Qual a quantidade de café que você deve tomar para se manter acordado?

17 de janeiro de 2020
Descubra qual é a quantidade recomendada de café para se manter acordado sem que cause danos à saúde e, além disso, os benefícios que a cafeína oferece.

Em muitas ocasiões, temos que recorrer à ingestão de café para nos mantermos acordados e não sabemos bem o que estamos tomando ou que efeitos produz em nosso organismo. Assim, é importante saber um pouco mais sobre a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água.

O grão de café contém substâncias estimulantes. Entre elas encontra-se a cafeína. A cafeína age como estimulante do sistema nervoso central. Além disso, também aumenta a quantidade de líquido que o corpo elimina, ou seja, atua como diurético.

A sensibilidade de cada pessoa à cafeína varia e depende de vários fatores. Algumas sentem seus efeitos com apenas uma xícara de café, enquanto outros precisam de uma maior quantidade para começar a senti-los. Alguns desses fatores são:

  • Peso da pessoa
  • Tamanho
  • Costume de consumi-la

Café para se manter acordado

Os efeitos da cafeína variam de acordo com a quantidade que você ingere. Por esse motivo, é importante saber o quanto você pode consumir e onde encontrar substitutos para o café

Os efeitos da cafeína variam de acordo com a quantidade que você ingere. Por esse motivo, é importante saber o quanto você pode consumir e onde encontrar substitutos para o café.

O que acontece quando a cafeína entra no organismo?

Após 15 minutos de ingeri-la, você pode chegar a sentir seus efeitos. Em uma hora, chega ao seu nível máximo no sangue para se manter nele por pouco mais de 6 horas. Após esse tempo, é eliminada na urina.

Apesar disso, com um consumo diário, o corpo desenvolve tolerância. Assim, será preciso uma quantidade cada vez maior de café para atingir o mesmo efeito.

Leia também: Os prós e contras de tomar café diariamente

Efeitos no organismo

A cafeína é, principalmente, um estimulante do sistema nervoso central, porque bloqueia as substâncias químicas que provocam sono no cérebro e aumenta a produção de adrenalina. Por isso é tão comum o hábito de tomar café para se manter acordado.

Em doses moderadas oferece os seguintes benefícios:

  • Acelera o metabolismo.
  • Promove uma maior concentração.
  • Facilita a digestão; estimula a secreção gástrica.
  • Reduz a sonolência; aumenta a capacidade de alerta.
  • Tem um efeito probiótico; alimenta a flora bacteriana que previne algumas doenças.
  • É antioxidante; protege o organismo dos danos que acabam produzindo degeneração nas células.

Em doses elevadas produz os seguintes efeitos prejudiciais:

  • Insônia.
  • Irritabilidade.
  • Nervosismo.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Desidratação.

A ingestão de café em excesso é contraindicada para pessoas que sofrem de hipertensão arterial ou problemas cardíacos.

Quantidades de cafeína

Quanto café tomar para se manter acordado?

Embora cada pessoa seja diferente e sua estrutura anatômica e hábitos alimentares variem, existem certos parâmetros para guiar o bom uso e consumo do café. Dessa forma, você poderá desfrutar de seus benefícios e evitar seus danos colaterais. Saiba sobre os diferentes valores de consumo de cafeína a seguir.

  1. Um consumo menor que 100 mg por dia é considerado baixo.
  2. Um consumo entre 100 mg e 300 mg diários é considerado moderado.
  3. Quantidades superiores a 300 mg/dia correspondem a um consumo elevado.
  4. Mais de 500 mg diários é considerado um consumo alto e perigoso à saúde.
  5. Mulheres gestantes e em período de amamentação não devem exceder 200 mg diários.

Que outros alimentos ou bebidas contêm cafeína?

Que outros alimentos ou bebidas contêm cafeína?

Algo extremamente importante que você deve ter em mente é que uma xícara de café contém aproximadamente 100 mg de cafeína. Portanto, você deve saber quais outros alimentos possuem cafeína para não exceder o limite recomendado de 300 mg.

Alimentos que contêm cafeína:

  • Refrigerantes açucarados de cola. Cada 300 ml contém 40 mg de cafeína.
  • Bebidas light. Cada 330 ml contém 41 mg de cafeína.
  • Chá preto. Uma xícara contém 4 mg de cafeína.
  • Chocolate amargo. Cada 30 g contém 90 mg de cafeína.
  • Cacau amargo. 9 mg de cafeína para cada 100 g de cacau.
  • Bebidas energéticas. Cada 250 ml contém aproximadamente 80 mg de cafeína.
  • Cappuccino. Uma xícara de 190 ml contém 75 mg de cafeína.
  • Barra de chocolate ao leite. 10 mg de cafeína para cada 50 g de chocolate.

Não deixe de ler: 5 razões para consumir chocolate amargo

Nota final

Você pode tomar café para se manter desperto pelas manhãs, mas deve ter cuidado com a quantidade diária ingerida e a combinação com outros alimentos ou bebidas que também contenham cafeína. Tudo com moderação pode ser bom para sua saúde.

Dados adicionais

A especialista em nutrição Cecilia Lobato explica que, como o café inibe a atividade de cortisol (hormônio que nos mantêm alerta), não é recomendável você consumi-lo logo quando acorda pela manhã, mas cerca de 90 minutos após acordar.

Ela também comenta que, se você não puder ficar sem essa bebida de manhã cedo, pode tomar uma xícara de café descafeinado e, mais tarde, outra com cafeína.

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