Receita deliciosa de pão campesino

21 de maio de 2018
Se você quer preparar um delicioso pão campesino em casa, não perca a receita que compartilhamos neste artigo, além de informações sobre seu valor nutricional. Experimente!

O pão é, sem dúvidas, um dos alimentos cujo preparo é dos mais antigos. Este alimento acompanhou o ser humano por milhares de anos. Com o tempo, seu preparo foi se aperfeiçoando, por isso cada dia é mais simples, independentemente do tipo de pão que se deseje preparar, como no caso do pão campesino.

É claro que existem várias receitas de pão campesino, segundo a tradição da região ou as preferências pessoais de cada um. Porém, a receita de pão campesino que ensinaremos hoje vai servir como base para se iniciar em outras receitas similares.

Antes de adentrarmos nos detalhes dos ingredientes e no preparo do pão campesino, repassaremos brevemente os componentes e nutrientes que este alimento nos oferece.

Com respeito ao pão, é preciso considerar o que realmente o compõe, do que é feito. Geralmente, farinha de trigo, fermento, sal, água, são ingredientes básicos para o preparo, para depois ser levado ao forno.

Você deve ter em conta que existem muitos mitos sobre o pãoA crença mais comum com respeito ao pão é que “só oferece carboidratos e engorda”.

Apesar de ser inegável o componente de carboidrato na composição química da farinha de trigo, isso não necessariamente significa que seja negativo e contraproducente para o organismo.

De fato, os carboidratos também são necessários (em maior ou menor medida, dependendo do nosso metabolismo) para o bom funcionamento do organismo.

Por outro lado, definitivamente não existe um alimento inteiramente composto por carboidratos. A química dos alimentos não funciona assim. É preciso ter muito cuidado com os mitos.

Agora, é hora de cumprir com o propósito de ensinar os queridos leitores a fazer este tipo de pão e a se aproximar da realidade objetiva de cada alimento que recomendamos.

Como fazer seu próprio pão campesino?

Dados nutricionais da farinha de trigo

Farinha de trigo

Para não cair nos mitos, é preciso saber o que realmente é a farinha de trigo e como ela pode nos beneficiar. É comum ver em anúncios publicitários que “é preciso evitar a farinha de trigo” mas, frequentemente, distorcem ou alteram por completo a informação verdadeira.

Há uma grande contribuição nutricional no farelo de trigo e nos probióticosDefinitivamente, são os elementos que se usam para fazer tanto farinhas de altíssima qualidade quanto outros alimentos.

Além disso, o trigo é o único cereal que é ótimo para o manejo e planejamento nutricional do pão. Ou seja, fazer o pão campesino seria muito improvável, não fosse pelo farelo de trigo e a produção final da farinha refinada de trigo (com ou sem fermento).

Neste sentido, é preciso ter sempre muito cuidado com as porções. 200 gramas de pão não serão um perigo para o seu peso se você tem um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada. No entanto, se este não é o seu caso e você tem hábitos alimentares ruins, então o pão não é o mais recomendável para você.

Uma vez esclarecidos os aspectos relacionados com os ingredientes deste tipo de pão, chega o momento de ensinar como preparar um pão campesino em casa.

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo (400 g).
  • 1 colher de sopa de fermento (25 g).
  • 10 xícaras de água morna (850 ml).
  • 1 colher de sopa de sal (25 g).

Preparo

Massa de pão

  • Em primeiro lugar, você deve pegar uma tigela grande e preferencialmente funda para que possa conter todos os ingredientes. É importante que se lembre disso.
  • Adicione todos os ingredientes secos dentro da tigela. Ou seja, a farinha, o sal e o fermento, se assegurando de fixar um buraco que servirá para despejar a água depois.
  • Efetivamente, uma vez que tenha completado o passo anterior, deverá adicionar a água e começar a mexer.
  • Você pode fazê-lo com uma colher de plástico ou de madeira para evitar que fiquem pedaços. O segredo é que a mistura fique homogênea.
  • Depois, comece a sovar. Neste passo, é preciso ser forte.
  • Com as duas mãos, continue sovando bem para que a mistura fique suave, maleável, livre de pedaços.
  • O resultado seria uma massa elástica, mas firme.
  • Neste ponto, devemos fazer a forma alongada característica do pão campesino.
  • Leve ao forno em uma temperatura de 120º C por 25 minutos, aproximadamente.
  • Retire, deixe que esfrie um pouco a temperatura ambiente e desfrute de um bom pedaço.
Recomendados para você