Os 3 melhores remédios naturais para aliviar a insônia

Além dos remédios mencionados, para combater a insônia é importante chegar à noite cansado, por isso é recomendado se exercitar, além de evitar os cochilos no meio da tarde.

Saiba como aliviar a insônia, uma companheira que nunca é bem-vinda. Embora não venha a ser considerada uma doença, sua aparição pode trazer consequências negativas para a pessoa afetada.

Sua causa é decorrente de diferentes fatores, e o ritmo de vida é um deles. Manter uma rotina agitada, na qual certos hábitos não são devidamente tratados, principalmente o da alimentação, tem um impacto prejudicial no repouso.

O acúmulo de estresse, ou até mesmo uma preocupação recente, tem efeitos negativos na hora de dormir.

Além disso, a ansiedade, a depressão e até a bipolaridade também aumentam essa situação que tira horas do nosso sono e que não nos permite chegar bem ao dia seguinte.

A insônia também pode surgir como uma resposta natural do corpo quando uma pessoa muda abruptamente seu fuso horário, pois ela deve se adaptar a um novo ritmo.

No entanto, nem tudo está perdido. Existem alternativas caseiras que ajudam a lutar contra o problema e que felizmente são facilmente encontradas. Estas são algumas delas.

Alternativas naturais para aliviar a insônia

1. Chá

Chá para aliviar a insônia

  • O chá de tília é recomendado em todo o mundo graças à sua condição sedativa. Esta erva permite que você pegue no sono com mais facilidade. Também é capaz de relaxar os músculos.
  • Outra opção é a valeriana. Esta planta, como a mencionada acima, é sedativa e ajuda a aliviar a insônia.

A valeriana é extremamente forte, então você deve moderar as quantidades utilizadas no momento da preparação.

2. Leite

Leite quente antes de dormir

O leite quente é outro remédio caseiro tradicional para este problema. Graças à sua contribuição de melatonina, consegue combater a insônia.

Para otimizar seus efeitos, podemos adicionar um pouco de mel.

 3. Aromaterapia

Mulher relaxando no escritório

O nariz desempenha um papel importante em tudo isso. Os aromas que certos óleos vegetais liberam podem ser processados ​​e tratados como “tranquilizantes” pelo nosso cérebro.

Existem velas que exalam esses cheiros, o que ajuda os afetados pela insônia. Recomenda-se começar a terapia cerca de 20 minutos antes de ir para a cama.

As fragrâncias mais utilizadas são aquelas que exalam aromas de rosas, laranja, limão e lavanda.

Outras considerações

Existem maneiras de adaptar o cérebro e o corpo para conseguir um sono melhor e assim aliviar a insônia.

Não é uma tarefa com resultados notados da noite para o dia, mas sua regularidade produz efeitos a médio prazo.

  • Uma das medidas que podemos tomar é eliminar os cochilos. Dessa forma, quando a noite chegar, seu corpo estará cansado e você poderá adormecer com mais facilidade.
  • Fique longe das luzes. Enquanto estiver assistindo TV ou se você não deixar seu celular de lado, será difícil dormir. As luzes, principalmente as mais leves, manterão o cérebro ativo e evitarão o seu descanso.
  • Tenha cuidado com o que você lê. À noite, é melhor ler com um livro tradicional do que através da tela do seu telefone ou computador.
  • Da mesma forma, fique longe das redes sociais e dos portais de notícias, porque eles podem mostrar temas delicados que afetam a normalidade do seu sono.

Mude seus hábitos!

  • Faça exercícios regularmente. Desta forma, você gasta a energia do corpo, então, à noite, descansará calmamente. Adicione isso à sua rotina e você estará cansado o suficiente para que a insônia não faça parte de sua vida.
  • Evite a cafeína.café é uma bebida perfeita para o desempenho e o estado de alerta durante o dia, mas o seu consumo não é recomendado durante a noite. Não dê motivos para os seus neurônios acreditarem que podem permanecer ativos por mais horas.
  • O chocolate também não ajuda. O consumo de açúcar de noite só resultará no recebimento de estímulos pelo cérebro, que será forçado a continuar sua atividade.
  • O mesmo acontece com as bebidas alcoólicas, pois alteram os valores normais do organismo. Isso evita que você alcance um sono profundo.

Do mesmo modo, é preferível abandonar o uso de produtos que contenham nicotina, como o cigarro. E não apenas antes de dormir: em geral, deixar este vício será positivo para sua saúde.

Incorporar melhores hábitos à sua rotina diária trará benefícios ao seu corpo e, portanto, ao seu descanso. Dessa forma, seu bem-estar aumentará ao longo do tempo.

Recomendados para você