Logo image
Logo image

Remédios caseiros para clarear as axilas

4 minutos
Você está com as axilas manchadas ou escuras? Tem vergonha de usar roupas sem manga? Não sofra mais! Conheça produtos caseiros para clarear as axilas.
Remédios caseiros para clarear as axilas
Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 25 maio, 2022

As axilas escurecidas e com manchas podem incomodar bastante; a tal ponto que evitamos colocar roupa sem mangas ou levantar os braços. O escurecimento pode ocorrer por diferentes motivos e a boa notícia é que existem vários remédios caseiros que podem clarear as axilas.

Axilas escuras: o que você deve saber?

As axilas podem ficar manchadas por diferentes motivos:

  • Uma limpeza inadequada;
  • Excesso de suor;
  • Acúmulo de células mortas;
  • Fricção da roupa;
  • Peças muito apertadas ou que soltam penugem;
  • Depilação com cera ou outros produtos;
  • Desodorantes que contêm álcool ou uma predisposição dérmica;
  • Devido à exposição ao sol;
  • Problemas hormonais;
  • Falta de hidratação e ressecamento.

O certo é que dá muita vergonha andar por aí com as axilas manchadas, sobretudo em uma festa ou evento social.

Some figure

Algumas dicas para evitar que as axilas fiquem manchadas

Não use lâminas de barbear para se depilar:

Quando não temos muito tempo disponível, às vezes, recorremos a esta opção enquanto nos banhamos, por exemplo.

Entretanto, diferente de outros métodos, esse tornará as axilas cada vez mais escuras. Para algumas mulheres, por outro lado, usar cera produz este efeito, sobretudo as que têm a pele muito branca.

Evite usar muito desodorante ou antitranspirante:

Uma das “tarefas” destes produtos é evitar que a pele respire como corresponde, assim como que transpire. Os poros vão se fechando e as impurezas viram manchas escuras.

Certamente você já notou que cada vez mais aumenta o mau cheiro nas axilas e que apenas é resolvido colocando mais desodorante; pela razão que acabamos de explicar.

Assim que, procure usar o menos possível e prefira manter a higiene com água e sabão neutro ou com perfume.

Some figure

Lave regularmente as axilas:

Preferencialmente todos os dias ou mais de uma vez quando faz calor ou durante os exercícios.

Use roupas de algodão:

Sobretudo durante o verão, para evitar a transpiração excessiva e prevenir as manchas nas axilas (assim como o excesso da transpiração).

Evite os cremes depilatórios:

Seu uso assíduo contribui com o escurecimento das axilas.

Tente não irritar a região:

Quando você tiver, além de manchas nas axilas, uma pele que descama, coça, apresenta brotoejas ou estiver mais escura que o habitual; pode ser uma infecção bacteriana ou uma alergia.

Nestes casos, consulte um dermatologista.

Remédios caseiros para clarear as axilas

Iogurte:

O iogurte, natural, sem dúvida, é um dos melhores remédios naturais para eliminar as manchas das axilas.

Aplique antes de tomar banho uma colher em cada uma das axilas e deixe atuar por 20 minutos.  Logo depois, enxague com bastante água fresca.

Repita este processo diariamente durante ao menos uma semana.

Some figure

Pedra-pomes:

Enquanto você estiver tomando banho, dedique alguns minutos à saúde e beleza das suas axilas.

Esfregue suavemente com uma pedra-pomes por dois minutos, uma vez por semana. Isto te ajudará a eliminar a pele morta e deixar as axilas sempre bonitas.

Esfoliantes:

Qualquer um que você tiver em casa para o rosto, por exemplo, também servirá para as axilas. Isto ajuda a eliminar as células mortas e, consequentemente, a deixar a pele mais branca.

Você pode fazer um caseiro com açúcar, mel, azeite e sal grosso. Basta esfregar para remover a sujeira e retirar com água.

Sândalo:

Adquira sândalo em pó e mistura água de rosas. Aplique nas axilas com movimentos circulares por dois minutos, enxágue e seque bem.

Some figure

Pepino:

Extraia o suco de um pepino e misture com uma colher de cúrcuma em pó (você pode comprá-la em lojas de produtos naturais).

Então, adicione o suco de meio limão para aumentar as propriedades. Aplique a mistura e deixe que atue por 30 minutos. Depois enxague com bastante água fresca.

Talvez te interesse ler: Benefícios do suco de pepino

Laranja:

Use o pó da casca seca de laranja e uma colher de iogurte natural. Aplique nas axilas e deixe por 20 minutos. Depois retire com bastante água fria ou morna.

Suco de batata:

Descasque uma batata e retire seu suco batendo no liquidificador. É um produto para clarear as axilas por excelência, que você deve aplicar com um algodão, deixar secar por alguns minutos e, posteriormente, retire.

Ainda, pode cortar as rodelas e esfregar diretamente nas axilas uma vez por semana.

Bicarbonato de sódio:

Em um recipiente, misture um pouco de bicarbonato com água até formar uma pasta. Aplique todas as noites e, se possível, deixe agindo toda a noite. Na manhã seguinte retire com bastante água.

Aveia:

É um excelente esfoliante que pode ser usado em todo o corpo. Então, misture um pouco de aveia com uma colher de mel e suco de meio limão. Coloque nas axilas durante uma hora e, logo após, enxague.

Repita duas vezes por semana.

Saiba mais: 4 receitas com aveia

Vinagre de maçã:

É um dos ingredientes de muitas receitas para cuidar e tratar da pele. Devido ao seu teor ácido, reduz a proliferação de bactérias, bem como mau odor. Além disso, ajuda a clarear as axilas.

Por isso, embeba no algodão um pouco do vinagre e limpe as axilas uma vez por semana.

Some figure

Imagens cortesia de Stephen Fyfe, Georges M Groutas, iamtheo, Elvert Barnes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Toerien, M., Wilkinson, S., & Choi, P. Y. L. (2005). Body hair removal: The “mundane” production of normative femininity. Sex Roles. https://doi.org/10.1007/s11199-005-2682-5
  • Troccaz, M., Gaïa, N., Beccucci, S., Schrenzel, J., Cayeux, I., Starkenmann, C., & Lazarevic, V. (2015). Mapping axillary microbiota responsible for body odours using a culture-independent approach. Microbiome. https://doi.org/10.1186/s40168-014-0064-3
  • Munday, S. W., Williams, S. R., & Clark, R. F. (2002). Sweat gland dysfunction due to dermal iodine exposure . Journal of Toxicology: Clinical Toxicology .

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.