Remédios naturais para a gonorreia?

A gonorreia é uma doença que requer tratamento médico. Portanto, as indicações do profissional não devem ser ignoradas. Caso contrário, podem surgir complicações.
Remédios naturais para a gonorreia?

Última atualização: 03 Janeiro, 2021

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Neisseria gonorrehoeae, que costuma aparecer com frequência em jovens (homens e mulheres) entre 15 e 24 anos.

Afeta os órgãos genitais, o reto e a garganta. É transmitida por contato sexual, embora também possa ser transmitido da mulher grávida para o bebê durante o parto.

Sintomas da gonorreia

Sintomas

Os sintomas mais frequentes dessa patologia são os seguintes, tanto em homens quanto em mulheres:

  • Queimação ou dor ao urinar.
  • Dor ou inchaço na área genital.
  • Secreções (tanto do pênis quanto da vagina).
  • Desconforto no ânus: dor, coceira, corrimento ou sangramento.
  • No caso das mulheres, podem ocorrer sangramentos fora do período da menstruação.

Tratamento da gonorreia

A gonorreia é uma doença que, uma vez detectada, requer tratamento médico adequado. Em casos leves, o médico pode considerar a prescrição de um medicamento antibiótico, mas isso não significa que todos os casos sejam iguais.

Levando em consideração que cada vez estão surgindo cepas mais resistentes aos medicamentos existentes, é fundamental ir ao médico e seguir suas instruções. Sob nenhuma circunstância você deve recorrer à automedicação ou suspender o tratamento sem a autorização do profissional. Isso pode levar a complicações.

De acordo com o Dr. Sheldon R. Morris, “os pacientes com gonorreia devem manter a abstinência sexual até que o tratamento seja concluído, para evitar infectar seu parceiro".

Geralmente, os antibióticos prescritos podem ser tomados por via oral (pela boca). Entretanto, se a doença tiver se espalhado para as articulações, a equipe médica passará a administrar o medicamento por via intravenosa (pela veia).

Leia também: Gonorreia

Remédios naturais para a gonorreia?

Algumas pessoas acreditam que existem remédios naturais eficazes para a gonorreia. No entanto, foi comprovado que isso não é verdade. Não existem evidências de que qualquer remédio natural cure a doença com eficácia ou que seja realmente útil como um tratamento auxiliar. Portanto, NADA pode substituir os medicamentos prescritos pelo médico.

E o que não funciona nesses casos? Beba chás de ervas para “curar" ou “tratar" a gonorreia, aplicar cataplasmas ou máscaras preparadas com alimentos, basear a dieta apenas no consumo de certos alimentos e outras questões relacionadas.

É possível curar a gonorreia? Sim, com o tratamento certo é possível. Entretanto, os especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças esclarecem que:

“É importante tomar todos os medicamentos que o médico prescrever para curar sua infecção. Os medicamentos contra a gonorreia não devem ser compartilhados com ninguém. Embora os medicamentos combatam a infecção, eles não vão curar nenhuma lesão permanente que a doença tenha causado".

Muitos casais também dão aos parceiros os medicamentos receitados quando são diagnosticados com gonorreia, para evitar que precisem ir ao médico também. Contudo, em vez de ajudar, isso será prejudicial, pois impedirá que o parceiro receba uma atenção personalizada e um tratamento adequado.

Lembre-se de que, embora seu parceiro possa estar infectado com gonorreia, isso não significa que a doença se manifeste da mesma forma ou que a pessoa não tenha outros problemas subjacentes. Cada organismo é diferente.

A alimentação e os estimulantes

Durante o tratamento natural para combater a gonorreia, recomenda-se evitar o consumo de cigarros, assim como de bebidas alcoólicas, chá e café. Essas substâncias exercem um efeito irritante, principalmente na área que já estiver mais afetada. Além disso, podem causar interações medicamentosas e dificultar o processo de recuperação.

Em vez de consumir bebidas estimulantes e com cafeína, você pode simplesmente consumir água ou sucos de frutas naturais.

Também não é recomendado consumir chás de ervas, pois também podem causar interações com os medicamentos. E se você tiver curiosidade de incluir algum tipo de chá em sua dieta, o ideal é consultar primeiro seu médico.

Siga sempre as instruções do seu médico

Se você foi diagnosticado com gonorreia, deve seguir as instruções do seu médico para melhorar. Caso não siga seus conselhos, você pode piorar a sua situação e a do seu parceiro.

Os remédios caseiros não se mostraram eficazes, portanto, evite usá-los. Principalmente se você não tiver autorização do médico.

Pode interessar a você...
Aromaterapia, em que consiste?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Aromaterapia, em que consiste?

Como o olfato está diretamente ligado às nossas emoções, pela conexão que mantém com o cérebro, a aromaterapia pode nos ajudar a melhorar em diferentes aspectos. Saiba como...



  • Personal de la Clínica Mayo. Gonorrea. Síntomas y causas. (2018).
  • L. Kambizi, A. Afolayan. Extracts from Aloe ferox and Withania somnifera inhibit Candida albicans and Neisseria gonorrhea. (2008).