litro de suco de salsão todos os dias, por no mínimo uma semana.
5. Alho
Considerado um dos antibióticos e anti-inflamatórias naturais mais poderosos, o alho cru é outro dos bons remédios para aliviar os sintomas desta patologia.
Além disso, pode ser usado como medida de prevenção ou como parte do tratamento. É recomendável uma dose de até 3 alhos crus por dia.
A cúrcuma é uma das terapias caseiras mais populares no tratamento dos problemas relacionados com a dor e a inflamação.
Além disso, tem propriedades antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, assim como é um potente anti-inflamatório natural.
Ainda que a forma mais comum de consumi-la seja adicionando-a à diversos pratos, também é possível preparar um remédio especial para aproveitar ao máximo estas qualidades.
Ingredientes
1 colher de sopa de cúrcuma (10 g)
1/2 copo de leite de arroz (100 ml)
1 colher de sopa de mel (25 g)
O que fazer?
Simplesmente, misture em um copo a colher de sopa de cúrcuma com o leite de arroz e o mel de abelhas.
Por fim, tome em jejum, no mínimo três vezes por semana.
Em suma, todos estes suplementos costumam ser muito úteis para os pacientes que lutam contra os sintomas causados por essa doença.
No entanto, não devem substituir os medicamentos aconselhados pelo médico e, se possível, deve-se consultá-lo antes de consumi-los para verificar se existem interações negativas.
Coelho, I. A. S., do Carmo, P. B., dos Santos, N. S., Mariúba, G. C. B., de Araújo Rebelo, M., & Pereira, M. D. O EMPREGO DE PLANTAS MEDICINAIS NOS CASOS DE ARTRITE REUMATOIDE THE USE OF MEDICINAL PLANTSIN CASES OF RHEUMATOID ARTHRITIS.
Correia, R. A. M., & Cortez, D. B. (2018). O uso do gengibre como coadjuvante nas doenças inflamatórias como a osteoartrite e artrite reumatóide. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 31(60), 73-82.
Teixeira, C. C. C. (2009). Desenvolvimento tecnológico de fitoterápico a partir de rizomas de Curcuma longa L. e avaliação das atividades antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
da SILVA, R. Q., & SÁTIRO, A. F. AZEITE E SEUS BENEFÍCIOS. Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente à Serviço da Vida, 149.
Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos. Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o…
Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de…
O herpes genital é um vírus que atinge o organismo através do contato. Dentre os seus sintomas encontramos pequenas feridas ou bolhas que causam coceira e dor na região íntima. Este vírus é muito contagioso e deve ser tratado o…
Não poder respirar bem afeta nossa vida diária e nos faz sentir cansados. Se a isso somarmos outros sintomas como febre, dor de cabeça e secreção nasal, o incômodo pode até mesmo nos deixar na cama devido à fraqueza que…
As verrugas não são, em geral, um grave problema de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um dermatologista para verificar quaisquer alterações na nossa pele. A desvantagem é que elas são muito desagradáveis e, além disso, em alguns casos, podem ser…