Quantos anos a sua pele tem? Aprenda a “rejuvenescê-la”

· 14 de junho de 2015
Você já parou para pensar em quantos anos sua pele parece ter? Diferentemente do número de aniversários que já comemoramos, a idade da pele não é necessariamente linear.

Com o passar dos anos, perdemos colágeno, surgem as rugas, e nossa pele vai naturalmente envelhecendo, mas existem vários fatores que devem ser levados em conta no momento de identificar a “idade” da pele.

Nesse artigo, falaremos sobre os fatores que influenciam positiva e negativamente no envelhecimento da pele, e também daremos dicas de como mantê-la sempre com uma aparência o mais jovem possível. A seguir, saiba mais.

Fatores que influenciam na idade da pele

pele

Genética e idade da pele

A genética é fundamental para a aparência da pele. Costumamos seguir o padrão de envelhecimento de nossas avós, mães e tias, portanto observá-las pode nos oferecer um indicador confiável de como iremos envelhecer também. Verifique se a presença de manchas, rugas e linhas de expressão acentuadas for grande.

A genética certamente influencia, mas é importante lembrar que ela corresponde a apenas 30% da equação. Os outros 70% são compostos por outros fatores relevantes que discutiremos a seguir. Ou seja, mesmo alguém com uma genética excelente poderá ter uma pele que aparenta mais idade; dependendo de seus hábitos diários e estilo de vida em geral.

Perda de peso

A perda e ganho constante de peso, comumente conhecido como “efeito sanfona”, também pode influenciar na aparência da nossa pele. Se você engordou e emagreceu várias vezes ao longo da vida, saiba que esse fato pode ter uma influência negativa no aspecto da pele. Por outro lado, pessoas que mantiveram mais ou menos o mesmo peso ao longo do tempo tendem a ter uma pele mais firme.

Estilo de vida

Vários fatores associados ao estilo de vida influenciam na aparência da pele. A alimentação é um deles. Manter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas e verduras, é ótimo para a pele, enquanto o consumo exagerado de alimentos industrializados pode ser prejudicial.

O sedentarismo também pode aumentar a idade da pele. Pessoas acostumadas a manter uma vida mais ativa costumam ter a pele mais jovem e bonita.

Outro ponto importante são os hábitos de sono. Se você sofre com a insônia, costuma ir dormir muito tarde e apresenta dificuldades para realmente descansar e ter uma boa noite de sono, saiba que esses fatores também influenciam negativamente a idade da pele.

Por último, o hábito de fumar é terrível para a pele. A nicotina prejudica a circulação do sangue e os produtos químicos presentes no cigarro danificam o colágeno e a elastina, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão acentuadas.

Leia também: Como reduzir as linhas de expressão com 5 cremes caseiros

idade da pele

Exposição ao sol

O sol é considerado o maior vilão na luta para termos uma pele jovem e saudável. Tomar sol sem a proteção adequada e nos horários de pico pode prejudicar muito a aparência da pele; além de causar doenças perigosas, como o câncer.

Por esse motivo, trate o sol com a importância que ele merece e não brinque com sua saúde.

Rotina de cuidados

Outro aspecto fundamental diz respeito à forma como você cuida da sua pele. Você faz uso de cremes anti-idade e antirrugas, por exemplo? Realiza tratamentos caseiros com ingredientes naturais periodicamente, para ter a pele mais firme e prevenir as rugas? Lava o rosto com frequência, tira sempre a maquiagem corretamente, faz esfoliações e hidratações?

Tudo isso certamente irá ajudar a ter uma pele com aparência mais jovem e saudável. Do contrário, infelizmente, a idade da pele irá refletir a falta de cuidados que temos com ela.

Leia também: Dicas para remover a maquiagem de forma correta

Como cuidar melhor da sua pele

lavar-o-rosto

Já vimos que, se quisermos rejuvenescer a nossa pele, devemos prestar bastante atenção aos fatores que acabamos de citar. Estas são algumas dicas:

  • Evite tomar sol, já que ele é o maior inimigo da pele. Use protetor solar todos os dias, mesmo quando o tempo estiver nublado, já que os raios ultravioletas podem agir da mesma forma.
  • Limpe e esfolie a pele com frequência. Aplique cremes ou faça uso de tratamentos naturais que ajudam a melhorar a aparência da pele.
  • Beba bastante água ao longo do dia para favorecer a circulação sanguínea. A recomendação costuma ser entre 2 e 3 litros diários.
  • Mantenha uma dieta balanceada e rica em frutas e verduras. Evite o consumo excessivo de gorduras e de sal. Isso também irá ajudar a manter seu peso estável.
  • Corrija seus hábitos de sono e tente dormir pelo menos entre 6 e 8 horas todos os dias.
  • Se você for fumante, a aparência da sua pele é mais um dos muitos motivos para largar este hábito terrível.
Carreiro, E. M., Soares, I. L. D. O., Silva, R. M. V., Oliveira, G. M. C. De, Santos, G. G. C., Moraes, M. D. F. S. De, & Meyer, P. F. M. (2012). Tratamento De Rejuvenescimento Facial Pela Estética E Fisioterapia Dermato Funcional: Estudo De Caso. Catussaba - Revista Científica Da Escola Da Saúde. https://doi.org/10.1103/PhysRevLett.56.777