A relação entre tomar café e ter fome

· 14 de março de 2015
Embora a cafeína possa nos ajudar a controlar o apetite, ao tomar café descafeinado temos menos fome, por isso é mais benéfico incluir em nosso café da manhã uma xícara de café sem cafeína.

O café serve para emagrecer. É verdade? Esta bebida acelera o metabolismo, mas não se pode tomar café com este propósito. Existem estudos que demonstraram que seu efeito é limitado. Além disso, o consumo excessivo de cafeína pode ser muito prejudicial para algumas pessoas devido aos seus níveis estimulantes. Neste artigo explicamos por que, continue lendo!

O café serve para matar a fome?

Uma meia verdade

Muitas gente usa o café para controlar o apetite. É verdade que o café nos fornece uma boa quantidade de energia e nos deixa mais despertos, mas controla a fome? Um estudo da Academia Americana de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos afirma que sim, mas de forma limitada e transitória. 

O estudo determinou que depois de consumir a bebida com 1 mg/kg de cafeína, os participantes consumiram cerca de 70 calorias a menos do que depois de beber suco com 3 mg/kg ou sem adição de cafeína. Depois de analisar o que comeram durante o restante de cada dia de estudo, descobriram que a pequena diminuição na ingestão não persistiu. Os participantes compensaram o consumo reduzido no desjejum ao final do dia.

-Academy of Nutrition and Dietetics-

A cafeína acelera o metabolismo

O café inicia a termogênese. O que isso significa? Que o organismo gera energia ou calor ao aumentar a taxa metabólica dos níveis normais. A consequência simplificada? A gordura se dissolve. No entanto, esse efeito ocorre com o café natural, puro, sem leite ou adoçantes. Claro, não devemos tomar café de maneira compulsiva porque a cafeína em excesso pode provocar efeitos negativos, como nervosismo ou tremores.

Tomar café pode acelerar o metabolismo

De fato, você não tomar café o dia todo. Desta forma, você estará muito desperto para descansar, por exemplo. Especialistas no assunto afirmam que, para emagrecer, é melhor consumir o extrato do grão de café verde.

Leia também: 10 formas de combater o cansaço e ter mais energia naturalmente

O café é saudável?

Isso depende. Nem todas as pessoas o metabolizam da mesma maneira. O que você precisa saber é que essa bebida modifica os neurotransmissores e os hormônios (especialmente o cortisol e a insulina).

Por isso há pessoas as quais o café “desperta” e outras que faz “dormir”. Isso pode mudar dependendo da quantidade que bebemos, da hora do dia, da idade ou da constituição física. Em qualquer caso, sempre devemos levar em conta a necessidade de ter bons hábitos de consumo e lembrar que não é bom abusar de nada.

Vale a pena destacar que o café tem muitos antioxidantes benéficos para a saúde, mas também alguns dos seus componentes são negativos para certas pessoas, especialmente for consumido em excesso. Se você está contando com a cafeína para suprimir seu apetite, você deve começar a considerar outra estratégia.

Tomar café nos deixa com ou sem fome?

Os hormônios influenciam no apetite e na saciedade. Portanto, em determinados momentos da vida ou do dia podemos ter mais vontade de comer do que em outros.

Os hormônios responsáveis ​​pela fome são três: grelina, leptina e peptídeo YY. O primeiro é secretado no estômago, o segundo é sintetizado nas células adiposas e o terceiro está presente no intestino.

De volta ao que se refere ao café, ele pode ajudar ou não a perder peso. Como? Modificando a produção de cada um desses hormônios. O mesmo acontecerá com o humor.

Você já reparou que quando estamos com fome podemos ficar com raiva ou muito irritados e depois de comer, felizes? Lembre-se do ditado popular: “estômago cheio, coração feliz”.

Tomar café nos deixa com ou sem fome?

Os pesquisadores consideraram duas hipóteses para determinar qual é a relação entre o café e a fome/saciedade:

  • Primeira hipótese: o café (descafeinado ou cafeína) diminui a fome, a leptina e a grelina e aumenta a saciedade e peptídeo YY
  • Segunda hipótese: os mesmos efeitos que na primeira hipótese, mas com a condição de que só duram 60 minutos após a ingestão ou durante os 120 minutos que leva para o organismo fazer a digestão.

Relação entre o café e a fome/saciedade

Existem outros fatores que entram em jogo

Em conclusão, você deve lembrar que existem outros fatores que nos dão fome. Por exemplo, um café da manhã pobre que não inclui frutas, produtos lácteos e cereais.

Outro fator importante surge quando o estômago está acostumado a comer a qualquer hora, e o tédio ou a falta de motivação também podem te enganar. Por outro lado, a ansiedade ou os nervos e as alterações hormonais ou glandulares (gravidez, período menstrual, problemas de tireoide) também afetam nosso apetite.

Pode te interessar: 8 formas de fazer um café da manhã saudável e delicioso

Portanto, não podemos esperar que tomar café seja uma solução mágica para o nosso apetite. Se não nos alimentarmos adequadamente todos os dias, é mais provável que nosso estômago clame por mais e mais comida.

  • Boozer, C. N., Daly, P. A., Homel, P., Solomon, J. L., Blanchard, D., Nasser, J. A., ... & Meredith, T. (2002). Herbal ephedra/caffeine for weight loss: a 6-month randomized safety and efficacy trial. International Journal of Obesity26(5), 593
  • Changes in caffeine intake and long-term weight change in men and women. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 83, Issue 3, 1 March 2006, Pages 674–680, https://doi.org/10.1093/ajcn.83.3.674
  • Lopez-Garcia, E., van Dam, R.M., Raipathak, S., Willett, W.C., Manson, J.E., Hu, F.B. Changes in caffeine intake and long-term weight change in men and women. Am J Clin Nutr2006;83:674–680